$hide=page

Cursos de Português Online

Mal-humorado, mal humorado, mau- humorado ou mau humorado?

COMPARTILHE:

Existem muitas palavras da língua portuguesa que nos geram dúvidas na hora de escrever. Por isso, viemos esclarecer essa dúvida pra você!

Uma das dúvidas mais frequentes do português é com relação a estas quatro formas: mal-humorado, mal humorado, mau-humorado ou mau humorado

Assim, é muito compreensível que tenhamos dúvidas sobre a gramática em algumas palavras. Antes de maiores ansiedades, a forma correta é mal-humorado. Mas você pode estar se perguntando o porquê deste ser o jeito certo de escrever a expressão. Por isso, vamos explicar com detalhes para você!

Novo Acordo Ortográfico

Apesar de não ser mais tão novo assim, o chamado Novo Acordo Ortográfico é a mais recente norma da língua. Vigente desde 2016, este acordo tem o objetivo de uniformizar ao máximo as diferentes variações do idioma português. 

Portanto, ele trouxe algumas mudanças para o nosso idioma. É importante ficar atento às palavras que envolvem as características abaixo, pois elas podem ter sido modificadas:
  • Acento circunflexo
  • Acento diferencial
  • Acento agudo
  • Hífen
  • Trema

Acento circunflexo 

Iniciamos com as três categorias de acentos que sofreram algumas mudanças. Algumas palavras com acento circunflexo. Verbos com repetição da letra “e” a  perderam, como por exemplo: 
leem, veem, creem ou deem. 
O circunflexo desaparece, também, nas primeiras vogais de palavras terminadas em hiato. Com essa nomenclatura soa difícil, mas não é. Por exemplo: 
voo, abençoo, ou enjood

Mal-humorado, mal humorado, mau- humorado ou mau humorado?

Acento diferencial

O acento diferencial foi uma das alterações que mais favoreceu quem tem dificuldades com a língua. Este acento foi retirado de palavras com sentidos diferentes e escritas iguais. Com exceção de pôr e por e pôde e pode, não existe mais acento diferencial na língua. 

Acento agudo

O acento agudo, por sua vez, sofreu uma modificação que até hoje confunde muitas pessoas. Agora ele some nos ditongos abertos em paroxítonas formados por “ei” e “oi”

Finalizados os acentos, temos as mudanças no hífen.

Hífen

Ele desaparece quando a primeira palavra da expressão terminar com uma vogal e a segunda iniciar com outra. Por exemplo: aeroespacial ou autoescola. Ainda relacionado ao hífen, ele também desaparece quando a segunda palavra começa com “r” ou “s”. Entretanto, deve-se dobrar tais consoantes.

Alguns exemplos são: 
autorretrato, antirrugas, microrregião e antissocial. 
As situações em que o hífen permanece são três. 

1. Assim, a primeira é quando a segunda palavra inicia com “h”, como “super-herói”. 
2. A segunda é quando a primeira termina com consoante e a segunda começa com  a mesma consoante, como “super-resistente”. 
3. A terceira, portanto, é quando a primeira palavra finaliza-se com a mesma vogal que a segunda inicia-se. Como por exemplo: anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, micro-ondas e micro-ônibus. 

Trema

Por fim, a última delas é em relação ao uso do trema, que deixa de existir. Exceto nas palavras que sejam derivadas de outros idiomas e seus derivados, como alguns sobrenomes germânicos.
Exemplos: Bündchen, Müller, mülleriano

Portanto, não se usa mais trema em palavras como estas:

  • agüentar - aguentar
  • eloqüente - eloquente
  • freqüente - frequente
  • lingüiça - linguiça 

O que acontece com mal-humorado então?

Segundo as normas atuais e as regras de hífen, a grafia se faz correta por alguns quesitos. Para além da gramática, devemos pensar nesse caso, também, no campo da semântica. A semântica é a área responsável pelos significados. 

Pode haver uma grande confusão entre as alternativas “mau-humorado”, “mau humorado”, “mal-humorado” e “mal humorado”. Então, é aqui que a semântica entra em primeiro plano para o desempate. Para saber se o correto é “mau” ou “mal”, existe o truque de pensar na frase com o sentido contrário. Veja:
  • Se você puder substituir por “bem” e o sentido da frase for mantido, o certo é “mal”
  • Se você puder substituir por “bom” e o sentido da frase for mantido, o certo é “mau”
Assim, como “bom-humorado” não tem sentido, o oposto seria “bem-humorado”. Portanto, já exclui-se a possibilidade da escrita ser feita com “mau”. 

Dessa forma, é necessário apenas se lembrar das regras sobre hífen. Dessa forma, só é preciso lembrar que sempre há hífen quando a segunda palavra inicia-se com “h”. Portanto, a opção com espaço já é eliminada, restando a forma de grafia correta: “mal-humorado”.

Exemplos:
Ele falou que sua irmã é mal-humorado demais.
O vendedor de frutas disse que o cliente estava mal-humorado e irritante.

Fique sabendo:

O plural de mal-humorado é mal-humorados.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Mal-humorado, mal humorado, mau- humorado ou mau humorado?
Mal-humorado, mal humorado, mau- humorado ou mau humorado?
Existem muitas palavras da língua portuguesa que nos geram dúvidas na hora de escrever. Por isso, viemos esclarecer essa dúvida pra você!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKr8VUXB4EOFA7RthQBA9KStLX9toeLV20M1-8JVLU09Y-cVxdVZMedNh-CzPDjDNekw5pzIwJZk45Im-xAneXhVoFGrLBHYmhW4qgLPypmrmsSSpRG1Gvb4pLQKxnWBhqb7LztRcILNE/s16000/mal-humorado-mal-humorado-mau-+humorado-ou-mau-humorado.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKr8VUXB4EOFA7RthQBA9KStLX9toeLV20M1-8JVLU09Y-cVxdVZMedNh-CzPDjDNekw5pzIwJZk45Im-xAneXhVoFGrLBHYmhW4qgLPypmrmsSSpRG1Gvb4pLQKxnWBhqb7LztRcILNE/s72-c/mal-humorado-mal-humorado-mau-+humorado-ou-mau-humorado.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/mal-humorado-mal-humorado-mau-%20humorado-ou-mau-humorado.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/mal-humorado-mal-humorado-mau-%20humorado-ou-mau-humorado.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar