$hide=page

Cursos de Português Online

Ênclise: Quando usar a colocação pronominal

COMPARTILHE:

O uso da ênclise é bastante comum, no entanto você realmente sabe como e quando usar esse tipo de colocação pronominal. Saiba o que é, regras. Confira aqui.

O uso da ênclise é bastante usual, no entanto você realmente sabe como e quando usar esse tipo de colocação pronominal? Continue lendo esse artigo e aprenda tudo sobre ênclise.

Ouvimos sempre as pessoas se referirem ao nosso idioma, o português, como um idioma muito bonito, mas também muito difícil de ser aprendido. Não que essa afirmativa seja uma completa verdade. Mas o português não é tão fácil.

Em vestibulares e concursos, a prova de língua portuguesa sempre proporciona aos candidatos uma “dorzinha de cabeça” principalmente quando são abordados as colocações pronominais.

A ênclise é considerada uma das formas de colocação pronominal mais básicas e usual, mas não se engane que por ser básica não deve merecer atenção nos estudos.

Ênclise: quando usar a colocação pronominal
Imagem: www.freepik.com

O que é Ênclise?

A ênclise é uma colocação pronominal que obedece a sequência verbo complemento, ou seja, o pronome sempre estará posicionado após o verbo. Além dela existem a próclise e a mesóclise, mas neste artigo iremos abordar apenas a ênclise.

Uso da ênclise

A ênclise somente será utilizada quando o uso das outras colocações pronominais não for possível (nem a próclise, nem a mesóclise), mas essas situações surgem em casos específicos, como:
  • Quando o verbo está no gerúndio (quando não são precedidas da preposição “em”).
Exemplo: Fiquei sem reação, lembrando-me de eventos passados.
  • Quando o verbo se encontra no infinitivo impessoal.
Exemplo: Espero contar-lhe o segredo mais tarde.
  • Quando o verbo inicia a oração.
Exemplo: Refere-se a um livro específico.
  • Quando o verbo está no imperativo afirmativo.
Exemplo: Lembre-me para escrever isso no fim do dia.

Regras da ênclise

A ênclise só deverá ser usada quando o uso da próclise e da mesóclise não forem possíveis. Se na oração existir a presença de uma vírgula depois advérbio, a ênclise também deverá ser utilizada, pois nesse caso o advérbio deixa de extrair o pronome.

Quando não usar a ênclise

Existem algumas situações que não deve se fazer uso da ênclise, por exemplo, com verbos no futuro do pretérito e no futuro do presente, pois nesses casos é necessário utilizar a próclise ou a mesóclise. Vejamos em algumas situações específicas:
  • Verbos no gerúndio regido pela preposição “em”.
  • Nas orações interrogativas.
  • Nas orações em que advérbios e expressões adverbiais antecedem os verbos.
  • Em orações negativas.
  • Orações com pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos.
  • Nas orações com conjunções subordinativas.
  • Em orações que exprimam algum desejo.

Exemplos de ênclise

  • Viram-me na rua, mas não me chamaram.
  • Espero dizer-te toda a verdade um dia.
  • A mulher gritou, assustando-se com o freio do carro.
  • Importava-se com a opinião dos colegas de trabalho.
  • Dê-me o livro.
  • Vou dizer-lhe que estou muito triste.
  • O gerente apareceu avisando-lhes sobre o início da entrevista.
  • Deram-me uma caixa de lápis ontem.
  • Ouviram-me chamar?
  • Lembre-me para fazer isso amanhã sem falta.
  • Espero dizer-te a verdade hoje mesmo.
  • Convém dar-lhe autorização amanhã sem falta.
  • Ela chorou bastante, comportando-se como um bebê.

Ênclise em particípio

Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.

Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.

Saiba quando usar:

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Ênclise: Quando usar a colocação pronominal
Ênclise: Quando usar a colocação pronominal
O uso da ênclise é bastante comum, no entanto você realmente sabe como e quando usar esse tipo de colocação pronominal. Saiba o que é, regras. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPy0DhVgDJgWI1s5Gy3M47FnGDA6WTvGoyWatPcO6OyFLj1S-otv0cXtl2CDbJ8HCAA68mzSFL25fZJ3rtZYg1SoK1CQTc-RyqhaQ9nACMGPR5z4SbNuVd2aYlYNNJ77WdpFFglJachcc/s1600/enclise-quando-usar-a-colocacao-pronominal.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPy0DhVgDJgWI1s5Gy3M47FnGDA6WTvGoyWatPcO6OyFLj1S-otv0cXtl2CDbJ8HCAA68mzSFL25fZJ3rtZYg1SoK1CQTc-RyqhaQ9nACMGPR5z4SbNuVd2aYlYNNJ77WdpFFglJachcc/s72-c/enclise-quando-usar-a-colocacao-pronominal.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/03/enclise-quando-usar-a-colocacao-pronominal.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/03/enclise-quando-usar-a-colocacao-pronominal.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar