$hide=page

Cursos de Português Online

Dissertação: o que é, tipos e como fazer

COMPARTILHE:

Como fazer uma boa Dissertação. Veja também o que é, como fazer e quais os tipos de dissertação. Confira naus dicas de redação aqui!

Dissertação: o que é, tipos e como fazer: A dissertação é uma tipologia textual que é muito pedida em vestibulares e nas redações oficiais, como o ENEM.

Por ser um gênero que permite que o autor apresente argumentos condizentes com a sua opinião, a dissertação é uma ótima forma de melhorar a sua escrita, a sua criticidade e, claro, seu vocabulário e ortografia.
Há dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa.

Dissertação: o que é, tipos e como fazer
Imagem: www.freepik.com

Dissertação expositiva

Como o próprio nome diz, a dissertação expositiva tem como objetivo expor um fato, uma discussão que está em pauta no mundo. Por meio de noticiários, revistas e jornais, é possível determinar qual é a vertente do assunto. Seu foco, aqui, não será debater, apenas expor o assunto de forma clara, informativa e objetiva.

A partir do momento que você utiliza de materiais que contam sobre o tema, entenda que o fato não pode ser questionado, uma vez que você está se baseando em notícias reais. Geralmente, os jornais utilizam a dissertação expositiva para que o leitor tire suas próprias conclusões acerca do fato.

Dissertação argumentativa

Por outro lado, temos a dissertação argumentativa, esta que é pedida nos vestibulares. Seguindo a mesma premissa da outra dissertação, a argumentativa busca que o autor argumente seus pontos de vista, seja balanceando os prós e contras sobre alguma coisa, seja definindo uma posição para trazer maior criticidade ao texto.

O objetivo da dissertação argumentativa é convencer o leitor sobre o ponto de vista expresso. Por isso que, é necessário trazer um tema bastante discutido para que o leitor compreenda o que você quer dizer.

Em ambos os casos, que fique bem claro, a linguagem deve ser objetiva e os argumentos e exposições contadas devem ser verdadeiras e concretas, ou que pelo menos siga o senso comum da população, como se fosse uma verdade óbvia.

👉Quais os erros mais comuns ma redação?

Como fazer uma dissertação?

Na dissertação você deve dividir o texto em três partes:
  • Introdução - expor o tema, discutir os argumentos. 
É possível, inclusive, fazer uma pergunta retórica, em que a resposta será desenvolvida ao longo dos parágrafos;
  • Desenvolvimento - cada parágrafo deve expor um argumento. 
Geralmente, essa parte é dividida em 3 parágrafos;
  • Conclusão - retomar o tema proposto e sua opinião. No ENEM, por exemplo, é preciso que, na conclusão, o autor apresente uma solução para o problema.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Dissertação: o que é, tipos e como fazer
Dissertação: o que é, tipos e como fazer
Como fazer uma boa Dissertação. Veja também o que é, como fazer e quais os tipos de dissertação. Confira naus dicas de redação aqui!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwvYtmJJgYVLv3ViWLdbF0nB4YuAmoLsYH3MbX1g8yu7iW1yL5BpoBrRaRc10-FvX7bdJRYaWI0epPnZMBk6s1V-9ToAS0TtGTh1mvgVaWwuXGiYwav5mRLAcaN2LtPWyYb7sF75n6E84/s1600/dissertacao-o-que-e-tipos-e-como-fazer.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwvYtmJJgYVLv3ViWLdbF0nB4YuAmoLsYH3MbX1g8yu7iW1yL5BpoBrRaRc10-FvX7bdJRYaWI0epPnZMBk6s1V-9ToAS0TtGTh1mvgVaWwuXGiYwav5mRLAcaN2LtPWyYb7sF75n6E84/s72-c/dissertacao-o-que-e-tipos-e-como-fazer.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/dissertacao-o-que-e-tipos-e-como-fazer.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/dissertacao-o-que-e-tipos-e-como-fazer.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar