$hide=page

Cursos de Português Online

Como escrever infraestrutura: junto ou separado?

COMPARTILHE:

Escrever algumas palavras de acordo com novo acordo ortográfico se tornou um desafio. Saiba o significado e exemplos. Confira aqui.

Escrever algumas palavras de acordo com novo acordo ortográfico se tornou um desafio. Você sabe se agora deve escrever infraestrutura ou infra-estrutura? Continue lendo o artigo e descubra a grafia correta.

O novo acordo ortográfico modificou a escrita de muitas palavras, visando unificar a escrita nos países falantes da língua portuguesa. O acordo começou a vigorar no país desde o ano de 2009, no entanto, apenas a partir do ano de 2016 foi que ele se tornou de uso obrigatório.

Como escrever infraestrutura: junto ou separado?
Imagem: www.freepik.com

Infraestrutura ou infra-estrutura

Hoje a escrita correta da palavra é infraestrutura, essa mudança ocorreu desde 2009 onde entrou em vigor o novo acordo ortográfico. Desde essa data ficou incorreto escrever a palavra infra-estrutura com a separação do hífen.

Significado de infraestrutura

A palavra infraestrutura possui alguns significados que podem ser verificados a seguir:
  1. Suporte invisível que sustenta um monumento ou construção. Ex: a infraestrutura do edifício.
  2. Sistema básico correspondente ao serviço público de uma localidade. Ex: o saneamento básico diz respeito à infraestrutura do estado.
  3. Base que assegura a criação ou o desenvolvimento de determinado grupo ou sociedade. Ex: A infraestrutura do grupo escolar.

Qual a explicação para a mudança

O novo acordo ortográfico possui uma regra para essa palavra. A regra que se aplica nesse caso é que o hífen só deverá ser utilizado em uma palavra quando o prefixo for terminado com a mesma letra que a segunda palavra se inicia, ou nos casos em que a segunda palavra for iniciada com a letra h.

Como a palavra infra-estrutura não corresponde ao grupo de palavras que deverão permanecer com o hífen, o prefixo é somado a segunda palavra já existente ficando assim a escrita da palavra infraestrutura. Veja alguns exemplos que seguem a mesma regra: autoescola, semiárido, autoestrada, extraescolar.

Nos casos em que o prefixo tenha terminado com uma vogal e a palavra já existente tenha iniciado com a consoante r ou s, a grafia não se resumirá apenas a juntar as palavras e sim essas consoantes deverão ser repetidas para rr ou ss. Por exemplo: infrassom,

Exemplos com a palavra infraestrutura

  • A infraestrutura da cidade é péssima e só piora.
  • É preciso reforçar a infraestrutura do edifício para não haver problemas posteriores.
  • Em algumas cidades existem escolas mas falta investimentos na infraestrutura.
  • O governo deve investir na infraestrutura do país para melhorar a situação dos brasileiros.
  • Deverão investir cerca de 20% a mais na infraestrutura.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como escrever infraestrutura: junto ou separado?
Como escrever infraestrutura: junto ou separado?
Escrever algumas palavras de acordo com novo acordo ortográfico se tornou um desafio. Saiba o significado e exemplos. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsAm58XWodoLBpZC5oDDpfXv_JsF99TvU8MDz7iNnbf7n0fOadmGTJjG7H7UCoGztv0fadoLyVH7s_QNXEswkCJUDzBmIwddJb3H0NCf1XHN62NCseiWhfWY9dCn7iA5piohOIvzxp5VM/s1600/como-escrever-infraestrutura-junto-ou-separado.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsAm58XWodoLBpZC5oDDpfXv_JsF99TvU8MDz7iNnbf7n0fOadmGTJjG7H7UCoGztv0fadoLyVH7s_QNXEswkCJUDzBmIwddJb3H0NCf1XHN62NCseiWhfWY9dCn7iA5piohOIvzxp5VM/s72-c/como-escrever-infraestrutura-junto-ou-separado.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/08/como-escrever-infraestrutura-junto-ou-separado.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/08/como-escrever-infraestrutura-junto-ou-separado.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar