$hide=page

Cursos de Português Online

Maquilhagem, maquilagem ou maquiagem: Qual a grafia correta?

COMPARTILHE:

Muitas palavras possuem grafias diferentes, mas apresentam o mesmo sentido. Isso é o que acontece com as palavras maquiagem, maquilagem e maquilhagem. Entenda agora a origem de cada uma.

Muitas palavras possuem grafias diferentes, mas apresentam o mesmo sentido. Isso é o que acontece com as palavras maquiagem, maquilagem e maquilhagem.

As palavras com grafias parecidas, pronúncias também parecidas são as homônimas ou parônimas.

Vamos entender a origem de cada uma.




Maquilhagem:

É um substantivo feminino que provem do francês maquillage que significa ato ou efeito de maquilhar. Conjunto de cosméticos ou pinturas usados para maquilhar.

Sua pronuncia e utilização é do português europeu. É encontrado registro da palavra nos dicionários da língua portuguesa brasileira, porém, sendo pouco utilizada no Brasil e de comum utilização em Portugal. Pode ter como sinônimo, as palavras maquiagem ou maquilagem.

Leia também:

Exemplos de frases com a palavra maquilhagem:

  • Sua maquilhagem te deixou ainda mais bonita.
  • O blush que usou em sua maquilhagem, lhe deixou com a pele mais corada.

Maquilhagem, maquilagem ou maquiagem: Qual a grafia correta?
Imagem: Freepik.com.


Maquiagem:

É um substantivo feminino, que se divide em quatro sílabas, formado pela junção do verbo maquiar mais o sufixo agem.

Significa ação ou efeito de maquiar. É o conjunto dos artigos cosméticos utilizados para maquiar. É o resultado obtido com o uso desses artigos.

No sentido figurado, pode ser entendido como a ação de realizar melhorias em uma pessoa ou em algum objeto, melhorando sua aparência. Ação para encobrir algo.

Exemplos de frases com a palavra maquiagem:

  • Sua maquiagem está incrível,
  • Precisamos fazer uma maquiagem naquele carro, se quisermos vendê – lo.
  • Você precisa fazer uma maquiagem para retirar esse olhar cansado.
  • Fizeram uma boa maquiagem naqueles documentos, pois não encontramos nenhuma irregularidade visível até o momento.
Tem como sinônimos, as palavras maquilhagem e maquilagem.

Maquilagem: 

Substantivo feminino que significa ação ou resultado de maquilar. Coleção de produtos cosméticos para embelezamento. Ação de modificar algo para  encobrir imperfeições. Ato ou efeito de maquilar. Maquilagem deriva do verbo maquilar, onde o l foi conservado.

Exemplos de frases com a palavra maquilagem:

  • A maquilagem das madrinhas do casamento ficou perfeita.
  • Gosto de comprar maquilagem naquela loja, pois os produtos são de qualidade e os preços são bons.
  • A maquilagem daquele carro, disfarçou bem seus defeitos.
  • Eu gosto de maquilar as pessoas e deixa-las bonitas.

Historia da maquiagem e seus sinônimos

A história da maquiagem e de seus sinônimos, remonta à antiguidade, simbolizando poder político, rituais religiosos e padrões de beleza.

O Egito antigo foi o berço da maquiagem, o maior símbolo do seu uso foi Cleópatra. Na idade média, o uso da maquilagem foi associado ao pecado da luxúria e por isso foi condenado.

A Revolução Industrial e o surgimento da indústria do cinema, tornou o uso da maquilhagem, algo acessível às pessoas, especialmente às mulheres, que queriam ficar lindas como as atrizes. Isso fez com que o consumo e produção de maquilagem aumentasse muito.

Hoje em dia, a indústria de maquiagem é muito forte, com grande diversidade de marcas e opções, pois ela se tornou parte do cotidiano de muitas mulheres e homens.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, as maquilhagens combinam produtos que protegem a pele além de embeleza – la, o que torna o uso da maquilagem, algo para além de simples vaidade.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
  1. Maquilhagem é a palavra correta

    ResponderExcluir
  2. Shaushshsh eu falava maquiagem mas é maquilhagem mesmo q se fala

    ResponderExcluir
  3. Descobri a palavra "maquilhagem" em 2019, só que eu fui criado sob a língua portuguesa do Brasil, mas valorizo o português antigo recente, eu falava "maquiagem" e achava "maquilhagem" estranho, mas vou evitar falar "maquiagem" agora.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Maquilhagem, maquilagem ou maquiagem: Qual a grafia correta?
Maquilhagem, maquilagem ou maquiagem: Qual a grafia correta?
Muitas palavras possuem grafias diferentes, mas apresentam o mesmo sentido. Isso é o que acontece com as palavras maquiagem, maquilagem e maquilhagem. Entenda agora a origem de cada uma.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhurE_MTA3M_0auNN0xPoVViNMDEk9h7cdJD2eiPTGnDSDJkpexEkV4SugGvA7hdaTkbb51Ig5ArjPQxHLTqw4AzlMXDI1tAfxsjQ-O2DmiNpFhk118QP1YiKtYdZ96v8M0ttT-pWYKnrE/s1600/maquilhagem-maquilagem-ou-maquiagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhurE_MTA3M_0auNN0xPoVViNMDEk9h7cdJD2eiPTGnDSDJkpexEkV4SugGvA7hdaTkbb51Ig5ArjPQxHLTqw4AzlMXDI1tAfxsjQ-O2DmiNpFhk118QP1YiKtYdZ96v8M0ttT-pWYKnrE/s72-c/maquilhagem-maquilagem-ou-maquiagem.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/05/maquilhagem-maquilagem-ou-maquiagem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/05/maquilhagem-maquilagem-ou-maquiagem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar