$hide=page

Cursos de Português Online

Quando usar vírgula antes do e: Casos e exemplos

COMPARTILHE:

Quando o assunto é a gramática, uma das principais dúvidas é sobre o uso correto da vírgula. Confira a seguir quando usar vírgula antes do e!

Quando o assunto é a gramática, uma das principais dúvidas é sobre o uso correto da vírgula. Confira a seguir quando usar vírgula antes do e!

A vírgula é o sinal utilizado em textos de origem grega e latina há cerca de 600 anos, o qual é utilizado para indicar pausa no mesmo.

O uso deste sinal se difundiu para outros idiomas ao longo do tempo e hoje, a vírgula é um dos sinais de pontuação mais utilizados.

Na língua portuguesa, a vírgula indica:
  • Falta (casos em que ocorre a elipse);
  • Pausa nas falas;
  • Quebra de ligações sintáticas.
Uma das principais dúvidas sobre o uso correto da vírgula é sobre sua utilização antes do “e”, aprenda a forma correta a seguir!

Quando usar vírgula antes do e
Imagem: www.freepik.com

Quando usar vírgula antes do e?

A vírgula deve ser usada antes do e quando:

Quando o “e” é o elemento que conecta duas orações em que há sujeitos diferentes.

Por exemplo:
  • As crianças desenvolvem habilidades, e as mães as admiram incansavelmente;
  • O acidente deixou dois feridos, e matou três pessoas.

Quando o “e” é repetido no inicio e ao longo da oração (polissíndeto).

Por exemplo:
  • E elas dançam, e elas cantam, e elas conversam até tarde;
  • Com eles, há alegria, e felicidade, e não há choro.

Quando o “e” tem sentido adversativo (mas/ contudo).

Por exemplo:
  • O menino estava triste, e (=mas) continuou estudando;
  • Alguns políticos não fazem nada, e (=mas) ganham bem para isso.

Quando o “e” vem depois de uma intercalação.

Por exemplo:
  • João Costa, vice-diretor, e Vicente Ferreira procuraram nossa empresa;
  • Foram escolhidos contos, de Adolfo Casares, e dois livros escritos por brasileiros.

Quando usar vírgula depois do e?

A vírgula depois do e deve ser usada nos seguintes casos:

  • Conjunção coordenativa copulativa;
  • Se seguir uma oração intercalada.
Para saber mais veja este artigo (Quando usar a vírgula depois do "e")

Quando a vírgula é facultativa?

O uso da vírgula é facultativo (seja no início ou meio da oração) quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio.

Saiba também sobre ponto e vírgula.

Por exemplo:
  • Ontem, nós fomos ao cinema para ver Vingadores - O Ultimato;
  • Ontem nós fomos ao cinema para ver Vingadores - O Ultimato.

Vírgula antes ou depois do mas?

Outra dúvida muito comum sobre o uso da vírgula é quando utiliza-la nas frases que possuem o “mas”, afinal é antes ou depois?

De forma geral o uso da vírgula antes do mas é obrigatório quando ele ligar mais de uma oração em um mesmo período (Por exemplo: Ele teve muito tempo para estudar, mas mesmo assim foi muito mal de matemática).

Já o uso da vírgula depois do mas é comum quando essa conjunção acontece no início do período (Por exemplo: Mas, apesar de todos serem contrários, a medida foi aprovada pelo presidente).

Frases com vírgula antes do e

Por fim, confira mais exemplos de frases com vírgula antes do e:
  • Eu sempre a esperava, e ela não deixava que eu a visse;
  • Eu fiquei esperando a nota sair, e o sistema travou;
  • Queremos viajar muito antes de termos filhos, queremos conhecer o Brasil, e o México, e a Itália, e o Peru, e muitos outros lugares;
  • Ele estudou somente em escolas particulares, e mesmo assim não passou em nenhum vestibular.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
  1. Dúvidas de como usar a vírgula é muito importante e necessária,esse blog é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Aprender sempre é ótimo. Não importa a idade.

    ResponderExcluir
  3. Pra fechar a noite, lanchinho fitness

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Quando usar vírgula antes do e: Casos e exemplos
Quando usar vírgula antes do e: Casos e exemplos
Quando o assunto é a gramática, uma das principais dúvidas é sobre o uso correto da vírgula. Confira a seguir quando usar vírgula antes do e!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipjZ5sbHJeCgwRGhmFy77FhVYbZFQfe03fmSasHXI2UGUSi9IhorxztrMfcAmG67JqjhePQJV1QPWCJasXeFy2jaX6-UuKoEIdEm6683wPO8RH7CuutzQSaBWiO4nGQcdnqmx0ikL951o/s1600/quando-usar-virgula-antes-do-e.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipjZ5sbHJeCgwRGhmFy77FhVYbZFQfe03fmSasHXI2UGUSi9IhorxztrMfcAmG67JqjhePQJV1QPWCJasXeFy2jaX6-UuKoEIdEm6683wPO8RH7CuutzQSaBWiO4nGQcdnqmx0ikL951o/s72-c/quando-usar-virgula-antes-do-e.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/05/quando-usar-virgula-antes-do-e.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/05/quando-usar-virgula-antes-do-e.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar