$hide=page

Cursos de Português Online

Google Acadêmico: saiba tudo sobre ele

COMPARTILHE:

saiba tudo sobre o Google Acadêmico, como funciona, para que serve e todas as informações sobre as pesquisas do Google Acadêmico.

Precisando de uma mãozinha pra seus trabalhos acadêmicos ou da escola? veja como o Google acadêmico pode ser uma mão na roda!

Quem é das antigas se lembra com clareza (e, às vezes, até saudade) dos tempos em que, para fazer uma simples pesquisa escolar, as pessoas tinham que recorrer a pesadas enciclopédias, que eram vendidas de porta em porta.

Os verbetes eram classificados em ordem alfabética em diversos volumes diferentes, e era possível que se gastasse mais tempo pesquisando um verbete do que, realmente, executando a pesquisa e alimentando o trabalho escolar. Ah, e tem mais um detalhe: se essas enciclopédias não contivessem a resposta que o aluno procurava, lá iam-se todos para as bibliotecas, passar horas pesquisando em livros pelo verbete necessário. 

É difícil imaginar o quanto a gente “tinha tempo” para isso naquela época, não é? Principalmente agora que tudo – inclusive uma simples pesquisa – é feito com tamanha rapidez que, para os mais tradicionais, isso seria inimaginável. Onde já se viu, procurar um verbete e ter que esperar apenas 10 milésimos de segundo (ou menos) para ver as respostas aparecerem na tela?

Google Acadêmico: saiba tudo sobre ele
Logo: Google | Edição: @edigley

Hoje, em tempos de internet, muita gente trocou todas as enciclopédias pela Wikipedia – que, apesar de muito legal, não pode ser considerada sempre a fonte mais confiável de pesquisa. Mas existem tantos outros sites para complementar os estudos que, em algumas vezes, a oferta de conhecimento é tanta que acabamos nos perdendo entre centenas de milhares de possibilidades. 

Pensando nisso o Google, principal motor de busca do mundo, desenvolveu o Google Acadêmico, que promete uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente afim de dar às pesquisas fontes mais confiáveis de aprendizado. Funciona assim: você pode realizar pesquisas que abranjam diferentes disciplinas e fontes e ter o resultado da busca em um só lugar. 

O Google Acadêmico realiza a pesquisa através do termo de busca e localiza artigos, resumos e citações que tenham a ver com o(s) verbete(s), além de armazenar artigos integrais web ou na biblioteca que cada um pode criar para si. Ao criar uma área de biblioteca com seus interesses de leitura você também recebe alertas sobre os principais artigos da sua área de pesquisa.

Os materiais do Google Acadêmico 

Todos esses recursos acima citados levam o estudante a uma infinidade de informações – só que, dessa vez, filtradas por confiabilidade da fonte. Dentre os principais materiais listados pelo Google Acadêmico estão artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas/organizações profissionais/bibliotecas de pré-publicações/universidades, entre outras entidades de ensino e pesquisa.

Todos os materiais listados em uma pesquisa no Google Acadêmico são distribuídos para o pesquisador através da relevância do verbete em relação à qualidade do conteúdo. Isso significa que, mesmo que sua pesquisa dê centenas de páginas de achado, você pode contar sempre com as primeiras páginas na lista de resultados para fazer todo o seu trabalho, do mesmo jeitinho que acontece quando você pesquisa por qualquer outra coisa no Google. 

A título de curiosidade, o Google classifica a relevância de cada um dos resultados de busca através da análise do texto integral de cada artigo, o autor (se é reconhecido na área do conhecimento, se tem contribuições relevantes), a publicação em que o artigo saiu e a frequência com que foi citado em outras publicações acadêmicas. 

Além de ser um ótimo recurso para estudantes do mundo inteiro, o Google Acadêmico também tem chances de se tornar um incrível marketplace para editoras, que podem, a partir de agora, dar publicidade a seus livros de forma mais focada e abrangente.

É possível, também, que esse recurso se torne uma grande comunidade, já que o Google incentiva bibliotecários a ajudar usuários comuns a criar e organizar uma biblioteca descomplicada e eficiente, que esteja sempre em mãos caso o estudante precise fazer pesquisas pontuais e/ou urgentes. 

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam fazer seus trabalhos com sucesso ok? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Google Acadêmico: saiba tudo sobre ele
Google Acadêmico: saiba tudo sobre ele
saiba tudo sobre o Google Acadêmico, como funciona, para que serve e todas as informações sobre as pesquisas do Google Acadêmico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB5zZxQ_njmmccFilD1j937OzwnZsPtci4epjPyS6DtpjQM7Fwtv6cGrfbHQdBJ3NkGfD1id-pmuh3fQeZYJarkZDMsZdE9TdvefBm5I_49idzzH6z03yXYsN3KyDs9CePR9IxXa7jeIs/s1600/google-academico-saiba-tudo-sobre-ele.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB5zZxQ_njmmccFilD1j937OzwnZsPtci4epjPyS6DtpjQM7Fwtv6cGrfbHQdBJ3NkGfD1id-pmuh3fQeZYJarkZDMsZdE9TdvefBm5I_49idzzH6z03yXYsN3KyDs9CePR9IxXa7jeIs/s72-c/google-academico-saiba-tudo-sobre-ele.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2015/05/google-academico-saiba-tudo-sobre-ele.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2015/05/google-academico-saiba-tudo-sobre-ele.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar