$hide=page

Cursos de Português Online

Libras: importância em aprender e ser disciplina obrigatória nas escolas

COMPARTILHE:

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, Saiba o que é, Como aprender, a importância e quais são os sinais. Confira aqui.

O uso da língua de sinais é cada vez mais relevante, tendo em vista a pressão social e também do avanço das políticas públicas inclusivas. Veja a seguir tudo que precisa saber sobre libras e qual é a sua importância!

A comunicação visual sempre foi utilizada na sociedade, durante a pré-história o homem já se comunicava utilizando as mãos.

Depois de um tempo, a comunicação visual foi substituída totalmente pela comunicação oral, pois o homem começou a utilizar mais as mãos para trabalhos manuais em grande parte do tempo e, durante períodos específicos os deficientes eram considerados inferiores.

A língua de sinais então foi restringida a um grupo especifico (os deficientes auditivos), porém, como não era algo que todos sabiam estas pessoas acabam sendo excluídas de diversas formas.

A importância da libras é justamente a de possibilitar o desenvolvimento e melhora na interação interpessoal dos deficientes auditivos.

Libras: importância em aprender e ser disciplina obrigatória nas escolas

Tornar o idioma obrigatório nas instituições de ensino é deixar que os deficientes tivessem uma educação mais ampla e conceitual, além de quebrar o paradigma de que os mesmos não possuem a mesma capacidade física ou intelectual.
Desta forma, o idioma é de extrema importância para tornar a sociedade mais justa e igualitária e da voz aos que foram silenciados durante diversos tempos históricos.

O Que é Libras?

Libras é a abreviação de “Língua brasileira de sinais”, um idioma instituído pela Lei nº 10.436 /2002 como sendo oficial das pessoas surdas.

De acordo com a lei mencionada, libras é definida como: “a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.

Desta forma, assim como outros idiomas (espanhol e inglês, por exemplo), a língua brasileira de sinais deve ser reconhecida por toda a sociedade.

Libras é uma língua oficial brasileira?

A língua brasileira de sinais é uma língua oficial brasileira, a Lei nº 10.436 de 2002 reconheceu o idioma e garantiu que o ensino de libras fosse incluído nos sistemas educacionais, visando o reconhecimento e expansão da mesma no país.

Contudo, cabe ressaltar que apesar de ser uma língua oficial, a mesma não poderá substituir a língua portuguesa e seus usos. Funcionando desta forma, como uma complementação/ ampliação.

O inicio do reconhecimento do idioma no país surgiu no ano de 1857 com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), porém, somente a partir da década de 60 que o interesse pela linguagem de sinais começou a se difundir, devido ao aumento do diagnóstico da surdez e avanços sociais.

Como aprender Libras de maneira rápida

Como já mencionado libras é um idioma, e como tal precisa de dedicação e força de vontade para ser aprendido. Não existe uma forma mágica de se aprender libras de maneira rápida, entretanto, algumas dicas podem te ajudar, as quais:
  • Faça cursos online ou presenciais;
  • Veja vídeos online que ensinem o idioma;
  • Treine e repita os gestos com frequência;
  • Pesquise materiais que possam te ajudar a aprender o idioma e que sirvam como material de consulta;
  • Consulte disciplinas de libras nas universidades, a USP disponibiliza material online de uma disciplina de Libras, de forma gratuita e completa (atenção: não possui certificado);
  • Acesse gratuitamente o Dicionário Brasileiro de Libras, disponível neste

Por que é importante saber Libras?

A importância de aprender libras vai além da inclusão dos deficientes auditivos nos diálogos e ambientes, outros aspectos que ressaltam a importância são:
  • Diferencial no currículo: libras é um dos idiomas mais utilizados no país, com o conhecimento você se torna bilíngue e isso pode contribuir para sua ascensão no mercado de trabalho;
  • Você ajuda a cumprir a legislação e a tornar a sociedade mais inclusiva: incluir os deficientes auditivos nos mais diversos ambientes (escola ou empresa) contribui para o seu desenvolvimento pessoal, físico e cognitivo.

Todos podem aprender a língua brasileira de sinais?

Toda e qualquer pessoa pode aprender a língua brasileira de sinais, inclusive, é muito importante que ela se popularize para que seja de fato inclusiva.

Atualmente com o avanço da internet, aprender libras ficou mais fácil. Existe uma infinidade de materiais que podem ajudar no estudo do idioma, grande parte é gratuita, pesquise e confira as dicas sugeridas acima!

Quais os sinais básicos

Para quem deseja aprender os sinais básicos do idioma, é recomendado fazer um curso, acessar materiais ou até mesmo assistir vídeos online.

Alfabeto - Linguagem de sinais

Os sinais básicos da língua brasileira de sinas são:
  • Alfabeto;
  • Meses;
  • Dias da semana;
  • Cumprimento e agradecimento;
  • Números;
  • Horário.

Números em Libras de 0 a 10

Como já mencionado acima, os números fazem parte dos sinais básicos da língua brasileira de sinais. Para aprendê-los basta memorizar os movimentos descritos abaixo, sendo que são relativamente simples, observe:

Números em Libras de 0 a 10
Imagem: @prof_edigley com o Inkscape



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Libras: importância em aprender e ser disciplina obrigatória nas escolas
Libras: importância em aprender e ser disciplina obrigatória nas escolas
LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, Saiba o que é, Como aprender, a importância e quais são os sinais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj3eRHa9bLR4_GbHdZ8X0wNea2vA0EIec4zsvVddwiXn4apfk0fp3uUK7JdVptNYcd9LBpwB7fBYaapywR5MbssKxD4fVT6Sfoc-W5xIBBjD6Os1aN9Ms2rm3xmt5EgK4o-7QN4GqjTAg/s1600/libras-importancia-em-aprender-e-ser-disciplina-obrigatoria-nas-escolas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj3eRHa9bLR4_GbHdZ8X0wNea2vA0EIec4zsvVddwiXn4apfk0fp3uUK7JdVptNYcd9LBpwB7fBYaapywR5MbssKxD4fVT6Sfoc-W5xIBBjD6Os1aN9Ms2rm3xmt5EgK4o-7QN4GqjTAg/s72-c/libras-importancia-em-aprender-e-ser-disciplina-obrigatoria-nas-escolas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/01/libras-importancia-em-aprender-e-ser-disciplina-obrigatoria-nas-escolas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/01/libras-importancia-em-aprender-e-ser-disciplina-obrigatoria-nas-escolas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar