$hide=page

Cursos de Português Online

As milhares ou os milhares: Qual correto?

COMPARTILHE:

As milhares ou os milhares? Qual a utilização correta desse numeral no dia a dia? Descubra aqui nesse artigo a forma correta e não erre mais!

As milhares ou os milhares: Qual correto? O idioma português é um dos mais difíceis de se aprender, visto que existem muitas regras de acentuação e diferentes significados para a mesma palavra. Fora os verbos que são conjugados em uma infinidade de tempos.

Contudo, o uso coloquial da linguagem, principalmente no dia a dia, deixa muitos com dúvidas. Por outro lado, existem casos onde uso indevido leva a erros grosseiros que passam despercebidos na maioria das vezes.

Dito isso, neste artigo vamos falar sobre o uso de um numeral que deixa muitos em dúvidas na hora da utilização. As milhares ou os milhares? Vamos desvendar essa pegadinha da língua portuguesa?

As milhares ou os milhares: Qual correto?
Imagem: www.freepik.com

Qual o uso correto? Feminino ou masculino

Afinal, qual a forma correta de se usar milhares, no masculino ou no feminino? Usamos as milhares ou os milhares?

Usando o dicionário online como referência, milhares significa:

“Conjunto composto por mais de mil coisas, pessoas, objetos, seres, dinheiro etc.”

Dito isso, vamos a um exemplo do uso do substantivo masculino no plural. Onde estão os milhares de dólares que estavam no cofre? Então o mistério da utilização correta da palavra foi desvendado.

Primeiramente o substantivo milhares deriva do vocábulo milhar que também é um número e substantivo masculino.

Porém, na maioria das vezes as pessoas pensam que o uso correto é no feminino o que gera erros de concordância que em muitos casos não são percebidos.

A regra da linguagem gramatical é clara a esse respeito. Onde o uso do substantivo masculino não permite o uso de concordâncias em feminino.

Dito isso, os numerais, pronomes e artigos masculinos não deverão ter antecedentes no feminino. Aliás, a regra vale também para palavras como milhão e bilhão.

Vamos verificar em alguns exemplos como essa regra funciona?

Para muitos a dúvida entre as milhares ou os milhares não fica muito clara até serem exemplificadas. Dessa forma vamos usar alguns exemplos para o melhor entendimento.

Exemplos para o uso de milhares

Os exemplos abaixo mostram como utilizar corretamente o numeral.

Ex1: Os milhares de mulheres que sofrem com a violência devem denunciar;
Ex2: Os milhares de mães seguiram a procissão até o seu final.
Ex3: Os milhares de idosos foram vacinados contra a gripe H1N1.
Ex4: O terremoto no Japão deixou milhares de pessoas desabrigadas, porém sem mortos até o momento.
Ex5: Os milhares de horas que os jogadores treinaram levaram o time à vitória.
Ex6: Os milhares de páginas que li, ainda não consegui entender o livro.

Exemplos do uso do milhão e mil:

Lembrando que a regra não vale para o numeral mil, onde o artigo deverá concordar com o substantivo que o acompanha.
1. Mais de cinco mil candidatos compareceram para o certame no Rio de Janeiro.
2. Cerca de três mil pessoas estavam na passeata contra o governo.
3. Durante as olimpíadas mais de um milhão de pessoas participaram dos eventos e jogos.

Exemplos de bilhão e trilhão, centena e dezena

Diferente de bilhão e trilhão, os numerais centena e dezena são substantivos femininos. Vamos aos exemplos.
1. Dois bilhões de mulheres no mundo sofrem com dores de cabeça durante a TPM.
2. Quase um trilhão de árvores foram arrancadas com o desmatamento.
3. As centenas de meninos que estavam aguardando o jogador conseguiram tirar uma foto.
4. Durante o intervalo, dezenas de crianças foram ao refeitório comprar lanches.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: As milhares ou os milhares: Qual correto?
As milhares ou os milhares: Qual correto?
As milhares ou os milhares? Qual a utilização correta desse numeral no dia a dia? Descubra aqui nesse artigo a forma correta e não erre mais!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFnV9dH-a9vb1jxNs_zC5uMK6GqybEoHhzgLy9AKC96wnTwtuUgGOuXbTMN1LDI5BD1XACteM1A6PnMQOFi2i_WV946J6MoqG8Y3mi16IhM9XV7wjgWOQVKzzpKrcrohlDzIM2SiYGjqM/s1600/as-milhares-ou-os-milhares-qual-correto.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFnV9dH-a9vb1jxNs_zC5uMK6GqybEoHhzgLy9AKC96wnTwtuUgGOuXbTMN1LDI5BD1XACteM1A6PnMQOFi2i_WV946J6MoqG8Y3mi16IhM9XV7wjgWOQVKzzpKrcrohlDzIM2SiYGjqM/s72-c/as-milhares-ou-os-milhares-qual-correto.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/03/as-milhares-ou-os-milhares-qual-correto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/03/as-milhares-ou-os-milhares-qual-correto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar