$hide=page

Cursos de Português Online

Propício e propenso: Como escrever corretamente

COMPARTILHE:

Para utilizar os termos propício e propenso de forma adequada é preciso conhecer o seu significado na Língua Portuguesa. Leia que vamos explicar.

Escrever um texto não é uma tarefa muito fácil dependendo das palavras que você quiser utilizar. Muitas vezes quando você se depara com a ideia de propício e propenso vem a dúvida: qual delas devo utilizar. 

Neste artigo, vamos explicar qual o sentido de cada um destes termos. Como também esclarecer a forma de utilizar cada termo na Língua Portuguesa.


Significados de propício

O termo “propício” é um adjetivo que pode ser utilizado em duas situações distintas, mas bem próximas. Ou seja, as ideias que predominam são de “ser favorável” ou de “fazer o bem”. 

Preparamos outros artigos para você tirar suas duvidas:
No caso de expressar “ser favorável”, ocorre relacionado a alguém ou algo que de forma benéfica concede favores para outra pessoa. Deste modo, alguns exemplos para a utilização como favorável, são: 
  • É preciso criar um ambiente propício para a aprendizagem.
  • Aquele era um cenário propício para a discussão do assunto.
  • Paulo, acredito que este é o momento propício para falar sobre o seu aumento com o gerente.
Já em relação a “fazer o bem”, ocorre quando se quer indicar que uma situação se mostra oportuna para realizar alguma coisa. Como também para designar pessoas que por natureza sempre praticam o bem e agem como protetoras. Alguns exemplos para o uso do adjetivo propício como “fazer o bem”, são:
  • Maria sempre foi propícia em prestar socorro àquela amiga.
  • José é uma pessoa que está sempre propícia a amparar.
  • O médico disse para Maria que estes são sinais propícios de que sua doença está regredindo.

Significado de propenso

O termo “propenso” é um adjetivo relacionado com a disposição de fazer alguma coisa. Como também pode estar associado com a tendência, a inclinação para algo ser concretizado ou realizado. Logo, a ideia que predomina é de ter disposição, ter tendência e estar inclinado. Desse modo, alguns exemplos para utilizar o termo são:
  • Ao final da feira, os feirantes estão mais propensos para negociar.
  • O gerente está propenso a conceder esse aumento.
  • As crianças estavam propensas à brincadeira.
  • Ele estava propenso a mudar de país.

Diferença entre propício e propenso

Para explicarmos a distinção entre os termos propício e propenso temos de observar que são palavras parecidas. No entanto, o sentido do que elas expressam é diferente. Por isso, devemos ter cuidado ao utilizá-las. O termo “propício” indica que uma situação pode vir a favorecer alguma outra coisa. 

Ou seja, é apenas uma possibilidade e não apresenta nenhum indicativo de ser uma tendência. De fato, não tem a ideia de ocorrência associada. Já o termo “propenso” é a indicação de que existe uma tendência para que aquela situação favorável venha a ocorrer. Por certo, pode ser entendido como um indicativo de sua ocorrência. Observe os dois exemplos a seguir:
  • Um ambiente silencioso é mais propício para os estudos.
  • Mas se você não estiver propenso a estudar, o silêncio não vai fazer a diferença.
Vamos apresentar agora os dois exemplos reescritos para destacar a diferença entre propício e propenso, observe:
  • Um ambiente silencioso é mais apropriado para os estudos.
  • Mas se você não estiver tendendo a estudar, o silêncio não vai fazer a diferença.
Percebeu como fica mais nítida a diferença para os termos propício e propenso. Como também você poderia utilizar ao invés de “tendendo” as seguintes palavras:
  • Disposto
  • Inclinado
  • Voltado
Portanto, a partir de agora você já sabe a diferença do sentido expresso por propício e propenso. Logo, não terá mais dificuldades para usá-las em seus textos quando aparecerem.

Aproveite e compartilhe com seus amigos!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,1,Concordância,9,Conjunção,1,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,71,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,7,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,31,Substantivo,16,Substantivos,2,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,16,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Propício e propenso: Como escrever corretamente
Propício e propenso: Como escrever corretamente
Para utilizar os termos propício e propenso de forma adequada é preciso conhecer o seu significado na Língua Portuguesa. Leia que vamos explicar.
https://1.bp.blogspot.com/-luWdYImGG5c/X7f-khJdQ1I/AAAAAAAAPsE/iJOhZTgPOZInWTQmu-fuE50qXwXBpCg1gCLcBGAsYHQ/s16000/prop%25C3%25ADcio-propenso.png
https://1.bp.blogspot.com/-luWdYImGG5c/X7f-khJdQ1I/AAAAAAAAPsE/iJOhZTgPOZInWTQmu-fuE50qXwXBpCg1gCLcBGAsYHQ/s72-c/prop%25C3%25ADcio-propenso.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/10/propicio-e-propenso-como-escrever-corretamente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/10/propicio-e-propenso-como-escrever-corretamente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar