$hide=page

Cursos de Português Online

Aluga-se ou alugam-se

COMPARTILHE:

Aluga-se ou alugam-se, qual a maneira correta de escrever? Aluga-se casas ou alugam-se casas. Veja o artigo e aprenda de maneira rápida como escrever corretamente.

Aluga-se ou alugam-se: Saiba aqui quando e como usar cada um destas expressões!

Vai alugar uma casa ou várias casas? Então a primeira coisa que você precisa saber é como escrever corretamente o seu anúncio. E um dos erros mais comuns é quanto à forma correta de escrever a placa “Aluga-se casas ou Alugam-se casas”. Esse artigo vai lhe ensinar a forma correta. Confira!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a maneira correta de colocar um anúncio de aluguel de alguma coisa, seja de um imóvel, carro, ou qualquer outro objeto. A principal dúvida é quanto a utilizar ou não o verbo no plural, por isso é comum ver anúncios da mesma coisa escritos de duas maneiras diferentes, por exemplo, Alugam-se casas e aluga-se cadeiras, muitas vezes um do lado do outro. Mas qual dessas duas formas é a correta?

Aluga-se ou alugam-se
Imagem: www.freepik.com

Quando utilizar aluga-se ou alugam-se

As duas maneiras de utilizar a palavra estão certas, a diferença é de quando é a hora certa para usar cada uma delas, uma vez que uma é a forma singular e a outra plural. Aluga-se casa e alugam-se casas são anúncios diferentes e os dois estão certos. Uma vez que o primeiro é referente a apenas uma casa que está disponível para ser alugada, enquanto o segundo se refere a duas ou mais casas que poderão ser alugadas.

Como usar aluga-se e alugam-se

Para saber diferenciar é muito fácil, uma dica é trocar a posição das palavras. Vamos pegar como exemplo a placa mais utilizada “Aluga-se casas” e “Alugam-se casas”.

No caso dessa frase o “se” é utilizado como uma partícula apassivadora, isso significa que o sujeito vai estar depois do “se” no caso o sujeito são as casas. Então trocando o sujeito de posição conseguimos identificar a maneira correta de escrever o anúncio. Observe:
"Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada" e
"Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas".
Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 6
  1. Houve um lapso no exemplo: "Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada". Se "casa" é o sujeito, de forma alguma há concordância. Se fosse "Aluga-se casa", tudo bem. Em suma: "Aluga-se casas" não existe. Pois o "se" aqui não é índice de indeterminação do sujeito como em: "Precisa-se de pedreiros".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.Sempre tiro minhas dúvidas aqui com vocês. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Fazendo uma crítica construtiva, acho que utilizam um texto muito longo antes de explicar o que se deseja saber. Nesse caso, a expressão "enchendo linguiça" é cabível. Para quem utiliza a internet para tirar uma dúvida momentânea, esse não é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela observação. Agradecemos seu comentário. Cada um tem um ponto de vista e um a opinião e respeitamos o seu.

      Abraços.

      Excluir
  4. Isso nao é questão de opinião e sim português, ops

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Aluga-se ou alugam-se
Aluga-se ou alugam-se
Aluga-se ou alugam-se, qual a maneira correta de escrever? Aluga-se casas ou alugam-se casas. Veja o artigo e aprenda de maneira rápida como escrever corretamente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKDospOk34Pk_Z_SODCM6cM28KdGmBbAspbGEQ7zr933x0k0hEIs5VvHTUyIhfXMbLw5wxlmL5_1cMuVjmnMBg3hjs5whgY7gwb2iBrCXzw9fWpurPMS-3YFgRSUXPnH-Z7uRBnHzFad4/s1600/aluga-se-ou-alugam-se.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKDospOk34Pk_Z_SODCM6cM28KdGmBbAspbGEQ7zr933x0k0hEIs5VvHTUyIhfXMbLw5wxlmL5_1cMuVjmnMBg3hjs5whgY7gwb2iBrCXzw9fWpurPMS-3YFgRSUXPnH-Z7uRBnHzFad4/s72-c/aluga-se-ou-alugam-se.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2016/04/aluga-se-ou-alugam-se.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2016/04/aluga-se-ou-alugam-se.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar