$hide=page

Cursos de Português Online

Espectador ou expectador: Entenda a diferença

COMPARTILHE:

Homônimos como espectador ou expectador são palavras fáceis de se errar. Entenda a diferença entre elas aqui. Confira aqui.

Espectador ou expectador? Entenda aqui a diferença entre estes homônimos da língua portuguesa e como utilizá-los corretamente.

A língua portuguesa e suas palavras homônimas podem causar grandes dúvidas aos estudantes que estão em constante avaliação. Bem como aos redatores, sejam eles profissionais ou que escrevem por hobby.

Isto acontece porque palavras homônimas possuem o mesmo som quando faladas, porém seus sentidos são diferentes. Então, se escritas de forma errada podem causar problemas no sentido da mensagem que se quer transmitir.

Dessa forma, um exemplo bastante utilizado e que gera dúvidas frequentes são os termos expectador e espectador. Afinal, o correto é espectador ou expectador? Se você quer saber a resposta continue lendo tudo sobre elas a seguir.

Espectador ou expectador: Entenda a diferença
Imagem: www.freepik.com

Espectador ou Expectador: Significados

Para iniciar, as duas palavras existem no dicionário da língua portuguesa e são homônimas. Como podemos ver ao pronunciá-las o som é idêntico, mas seus significados não parecem em nada.

Espectador possui origem da palavra em latim “spectatore” e se refere ao ser que assiste a algo. Podendo ser um filme, uma novela, uma peça teatral ou um show. Também é aquele que presencia um acontecimento.
  • Exemplo 1: Existiam no local do acidente muitos espectadores.
  • Exemplo 2: Sou espectador assíduo das peças teatrais.
Já expectador vem do latim “expectatore”, designando aquele que espera algo, que está ansiando por um acontecimento. Em outras palavras, é aquele que possui expectativa. Vejamos dois exemplos bem claros:
  • Eu sou um eterno expectador das chuvas de inverno.
  • Amo chocolate, por isso sou grande expectador da páscoa.

Qual a diferença entre elas?

A primeira diferença básica entre espectador ou expectador é a grafia: uma é escrita com “s” e a outra com “x”. A segunda e mais importante são seus significados, que mencionamos anteriormente.

Outra diferença é que espectador, gramaticalmente falando, atua no texto apenas como substantivo, com variação de gênero e número. Já expectador pode atuar como substantivo ou como adjetivo numa oração. Veja:
  • Exemplo 1: Somos expectadores de um bom ano
  • Exemplo 2: As crianças são grandes expectadoras da páscoa
Note que no primeiro exemplo “expectador” é um substantivo na oração. De forma diferente, no segundo exemplo a mesma palavra é um adjetivo para “as crianças”.

Saiba também sobre:

Como usar corretamente espectador ou expectador

Espectador ou expectador? As duas estão corretas, não é verdade? Porém, sua utilização dependerá da mensagem a ser transmitida.

Se já sabemos seus significados distintos saberemos aplicá-las corretamente no texto. Contudo, a leitura constante e a prática de exercícios tornará sua vida mais fácil, principalmente se você for um estudante.

De outra maneira, saber as palavras cognatas também pode ajudar. As cognatas são palavras que possuem a mesma origem é o caso de expectativa, cognata de expectador. Por essa razão são escritas com “x”.

Assim também o é para as cognatas de espectador: Espetáculo e espetacular. Devem ser escritas com “S” e nunca com “x”.

Exercícios

Chegamos ao momento de exercitar e utilizar corretamente as palavras espectador ou expectador. Aqui e agora você poderá testar seus conhecimentos. Atenção!

Questão 1

De acordo com o sentido e a mensagem que se deseja transmitir, use corretamente os homônimos vistos anteriormente:
  1. Uma criança foi atropelada na calçada e os _____________ ficaram furiosos.
  2. Sou ____________da sua decisão.
  3. Fui e sempre serei _____________ dos dramas orientais.
  4. As ____________ do show estão ansiosas pela apresentação do cantor John John.
(Respostas: espectadores/ expectador/ espectadora/ espectadoras)

Questão 2

Nas alternativas abaixo usamos espectador ou expectador? Indique as frases corretas.
  1. A televisão brasileira possui milhões de expectadores.
  2. Somos expectadores de novos tempos.
  3. Não conheço nenhum telexpectador da televisão indiana.
  4. Gosto muito de assistir a filmes e séries. Por isso, sou espectadora assídua da Netflix.
  5. A televisão depende dos seus expectadores.
(Respostas: 1) Errado; 2) Correto; 3) Errado; 4) Correto; 5) Errado)


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Espectador ou expectador: Entenda a diferença
Espectador ou expectador: Entenda a diferença
Homônimos como espectador ou expectador são palavras fáceis de se errar. Entenda a diferença entre elas aqui. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPMKulCtEBCoqvqGdiBmlZ8tC0tVqQimf51v0tnSckKEH55P3zkZzi4E2nDZ9ysC3zcDktuls7bs3ghMybghnJIPU4KbZ6-Vwgdei-VkRbQpkhcK5ct21xBNNDkCJTrROm0T4AFvftlgA/s1600/espectador-ou-expectador.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPMKulCtEBCoqvqGdiBmlZ8tC0tVqQimf51v0tnSckKEH55P3zkZzi4E2nDZ9ysC3zcDktuls7bs3ghMybghnJIPU4KbZ6-Vwgdei-VkRbQpkhcK5ct21xBNNDkCJTrROm0T4AFvftlgA/s72-c/espectador-ou-expectador.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/03/espectador-ou-expectador.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/03/espectador-ou-expectador.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar