$hide=page

Cursos de Português Online

Pronomes de tratamento: Vossa senhoria, senhor e outros

COMPARTILHE:

Confira sobre o que são pronomes de tratamento, para que servem os pronomes de tratamento, quais são os pronomes e muito mais . Veja aqui.

Quais são os pronomes de tratamento? Como são utilizados? Obtenha as respostas lendo aqui.

A língua portuguesa é rica e diversa, possuindo muito para se estudar. O aprendizado é contínuo, principalmente, para quem trabalha com escrita e os iniciantes na vida acadêmica.

Apesar de ser nossa língua materna estamos sempre lidando com suas regras e particularidades. Isto porque precisamos delas para melhorar nossa comunicação verbal e escrita. Ou seja, passar a mensagem correta para nosso interlocutor, a pessoa com quem falamos.

Falando nele, os pronomes de tratamento possuem o objetivo principal de tratar melhor nosso interlocutor. Mas, o que são estas palavras? Para que elas realmente servem? Saiba como responder estas perguntas aqui.

Pronomes de tratamento: Vossa senhoria, senhor e outros 40.500
Imagem: www.freepik.com

O que são pronomes de tratamento

Os pronomes são uma das classes gramaticais de palavras que substituem, acompanham ou referem-se a um nome (substantivo). Podem ser subdivididos em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Além desses também existem os pronomes de tratamento, conhecidos como axiônimos, servem principalmente para referir-se ao interlocutor com respeito e formalidade. É, segundo o canal educa mais Brasil, “uma forma cortês de tratar a pessoa com quem se fala”.

Um exemplo bem prático é quando estamos conversando com uma pessoa de idade. Falamos “O senhor está bem?” ou “Vovô, o senhor quer ajuda?”. Tratar as pessoas mais idosas por você é considerado um ato de desrespeito.

Saiba também sobre:

Para que servem os pronomes de tratamento

Este tipo de pronome surgiu da necessidade técnica de diferenciar a linguagem formal da informal. Bem como diferenciar profissionais, hierarquia de poder e prestigio social.

Os pronomes de tratamento são muito utilizados em redações oficiais e cartas endereçadas a pessoas importantes. Então suas regras são válidas tanto para escrita quanto para a fala.

Vejamos alguns exemplos do uso dessas palavras:
  • “Você está bem?” – Você é um pronome utilizado para pessoas comuns em situações cotidianas, informais
  • “Vossa Magnificência gostaria de assinar os diplomas agora?” – Vossa Magnificência é o tratamento formal dado ao reitor de uma universidade
Perceba que este tipo de pronome é usado para a 2ª pessoa (com quem estamos falando). Porém, a concordância verbal é feita em 3ª pessoa (ele). Ou seja, “ele está”, “ele é”, “ele gostaria” (como no exemplo acima).

Outra particularidade deles é que quando estamos falando diretamente com o interlocutor tratamos “Vossa Senhoria ou Vossa Excelência”. Já quando estamos falando sobre ele tratamos “Sua Senhoria ou Sua Excelência”.

Uso de pronomes de tratamento para autoridades:

Existem vários tipos de pronomes de tratamento que se distinguem pelo grau de autoridade dos diferentes profissionais ou cargos ocupados. Veja alguns:
  • Prefeito: Vossa Excelência
  • Juiz: Meritíssimo Juiz
  • Promotor: Vossa Excelência
  • Vereadores: Vossa Excelência
  • Padre: Vossa Reverendíssima
  • Advogados: Vossa Senhoria e Ilustríssimo para presidentes da OAB
  • Presidente: Vossa Excelência
  • Delegado: Vossa Senhoria

Quais são os pronomes de tratamento mais comuns?

Para aplicar de forma correta os pronomes de tratamento é necessário conhecer seu interlocutor e o cargo que ele ocupa, ou sua profissão. Conheça os mais comuns da língua portuguesa e a quem se referem:
  • Você/ Vocês – Para alguém íntimo ou em conversas informais
  • Senhor/ Senhores – Para dar o devido respeito e distanciamento com quem se fala ou para pessoas mais velhas
  • Senhorita/ Senhoritas – Para mulheres solteiras
  • Vossa Senhoria/ Vossas Senhorias – Usado com valor cerimonioso, em cartas comerciais ou para autoridades em geral
  • Vossa Excelência – Para autoridades no topo das hierarquias do governo ou das forças armadas

Abreviaturas dos principais pronomes de tratamento mais usados

Como vimos os pronomes de tratamento possuem usos específicos e são bastante importantes na linguagem formal. Cada um deles possui uma abreviatura sendo mais aplicadas nos textos escritos. Conheça as principais:
  • Você – V.
  • Senhor/Senhora – Sr./Sra.
  • Senhorita – Srta.
  • Vossa Senhoria – V. Sa.
  • Vossa Excelência – V. Ex.ª
  • Vossa Reverendíssima – V.Rev.ma
  • Vossa santidade – V.S
  • Vossa Alteza – V.A
  • Vossa Majestade – V.M
  • Vossa Majestade Imperial – V.M.I
  • Meritíssimo Juiz – M. Juiz

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Pronomes de tratamento: Vossa senhoria, senhor e outros
Pronomes de tratamento: Vossa senhoria, senhor e outros
Confira sobre o que são pronomes de tratamento, para que servem os pronomes de tratamento, quais são os pronomes e muito mais . Veja aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhat-3heN4nl6xs5v8803NwAsKsZd1tE6O1L_3QMPVeMsB2ArOv5kO9InzUlhInt88nIJ-T-hUwOhrrhTdWzWEfxu02247bFMqlmrjpE6L34pnq5i4b0WrQ3yLZEWe_8_1HJm_QVFv5OqM/s1600/pronomes-de-tratamento-vossa-senhoria-senhor-outros.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhat-3heN4nl6xs5v8803NwAsKsZd1tE6O1L_3QMPVeMsB2ArOv5kO9InzUlhInt88nIJ-T-hUwOhrrhTdWzWEfxu02247bFMqlmrjpE6L34pnq5i4b0WrQ3yLZEWe_8_1HJm_QVFv5OqM/s72-c/pronomes-de-tratamento-vossa-senhoria-senhor-outros.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/12/pronomes-de-tratamento-vossa-senhoria-senhor-outros.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/12/pronomes-de-tratamento-vossa-senhoria-senhor-outros.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar