$hide=page

Cursos de Português Online

Os oito erros mais cometidos na redação do Enem

COMPARTILHE:

Confira os maiores erros cometidos na redação do Enem pelos candidatos. Aprenda a fazer uma boa redação.

Para quem vai fazer o ENEM 2021 sabe que a redação é uma a maior preocupação para a grande maioria dos candidatos, problemas que vão desde o bloqueio de ideias, nervosismo até erros de grafias. Não tem como fugir para se sair bem no resultado geral do Enem, deve-se fazer uma boa redação e para isso o candidato precisa estar atento, principalmente à norma culta do português.

Uma das mais eficientes formas para mandar embora o bloqueio de ideias e o nervosismo na hora de escrever uma redação é abusar da curiosidade, investigar o que pode ser tema e esmiuçar um a um.

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é diferente. Mais do que apostar em uma temática, o importante antes da prova é testar uma forma de sair do senso comum sem fugir da proposta, ser incoerente ou ferir os direitos humanos em cada um dos possíveis temas.

Portanto, para fazer uma boa redação no Enem é necessário que o estudante tenha em mente as cinco competências avaliadas na redação do Enem, a primeira delas é o domínio da norma padrão da língua escrita, a compreensão do tema proposto, a capacidade de organizar e relacionar informações, construir argumentos e elaborar uma proposta de intervenção ao problema apresentado são as demais competências avaliadas na redação.

Mas vamos além de saber das competências é bom também saber quais os erros mais cometidos na redação do Enem. E vamos listar os oito erros mais cometidos nas provas de redação do Enem.

Leia também --> Simulado do ENEM on-line e grátis
Leia também --> As principais regras do nova ortografia

Os oito erros mais cometidos nas provas de redação do Enem


Fiquem atentos e evitem cometer estes erros:

1. Uso de gírias e expressões típicas da língua falada

O uso de gírias e de expressões típicas da comunicação oral deve ser evitado na redação. Embora utilizados no cotidiano, esses registros não fazem parte da norma culta da língua portuguesa, que é a avaliada pelos examinadores do Enem.

Exemplos: "né", "daí", "então", "tá ligado", "cara", "tipo assim"
Evite também abreviações usadas na internet: "vc", "tbm", "pq"

2. Uso de termos pomposos fora de contexto

O desejo de ostentar domínio da norma culta costuma levar candidatos a cometer outro erro: o de utilizar palavras difíceis cujo significado ele não compreende. A orientação é simples: para não correr o risco de errar, é preferível escolher palavras e construções simples.


3. Confusão no uso das palavras "mal" e "mau"

Outro erro comum é a utilização trocada das palavras "mau" e "mal".


4. Regência verbal e nominal

Regência verbal trata da forma como se ligam verbo e seus complementos. Regência nominal, da ligação entre substantivo, adjetivo ou advérbio e seus complementos.

Como evitar os erros mais comuns:

1. Obedecer: o verbo obedecer exige o uso da preposição "a" Exemplo: "Os alunos obedecem ao professor"
 2. Ir: o verbo exige o uso da a preposição "a" — e não "no" ou "na" Exemplo: "Irei ao teatro"

5.  Períodos muito longos

Frases longas devem ser evitadas, pois atrapalham a coesão do texto. O ideal é verificar no rascunho, antes de passar a limpo o texto, os períodos com mais de duas linhas e tentar organizar as ideias em frases mais curtas e objetivas. O mesmo cuidado deve ser tomado com os parágrafos, para que não haja desequilíbrio entre eles.  estudante deve dividir todo texto em três parágrafos seguindo o padrão: três a quatro linhas para a introdução, cinco a sete linhas para o desenvolvimento, e quatro a cinco linhas para a conclusão.

6. Senso comum e generalizações

Na dissertação do Enem, o candidato deve propor soluções a um problema apresentado. Ele deve, portanto, argumentar. Isso exige atenção redobrada a argumentos considerados clichês, aqueles que, usados à exaustão, perdem seu valor. "São exemplos disso apelos à consciência, culpar o capitalismo por todas as mazelas do mundo ou dizer que o governo não liga para o povo".

O mesmo vale para generalizações. É o caso de afirmações como "a população brasileira não acredita mais no voto como instrumento democrático", entre outras. "A afirmação é imprecisa, já que o aluno não pode garantir que toda a população do país deixou de acreditar no voto", diz o professor Filipe Couto. Seja cuidadoso ao usar palavras como "único", "sempre", "todos", "jamais". Elas ajudam a construir generalizações indevidas.

7. Uso indevido da conjunção "contudo"

A palavra "contudo" é uma conjunção de natureza adversativa que introduz uma oposição a algo que foi dito anteriormente. Assim, não é, como pensam muitos candidatos, o termo apropriado para iniciar, por exemplo, o trecho de conclusão da redação. "Essa conjunção deve mostrar que há divergência com o texto anterior.

A conclusão, por outro lado, pretende apresentar uma consequência dos argumentos apresentados antes. É melhor usar expressões como "logo", "portanto", "desse modo" ou "assim".

Exemplos: 1. "O presidente agiu corretamente, contudo resolveu-se o problema." (ERRADO)
2. "O governo sabe do problema, contudo não age para resolvê-lo." (CORRETO)

8. Cópia de trechos da proposta de redação

A proposta de redação de Enem vem sempre acompanhada de uma coletânea de textos de apoio cujo objetivo é subsidiar a discussão a ser desenvolvida pelo candidato. Isso eventualmente inclui, além de textos, mapas e charges. Um tropeço frequente cometido por participantes da avaliação federal é reproduzir trechos textuais dessas fontes. A cópia, acarreta desconto na nota e na contagem de linhas válidas da redação. 

O mesmo vale para quem parafraseia o trecho, ou seja, reproduz o texto de apoio usando outras palavras.

Agora que já sabe quais os maiores erros cometidos na redação do Enem, é bom ter toda a atenção na hora de fazer a redação.

Se souber de outros erros que possam ajudar os candidatos, deixe aqui no comentário.

Boa sorte!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 9

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Os oito erros mais cometidos na redação do Enem
Os oito erros mais cometidos na redação do Enem
Confira os maiores erros cometidos na redação do Enem pelos candidatos. Aprenda a fazer uma boa redação.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy9GF-QGaW2RySKTAkpTb5prTlzXSQXCBrhVWmTQoH2EfxIWO5cuNPsa7xp0fw6h2lYJJ5pBmuVX5s3SNJw2A6mcvBMOiMnH8Cm3NU0AUfgwsCE3zn3RSMPO_nQknUJT3mP_Y_Nt53fIA/s640/Reda%C3%A7%C3%A3o_enem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy9GF-QGaW2RySKTAkpTb5prTlzXSQXCBrhVWmTQoH2EfxIWO5cuNPsa7xp0fw6h2lYJJ5pBmuVX5s3SNJw2A6mcvBMOiMnH8Cm3NU0AUfgwsCE3zn3RSMPO_nQknUJT3mP_Y_Nt53fIA/s72-c/Reda%C3%A7%C3%A3o_enem.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/09/oito-erros-mais-comuns-na-redacao-do-enem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/09/oito-erros-mais-comuns-na-redacao-do-enem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar