$hide=page

Cursos de Português Online

Percentagem ou porcentagem: Qual a diferença?

COMPARTILHE:

Se você tem dúvidas com relação à melhor forma de utilizar as expressões porcentagem ou percentagem confira aqui sobre a origem de sua palavra e o seu uso.

Ambas as palavras existem na língua portuguesa, porém suas derivações são um tanto diferentes. Então qual devemos usar, percentagem ou porcentagem?

As duas palavras apesar de possuírem origem distintas, são corretas perante a língua portuguesa, e possuem um mesmo significado. No conceito geral, percentagem ou porcentagem é nome dado a uma grandeza, seja ela, por exemplo, uma medida, ou ainda um cálculo com base em cem.

Você já deve ter ouvido falar em ambas as palavras, ou ainda expressões derivadas, como “x porcento” de algo. Ou ainda nas eleições, quando dizem que determinado candidato atingiu “x porcento” dos votos nas eleições, assim você irá saber um pouco mais sobre porcentagem e percentagem.

Origem das palavras

Ainda que a língua portuguesa determine que as palavras “porcentual” e “percentual” se referem ao mesmo conceito, suas origens são um tanto distintas. Primeiro, surgiu a palavra “percentual”, que deriva do vocábulo inglês “percentage”, que surgiu do britânico “per cent”, oriunda do latim “per centum”.

Já a palavra “porcentagem” é um tanto quanto mais recente que seu sinônimo, e para os estudiosos nada mais é que uma adaptação da expressão “por cento”. Ou seja, “porcentagem” aparentemente é uma palavra de uso popular, que surgiu da forma coloquial da língua brasileira.

Entretanto, apesar da possibilidade de ter nascida no Brasil, em Portugal também é utilizada de forma vasta a palavra “porcentagem”, que teve origem do vocábulo francês “pourcentage”.

Confira:

Algumas expressões comuns são:

  • A porcentagem (ou percentagem) é bastante utilizada na economia
  • Você receberá uma percentagem (ou porcentagem) em caráter de comissão caso venda este produto
  • A porcentagem (ou percentagem) do aumento do dólar foi alta
  • A percentagem (ou porcentagem) de progressão foi baixa em relação ao ano anterior

Não confunda porcentagem com ponto percentual

Com certeza você já deve ter ouvido falar que determinado candidato subiu na pesquisa em “x” pontos percentuais, alcançando assim “x” percentual ou porcentual de votos. Deve ter então notado a diferença na relação dos dados no gráfico, que mostram queda do candidato ou ainda se ele está em alta no geral.

Isso porque existe uma grande diferença entre pontos percentuais e percentagem ou porcentagem. A primeira se trata de uma relação direta entre a diferença de porcentagens, enquanto que a segunda utiliza-se quando do cálculo proporcional com base em 100.

Por exemplo, quando uma pesquisa exibe que uma determinada taxa subiu de 15% para 30%, isso significa que ela subiu em 100% (ou 100 porcento). Enquanto que ao mesmo tempo a taxa subiu em 15 pontos percentuais, por isso alguns dados gráficos acabam por gerar certa confusão, apesar de corretos.

Percentagem ou porcentagem: Qual a diferença?
Imagem: freepik.com

Qual deve ser utilizada?

Mas afinal, se são tão semelhantes, qual palavra devemos utilizar, porcentagem ou percentagem? A resposta é simples, vai da sua escolha, entretanto, note-se que dependendo da expressão cada palavra parece se encaixar melhor, porém a língua portuguesa não distingue a forma de empregá-las.

As palavras, apesar de atípicas, são bastante utilizadas principalmente para relacionar pesquisas, obtenção de dados, e para elaboração de gráficos. Isto porque a base 100, é mais fácil para se definir projeções, a fim de gerar um efeito comparativo entre os dados obtidos.

Apesar de serem sinônimos, alguns dicionários mais atuais ainda assim dão preferência para “percentagem” ao invés de “porcentagem”, apenas pelo fato de parecer mais correta, devido à origem.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Percentagem ou porcentagem: Qual a diferença?
Percentagem ou porcentagem: Qual a diferença?
Se você tem dúvidas com relação à melhor forma de utilizar as expressões porcentagem ou percentagem confira aqui sobre a origem de sua palavra e o seu uso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj5dzHNwP6GqlA9VpMVqTpJdjRPsvH_R2SDvjO5hdLkvQt5fVpvNxrFYEWvdBl5dEQ9NIInqyG7KjQYJCuzIXFHulatjkLKHFVrCB-zHh9QBrOktrGuJtdK_f3KhFQyJlqH6VJinx8Ugk/s1600/percentagem-ou-porcentagem-qual-diferenca.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj5dzHNwP6GqlA9VpMVqTpJdjRPsvH_R2SDvjO5hdLkvQt5fVpvNxrFYEWvdBl5dEQ9NIInqyG7KjQYJCuzIXFHulatjkLKHFVrCB-zHh9QBrOktrGuJtdK_f3KhFQyJlqH6VJinx8Ugk/s72-c/percentagem-ou-porcentagem-qual-diferenca.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/01/percentagem-ou-porcentagem-qual-diferenca.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/01/percentagem-ou-porcentagem-qual-diferenca.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar