$hide=page

Cursos de Português Online

Baralhar ou Embaralhar: Qual você usa?

COMPARTILHE:

Existe uma série de palavras na língua portuguesa que são sinônimas, isso gera algumas confusões e dúvidas. Afinal é baralhar ou embaralhar? Tire suas dúvidas e confira aqui.

Existe uma série de palavras na língua portuguesa que são sinônimas, isso gera algumas confusões e dúvidas. Afinal é baralhar ou embaralhar? Tire suas dúvidas a seguir.

A língua portuguesa (português) é complexa e repleta de regras, além de ser uma das línguas mais belas e amplas. Ela também deu origem a vários outros idiomas, como o espanhol, por exemplo.

O Que é Português

O português é um idioma de origem europeia, especificamente de Portugal. Na época da colonização, o idioma foi levado para diversas regiões que eram exploradas por Portugal.

Neste idioma existem diversas palavras que possuem o mesmo significado, como por exemplo: cão e cachorro, avaro e avarento, alfabeto e abecedário, entre outras. Essas palavras são chamadas de sinônimos e a escolha de qual usar não interfere no significado da frase.

Já as palavras cujo significado é oposto são chamadas de antônimos, como por exemplo: alto e baixo, feio e bonito, cheio e vazio, entre outras.

Algumas palavras possuem grafia tão semelhante que podem ser confundidas, como é o caso de baralhar e embaralhar.

Aproveite e saiba mais:
Afinal, qual é o certo baralhar ou embaralhar? Qual você usa? Baralhar são sinônimos ou antônimos?

Tire todas as suas duvidas a seguir e estude sobre o tema!

Baralhar ou Embaralhar: Qual você usa?
Imagem: freepik.com

Baralhar ou embaralhar?

Sempre que tiver dúvidas sobre o significado de uma palavra ou se não souber se ela é antônima ou sinônima de outra, procure em um dicionário. Dito isso, segue o significado de baralhar e embaralhar:
  • Baralhar: verbo transitivo direto que significa misturar (as cartas do baralho) para o jogo ou pôr fora de ordem/ desarrumar;
  • Embaralhar: verbo transitivo direto e intransitivo que significa Misturar cartas do baralho ou verbo pronominal e intransitivo com o significado de tornar confuso/ confundir.
Repare que os significados de baralhar e embaralhar são praticamente iguais e, assim são sinônimos e as duas formas estão corretas.

Porém, há que prefira utilizar o verbo embaralhar, para tornar expressar maior formalidade.

Contudo, confira a seguir uso das palavras baralhar e embaralhar em frase:
  • Ela embaralhou as cartas e distribuiu entre os jogadores de carta;
  • Pedro misturou todo o baralho mais cedo. Ele baralhou, cortou e distribuiu aos jogadores;
  • Sem querer, minha secretária embaralhou todas as fichas dos pacientes, agora está tudo confuso e bagunçado;
  • O caderno de João está todo baralhado, não há como saber o dia em que determinada matéria foi passada pelo professor.
Gostou? Aproveite e compartilhe.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Baralhar ou Embaralhar: Qual você usa?
Baralhar ou Embaralhar: Qual você usa?
Existe uma série de palavras na língua portuguesa que são sinônimas, isso gera algumas confusões e dúvidas. Afinal é baralhar ou embaralhar? Tire suas dúvidas e confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUzhLp-ML9E4Oue9dL_Y2MD4uAfOGfBOY56kNAazy1yq8YFddorWwHYdkB4fZU3Xd52FJR2TqjkilRYAjaMsM9fDtELmh-WVioXHdxlgP2R-ilQYOMwddMq_qWuX_oI-S8MCjr2jouoPI/s1600/baralhar-ou-embaralhar-qual-voce-usa.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUzhLp-ML9E4Oue9dL_Y2MD4uAfOGfBOY56kNAazy1yq8YFddorWwHYdkB4fZU3Xd52FJR2TqjkilRYAjaMsM9fDtELmh-WVioXHdxlgP2R-ilQYOMwddMq_qWuX_oI-S8MCjr2jouoPI/s72-c/baralhar-ou-embaralhar-qual-voce-usa.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/01/baralhar-ou-embaralhar-qual-voce-usa.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/01/baralhar-ou-embaralhar-qual-voce-usa.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar