$hide=page

Cursos de Português Online

Para mim ou para eu - Como escreve?

COMPARTILHE:

Para mim ou para eu? Saiba como escrever de forma correta essas duas palavras. Acesse e veja mais.

Para mim ou para eu? É bem provável que você até saiba qual é a certa, mas, vez ou outra, acaba deslizando a dizendo a forma errada.

Afinal, as duas existem, mas com sentidos completamente diferentes.

Há uma pergunta que, quando respondida, é capaz de evitar centenas situações em que você pode ser testado (a) e colocado (a) à prova:




Há conjugação de verbo com mim?

A resposta para a pergunta acima é: depende.

No geral, “mim” (forma oblíqua tônica que assume o pronome da 1ª pessoa do singular) não conjuga verbo, já que não é capaz de mudar uma ação verbal.

O correto é usar o pronome pessoal “eu” antes do verbo no infinitivo, isto é, verbos findados em AR, ER, IR e OR (um verbo com final UR está sendo estudado, mas ainda não faz parte da gramática e, consequentemente, dicionário).

Para mim ou para eu - Como escreve?
Imagem: Freepik.com


Mas, tem um ditado que afirma que toda regra tem a sua exceção, né?

Quando um verbo de ligação (verbos que não indicam ação, mas o estado do sujeito) aparecer junto de um predicativo do sujeito ou de verbos específicos (faltar, bastar, custar e restar), o certo é o uso de “mim”.

Sendo assim, veja alguns exemplos de frases em que “mim” foi usado corretamente:

Exemplos de conjugação com mim

Custa para mim permanecer na fila do show por cinco minutos.

Foi difícil para mim aceitar a sobremesa do almoço.

Portanto, quando alguém afirmar que “mim” não conjuga verbo, você pode tirar essa exceção à regra e mostrar que conhece bem o assunto.

Confira estas dúvidas também:

Eu e Mim: Quando usar
Tu e você: Quando usar

Para mim ou para eu?

No início deste artigo, já foi dito que ambas estão certas, diferindo no sentido em que se pretende passar na oração.

Veja como cada uma pode ser empregada corretamente:

Para mim

Deve ser usado quando estiver indicando o alvo ou completando o sentido de uma ação.

Para um melhor e maior entendimento, veja algumas frases e explicações para o uso de “para mim”:

Ela comprou uma blusa para mim! – Neste caso, o pronome ELA é quem pratica a ação. Com isso, “para mim” está indicando para quem essa ação foi feita.

Para mim, vocês não deveriam vender a casa. – Neste caso, “para mim” demonstrou a opinião, e não uma ação que é feita pelo pronome VOCÊS.

Para eu

Deve ser usado quando o “eu” for o sujeito do verbo, ou seja, vier logo em seguida do verbo no 
infinitivo. 

Seguindo a mesma linha de explicação feita em “para mim”, confira algumas frases e explicações do uso de “para eu”, respectivamente:

Ele levou uma roupa para eu usar – Aqui, temos dois verbos e duas orações. Na primeira oração, o verbo é “levou” e o sujeito é ELE. Na segunda oração, o verbo é “usar” e o sujeito é EU. Sendo assim, “para eu” está indicando uma ação relacionada à primeira praticada.

Fui à biblioteca e peguei três livros para estudar – Neste caso, o sujeito é o mesmo nas duas orações e responsável pela ação. Por isso, o “eu” é oculto, pois fica subentendido devido à conjugação do verbo IR (Fui à biblioteca...)


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 9
  1. vou pegar esse artigo e esfregar na cara de quem fala pra mim que mim não existe rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Explica esta frase.
    Tira uma foto para mim, é errado falar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta correta, pois está indicando o alvo ou completando o sentido de uma ação.

      Excluir
  3. Mim não conjuga verbo de jeito nenhum,a oração:"Custa para mim permanecer na fila do show por cinco minutos". Mim não está conjugando, já que mim não é o sujeito do verbo permanecer,ela está complementando apenas, então mim não conjuga verbo.

    ResponderExcluir
  4. É cloreto dizer: Ê difícil para mim estudar?

    ResponderExcluir
  5. Que artigo, senhoras e senhores! Que artigo! Meu Deus, se estuda tanto, mas mesmo assim, se morre burro.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Para mim ou para eu - Como escreve?
Para mim ou para eu - Como escreve?
Para mim ou para eu? Saiba como escrever de forma correta essas duas palavras. Acesse e veja mais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXnLzmpG_EMxwKQwS7RgoETuM1rEeHHurTA_YW1-74ZcBMmrdkZijPEVVEhOQodBz1r24m4811dIthy-E4EaGuchIOf-mVpzXF3uniXUWdv3N8FeS6of0tdKNBxTfkfiPo2-lrnjMsYqQ/s1600/para-mim-ou-para-eu-como-escreve.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXnLzmpG_EMxwKQwS7RgoETuM1rEeHHurTA_YW1-74ZcBMmrdkZijPEVVEhOQodBz1r24m4811dIthy-E4EaGuchIOf-mVpzXF3uniXUWdv3N8FeS6of0tdKNBxTfkfiPo2-lrnjMsYqQ/s72-c/para-mim-ou-para-eu-como-escreve.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/10/para-mim-ou-para-eu-como-escreve.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/10/para-mim-ou-para-eu-como-escreve.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar