$hide=page

Cursos de Português Online

Redação para concursos: Saiba como se sair bem

COMPARTILHE:

Aproveite e saiba como fazer uma boa redação para concurso, técnicas de redação para concurso e muito mais. Confira aqui.

Você vai fazer uma redação em um concurso, porém não sabe por onde começar? Continue lendo este artigo e você aprenderá tudo o que precisa para fazer uma ótima redação.

A redação é sempre uma incógnita para muitos estudantes, pois além de não saberem o que pode cair como tema, também ficam na dúvida de como escrever o texto. 

Antes de mais nada, é preciso informar que não existe uma fórmula mágica para se fazer uma boa redação, o que existe são técnicas que podem ser usadas. 

Essas técnicas são o segredo de muitos concurseiros para conseguirem boas notas. Logo mais, explicaremos como usar essas técnicas de forma detalhada.

Redação para concursos: Saiba como se sair bem
Imagem: www.freepik.com

Como fazer uma boa redação para concurso

Para fazer uma boa redação para concurso, é preciso utilizar técnicas específicas de redação. A seguir explicaremos como fazer uma boa redação usando essas técnicas.

Técnicas de redação para concurso

A primeira técnica se refere a um trabalho feito ainda no período de preparação para o concurso. 

Muitos candidatos erram nesse ponto, eles estudam as matérias básicas, leis, informática e esquecem de que a redação possui caráter classificatório eliminatório, e deixam para o final da preparação ou nem estudam.

Os candidatos que tiram nota 10 na redação são aqueles que estudam redação como se fosse uma matéria comum. Então, pratique redação com afinco e dedique um tempo, só assim você pegará o jeito. 

É recomendado fazer de duas a cinco redações por semana. A segunda técnica está relacionada a como usar os conectivos, eles servem para ligar frases e assim deixar o texto com mais fluidez. Alguns conectivos que podem ser usados:
  • Não só, como também.
  • Desse modo, ...
  • Sob essa ótica, ....
  • Nesse sentido, ....
  • .... , consequentemente , ...
  • Em primeiro lugar, ........ . Em segundo lugar ... .
A terceira técnica se baseia em saber estruturar a redação da forma correta. Uma redação deve conter: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Na introdução se é apresentado a tese que será defendida no desenvolvimento. Deve ter um parágrafo e conter entre quatro a cinco linhas. A introdução pode comer com as seguintes frases:
  • No que se refere a...
  • No que tange a ...
  • No século XXI...
  • No que diz respeito a...

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o momento onde se é defendido a tese, ideias e argumentos. Deve conter dois a três parágrafos bem distribuídos. O desenvolvimento pode começar com as seguintes frases:
  • Em primeiro plano, deve-se entender que ....
  • No que se refere a...
  • No que tange a ...
  • No século XXI...
  • No que diz respeito a...

Conclusão

Na conclusão é apresentado uma proposta para resolução dos problemas que foram apresentados no desenvolvimento. Contém um parágrafo e não pode ser extenso. Na conclusão pode ser usado as seguintes técnicas:
  • Nesse contexto, pode-se retomar o ....
  • Fica claro, portanto, a necessidade de ...
  • Torna-se urgente, prioritário, fazer ...
  • Faz-se necessário salientar a necessidade de investimento no ....

Quais tipos de redação para concursos

As redações para concursos públicos em sua grande maioria são do tipo dissertativas. Uma redação é um texto onde se é exposto argumentos que são defendidos, esses argumentos devem ser explicados de forma direta e com clareza. 

Um erro de muitos estudantes é achar que devem enfeitar a redação, porém, quanto mais simples, objetiva e clara, melhor. 

Aproveite e saiba sobre: 10 dicas para fazer uma boa redação

Quais os possíveis temas que podem cair numa redação para concursos

O que deixa os candidatos mais apreensivos antes de uma redação para concurso, é o tema que será escolhido, pois pode cair diversos temas. 

Dependendo do tipo do concurso, os temas podem ser mais específicos, porém as bancas procuram extrair conhecimentos de mundo do candidato. No que se refere aos temas, eles podem ser diversos, porém é bem comum, as redações conterem temas ligados à atualidade em consonância com valores e/ou diretos humanos. 

Diante disso, é bom estar antenado com os acontecimentos ao redor do mundo, como: leis, fatos marcantes, decisões políticas e sociais, entre outras.

O que deve ser evitado

Em uma redação de caráter eliminatório classificatório, todo cuidado é pouco, pois deve-se evitar erros pois, ninguém quer perder pontos por conta desses erros. A seguir veremos o que deve ser evitado em uma redação para concurso. 

Para evitar os erros, é necessário atentar para os princípios que compõe uma redação bem redigida. Por via de regra, você não pode deixar de seguir esses princípios.
  • Princípio da não contradição
Esse princípio está ligado ao modo lógico que a redação é escrita. Quando se é apresentado um argumento, o candidato não pode se contradizer, isso é dar um tiro no próprio pé, o texto ficará confuso, pois o examinador não saberá o que o candidato quis transmitir.
  • Princípio da não tautologia
Muito recorrente em redações, tautologia significa a repetição de palavras. Sempre que for fazer uma redação é importante praticar muito, e trabalhar o vocabulário, é interessante estudar sinônimos, pois eles dão um toque diferente, mesmo que a ideia seja a mesma e você não estará repetindo palavras.
  • Princípio da relevância lógica
A relevância lógica é fator fundamental para o desenvolver de um texto, pois sem ela o texto ficará sem nexo, um mar de frases soltas. Esse erro é mais comum com pessoas mais indecisas, que pensam muito e gostam de expor muitas ideias de forma aleatória.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe, comente. Deixe sua opinião!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Redação para concursos: Saiba como se sair bem
Redação para concursos: Saiba como se sair bem
Aproveite e saiba como fazer uma boa redação para concurso, técnicas de redação para concurso e muito mais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz4tK6AVGjcy3MPmt-R8aqtXEha6OMMFpV_J69RFZp-ERhLiproNxYL0_5s2Dz0RotH1kTF7kuXdvWZyW2qG94s6erv2329BG7nW2xGuw4Ze47OblnxVR-DEwOFajio9pXBBD0X_UwEdM/s1600/redacao-para-concursos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz4tK6AVGjcy3MPmt-R8aqtXEha6OMMFpV_J69RFZp-ERhLiproNxYL0_5s2Dz0RotH1kTF7kuXdvWZyW2qG94s6erv2329BG7nW2xGuw4Ze47OblnxVR-DEwOFajio9pXBBD0X_UwEdM/s72-c/redacao-para-concursos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/redacao-para-concursos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/redacao-para-concursos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar