Cavaleiro ou Cavalheiro? Saiba quando empregar

Cavaleiro ou Cavalheiro, qual a palavra correta como se escreve. Há na língua portuguesa palavras com sons e escritas parecidas e este é o caso destas duas "Cavaleiro ou Cavalheiro".

Por mais que esses palavras se pareçam, existe uma grande diferença entre elas, as mulheres que digam. Em várias situações podemos observar alguém se expressando e utilizando a palavra cavaleiro, porém a intenção não é falar de cavaleiro relacionado a montarias de cavalo.

Cavaleiro ou Cavalheiro? Saiba quando empregar
Imagem: Freepik

Se tornou comum o uso incorreto de palavras para determinada situação pelo simples fato de se parecerem, as palavras Cavaleiro ou Cavalheiro não estão incorretas, porém, devem ser utilizadas em situações totalmente diferentes.


O que é Cavaleiro e Cavalheiro?

Provavelmente você já tenha uma ideia do que seja as palavras Cavaleiro ou Cavalheiro, porém ainda não sabe em quais situações usar, sabendo que nenhuma das duas palavras estão corretas, veremos quando poderemos utilizar em momentos diversos.

Cavaleiro: Palavra com origem também do Latim que pode ser formada a partir de derivação sufixal. Acrescentando um sufixo a palavra existente (cavalo) + a junção com o "eiro" podemos notar a existência da palavra cavaleiro.

Palavra de substantivo comum, masculina e que se refere à um homem montado a um cavalo.
Exemplos:

Cavalheiro: Palavra com origem também do Castelhano, refere-se a um homem educado, gentil, fino, cortês, digno etc...

Palavra também utilizada para indicar um homem que é gentil com o seu sexo oposto. A palavra cavalheiro pode ser um substantivo comum ou um adjetivo.

A palavra Cavalheiro pode ser considerada um adjetivo pelo simples fato de está vinculada à uma qualidade, veja alguns exemplos.

  • O cavalheiro ajudou a dama a sair do carro.
  • O cavalheiro usa um perfume agradável.
  • O cavalheiro beijou a senhorita.

Cavaleiro ou Cavalheiro?

Como já dito, Cavaleiro ou Cavalheiro estão presente no vocabulário português, porém devem ser utilizadas em situações totalmente diferente, não podendo ser substituídas uma pela outra de modo algum.

Cavaleiro deve ser utilizada quando devemos expressar o uso de um homem à uma montaria (cavalo) e cavalheiro deve-se utilizada quando quisermos expressar a gentileza de um homem.

Mais dúvidas? Consulte nossa categoria com várias dúvidas como esta, confira abaixo:

Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.