$hide=page

Cursos de Português Online

Diferença entre "alto e auto", "conselho e concelho"

COMPARTILHE:

Qual a diferença entre Alto e Auto? Como decifrar quem é quem? Entenda seus significados e em quais contexto utilizar essas palavras homófonas.

É muito comum confundir algumas palavras com o mesmo som na hora de escrever. Assim, precisamos saber diferenciar o uso delas. 

 Alto e Auto, assim como Conselho e Concelho fazem parte de um conjunto com o mesmo som ao pronuncia-las e você irá descobrir nesse artigo o porquê.

Alto e Auto origem

Alto é o termo que usamos para se referir algo ou alguém grande, forte, elevado, imensa, superior. Além de ser também antônimo de baixo, ou seja, em relação à altura.
Tendo sua origem do latim altus, a palavra alto deve ser escrita com L. Além de ser advérbio e adjetivo, alto pode ser usado para falar sobre o volume do som, voz ou canção. 

 Auto é originário do latim actum, e seu sentido refere-se a uma representação teatral, ato público e registro detalhado. Como também pode ser um prefixo grego que significa si próprio, si mesmo. Auto também pode ser usado de forma abreviada para se referir a palavra automóvel. 

De acordo com o novo acordo ortográfico, o termo auto pode utilizar hífen, com palavras iniciadas em “H” e “O”.

Diferença entre "alto e auto", "conselho e concelho"

Exemplos das palavras Alto e Auto

Como vimos a palavra Alto pode estar relacionado a alguém grande e forte. Também, ao volume do som, representação teatral, automóvel e prefixo grego.
  • Esse prédio é bem alto;
  • Minha filha é a aluna mais alta da classe;
  • Meu pai comprou um salto alto pra minha mãe;
  • Quebraram o alto-falante da escola;
  • Os marinheiros estão em alto-mar.
Além da utilização o termo Auto para referirmos ao sentido de si próprio. Também é muito usado como prefixo de palavras para catalogar o universo de automóveis.
  • Minha amiga tem uma ótima autoestima;
  • Fiz minha inscrição na autoescola hoje;
  • Comecei a estudar auto-hipnose;
  • O mecânico da esquina precisa de autopeças;
  • No próximo mês, Lauren lançará sua autobiografia.

Significados das palavras Conselho e Concelho

Conselho é um substantivo masculino e está relacionado a opinar, ou seja, mostrar um parecer, uma opinião, um ensinamento, aviso. Também pode se referir ao agrupamento de pessoas para discutir determinada pauta ou assunto. 

Uma reunião em grupo pode ser considerada também como Conselho. Sendo assim formada por uma assembleia, um corpo administrativo ou deliberativo. Concelho por outro lado refere-se a divisão administrativa de um território, ou seja, um município. 

Essa palavra não é muito utilizada no Brasil, ao contrario Concelho é mais usado em Portugal.

Conselho e Concelho Exemplos

Conselho tem origem latim consilium, e serve para nomear um ajuntamento de pessoas e expressar uma opinião. Como por exemplo:
  • Qual conclusão chegou o conselho estudantil;
  • Se precisar pode me pedir um conselho;
  • João se meteu em problemas, porque não viu o aviso da sua mãe.
Concelho também possui origem latim concilium. Sendo um substantivo masculino, representa o mesmo que município. Por exemplo:
  • Na viagem a Paris, Ana foi ao concelho onde reside Natã;
  • Meu namorado mora no concelho vizinho;
  • O shopping fica em um conselho de Suzano.
   Meta: Qual a diferença entre Alto e Auto? Como decifrar quem é quem? Entenda seus significados e em quais contexto utilizar essas palavras homófonas. Saiba se está usando a palavra certa e como decifrar palavras homófonas. Entenda a diferença entre os termos "alto e auto", "conselho e concelho".

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Diferença entre "alto e auto", "conselho e concelho"
Diferença entre "alto e auto", "conselho e concelho"
Qual a diferença entre Alto e Auto? Como decifrar quem é quem? Entenda seus significados e em quais contexto utilizar essas palavras homófonas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRPYnk_RPhyphenhyphenKB_ehA_h7kdVxqMOzAf5Odjvw7VCWq1yt8VglwMDuDxkuXevv56ATe_DZmHgD_f8GSxmmtX1tDnybOlkgMOS8YFGVtCV8LRssJS0nQw3rMJanT8A670AVP1EBtSX2iue6Q/s16000/diferenca-entre-alto-e-auto-conselho-e-concelho.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRPYnk_RPhyphenhyphenKB_ehA_h7kdVxqMOzAf5Odjvw7VCWq1yt8VglwMDuDxkuXevv56ATe_DZmHgD_f8GSxmmtX1tDnybOlkgMOS8YFGVtCV8LRssJS0nQw3rMJanT8A670AVP1EBtSX2iue6Q/s72-c/diferenca-entre-alto-e-auto-conselho-e-concelho.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/09/diferenca-entre-alto-e-auto-conselho-e-concelho.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/09/diferenca-entre-alto-e-auto-conselho-e-concelho.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar