$hide=page

Cursos de Português Online

Precisa-se ou precisasse? Quando usar

COMPARTILHE:

Precisa-se ou Precisasse? Antes de mais nada é preciso entender cada expressão verbal e conhecer seu significado e emprego tanto na pronúncia como na escrita.

Precisa-se ou precisasse estão absolutamente corretas, porém tem pronuncia, colocação e denominação gramatical diferentes. E bem diferentes mesmo, como vamos ver a seguir. A língua portuguesa é muito rica e os verbos tem muitas conjugações, o que causa sempre dúvidas como esta.

Antes de mais nada é preciso entender cada expressão verbal e conhecer seu significado e emprego tanto na pronúncia como na escrita. Lembrando que as duas são formas verbais do verbo precisar.

Precisa-se ou precisasse? Quando usar
Imagem: Freepik.com.


Precisa-se ou Precisasse?

Precisa-se é uma conjugação pronominal reflexa da terceira pessoa do singular com a partícula "se" indeterminando o sujeito (Saiba mais sobre sujeito indeterminado)

Precisasse está na primeira ou terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo, tempo verbal que se utiliza condicionalmente.

Pronúncia

 1.No primeiro caso (precisa-se)  a sílaba tônica é o ci.

"Precisa-se de vendedores com experiência"

2. Na segunda forma verbal do verbo precisar "precisasse" a sílaba tônica é o "sa".

"Se eu precisasse desse remédio eu compraria"

Como fica o plural?

No primeiro caso (Precisa-se) deve ser conjugado no presente do indicativo, sempre na terceira pessoa do singular com a partícula "se", mesmo que o objeto indireto esteja no plural.

"Precisa-se de balconista

Precisa-se de balconistas"

No segundo caso (precisasse) acompanha a conjugação do verbo:

(Se eu) precisasse
(Se tu) precisasse
(Se ele) precisasse
(Se nós) precisássemos
(Se vós) precisásseis
(Se eles) precisassem

Precisa-se é bastante utilizada em placas e anúncios de empregos, mas também deu nome a canção "Precisa-se de Santos" da Banda Vox Dei, autoria de Mayra Barbosa e Mayara Barbosa. Veja um pedacinho do refrão:

"Precisa-se de santos do século XXI
Comprometidos com o mundo e com o bem de cada um 
Que amem a eucaristia e não se envergonhem de contar
ao mundo a revolução que todos juntos vão cantar..."

Então não confunda precisasse que é primeira ou terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo com precisa-se que é uma conjugação pronominal reflexa da terceira pessoa do singular com a partícula "se".

Gostou do artigo? Compartilhe!



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
  1. Certa vez alguém obstinou-se comigo que "precisa-se" escrevia-se "precisasse".Sem justificativa aparente.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez alguém obstinou-se em afirmar que "precisa-se" escrevia-se "precisasse...sem fundamentar.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Precisa-se ou precisasse? Quando usar
Precisa-se ou precisasse? Quando usar
Precisa-se ou Precisasse? Antes de mais nada é preciso entender cada expressão verbal e conhecer seu significado e emprego tanto na pronúncia como na escrita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzEjRiCzb_VeOkigccqUlI9BGD6T3vxwx7NenFpk18ZMZJgeDwOwcaBJtoxK6AQmoF0gEU5LWFm3e5wQEg5t0Q1mTITouEH3aREdErElq_NpAp9_rYWzipfVyNHXVPRqpSx-VSclsJ7q8/s1600/precisa-se-ou-precisasse-quando-usar.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzEjRiCzb_VeOkigccqUlI9BGD6T3vxwx7NenFpk18ZMZJgeDwOwcaBJtoxK6AQmoF0gEU5LWFm3e5wQEg5t0Q1mTITouEH3aREdErElq_NpAp9_rYWzipfVyNHXVPRqpSx-VSclsJ7q8/s72-c/precisa-se-ou-precisasse-quando-usar.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/04/precisa-se-ou-precisasse-quando-usar.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/04/precisa-se-ou-precisasse-quando-usar.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar