$hide=page

Cursos de Português Online

Intenção ou intensão: Diferença, significado, exemplos

COMPARTILHE:

Tire todas as suas dúvidas neste artigo sobre como escrever corretamente intenção ou intensão. Significado e origem. Confira aqui.

Intenção ou intensão ficou na dúvida de qual grafia está certa? Não se preocupe, continue lendo este artigo e você irá descobrir se alguma dessas palavras está certa.

Você possui intenção ou intensão de ficar rico? Qual a sua intenção ou intensão de fazer alguma viagem? Ficar na dúvida no uso dessas duas palavras é completamente compreensível, principalmente porque as vezes não paramos para entender o seu sentido na aplicação em uma frase.

Intenção ou intensão: Diferença, significado, exemplos
Imagem: www.freepik.com

Intenção ou intensão: Qual o correto?

Apesar de possuírem a mesma pronúncia, as duas palavras fazem parte da língua portuguesa e estão corretas. O que difere entre si são os seus significados, pois dependendo do contexto em que forem aplicadas, o sentido da frase será mudado, por isso é bom saber aplicá-las de maneira correta.

Origem da palavra intenção

A palavra intenção grafada com o ç, é usada com mais frequência na língua portuguesa. Ela deriva do latim intentio que mais tarde veio a ter a sua terminação mudada, antes era -tio e passou a ser -ção, algo comum na evolução das palavras no decorrer dos séculos.

Significado da palavra intenção

Intenção é um substantivo feminino e o seu significado indica propósito, algo a ser alcançado ou não, meta, um objetivo a ser cumprido, finalidade, aquilo que se pretende consumar, ideia de um desejo.

Exemplos de frases com a palavra intenção

  • Nunca tive a intenção de te magoar.
  • A minha intenção é me formar e conseguir um bom trabalho.
  • Não era a minha intenção me tornar famoso.
  • Hoje eu sei qual era a sua real intenção.
Podemos usar vários sinônimos da palavra intenção e não perderemos o sentido da frase, usaremos as frases acima como exemplos.
  • Nunca tive a intenção/desejo/objetivo de te magoar.
  • A minha intenção/propósito/objetivo é me formar e conseguir um bom trabalho.
  • Não era a minha intenção/finalidade/meta me tornar famoso.
  • Hoje eu sei qual era a sua real intenção/desejo/propósito. 
Percebemos que ao trocarmos a palavra intenção por algum sinônimo, os sentidos das frases não sofreram alterações.

Intensão está certo?

É bem comum encontrar pessoas que acham que a palavra intensão grafada com s, está errada e que apenas intenção com ç está certa. Isso acontece porque a palavra intensão com s é pouco usada no cotidiano das pessoas. Porém, mesmo sendo pouco usada, ela está correta.

Origem da palavra intensão

A palavra intensão possui a sua origem da palavra intensionis de origem da língua latim, que no decorrer dos séculos sofreu alteração até se tornar intensão na língua portuguesa.

A palavra é um substantivo feminino e seu significado é o ato de intensar; dar força, aumento, impor veemência, depositar energia. A palavra intensão possui ainda uma utilização própria dentro de algumas áreas do saber como a lógica, filosofia da linguagem e a fonética.

Exemplos de frases com a palavra intensão

  • O médico notou uma leve intensão na dor que o paciente sentia.
  • O noticiário comunicou que hoje à tarde haverá uma intensão do frio.
  • O técnico notou uma intensão de nervosismos dos jogadores.
  • Ele percebeu que sua noiva estava com um intensão na hora do casamento.
Podemos usar alguns sinônimos para a palavra intensão sem perder o sentido das frases, em alguns casos fica bem restrito, pois essa palavra não possui muitos sinônimos, uma simples troca já dá para entender o significado desejado. Usaremos as frases acima como exemplos para montar outras frases sem mudar o sentido.
  • O médico notou uma leve intensão/aumento na dor que o paciente sentia.
  • O noticiário comunicou que hoje à tarde haverá uma intensão/veemência do frio.
  • O técnico notou uma intenção/aumento de nervosismos dos jogadores.
  • Ele percebeu que sua noiva estava com uma certa intensão/energia na hora do casamento.
E agora, conseguiu entender  a diferença entre as palavras? Esperamos que sim!

Se quiser se estudar mais o português, indicamos um curso prático e bem simples, com certeza vai aprender a língua portuguesa de uma maneira que nunca imaginou. Que tal conhecer? Clique no botão abaixo para saber mais:

[Português Prático ##external-link##]


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. As duas formas existem na Língua Portuguesa, sendo que cada uma delas depende do contexto da frase a serem inseridas.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Intenção ou intensão: Diferença, significado, exemplos
Intenção ou intensão: Diferença, significado, exemplos
Tire todas as suas dúvidas neste artigo sobre como escrever corretamente intenção ou intensão. Significado e origem. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEpogFTEA6kwf4_qWiPt9E3UTPd4u6DhayJ2OYm_ex37gEx_UxcLmfHg7ux09bJPyQVa1ye-6q4ub2qNyw4ho8SqOVzGEdzKB4_ulcfyjCYxom1NYhbkVocehriwfKBYnqPiSPCgfVyTI/s1600/intencao-ou-intensao-diferenca-significado-exemplos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEpogFTEA6kwf4_qWiPt9E3UTPd4u6DhayJ2OYm_ex37gEx_UxcLmfHg7ux09bJPyQVa1ye-6q4ub2qNyw4ho8SqOVzGEdzKB4_ulcfyjCYxom1NYhbkVocehriwfKBYnqPiSPCgfVyTI/s72-c/intencao-ou-intensao-diferenca-significado-exemplos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/intencao-ou-intensao-diferenca-significado-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/intencao-ou-intensao-diferenca-significado-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar