Como escrever: Senão ou se não? Junto ou Separado

Senão ou se não? Escrever junto ou separado? Esta também é uma das grandes dúvidas no momento de escrever ou vai dizer que nunca aconteceu com você? Comigo já.

Na frase "cuidado ao usar o celular no bolso, SENÃO poderá ser furtado". Esse SENÃO você escreveria, JUNTO ou SEPARADO? Continue lendo e saiba se é junto ou separado.




Senão ou se não? Junto ou Separado

Saiba que as duas formas estão corretas, mas o sentido que pode ser diferente dependendo da situação. Aprenda agora o uso correto de "senão" e "se não".

Senão ou se não
Imagem: Freepik

Quando usar SENÃO 

SENÃO - Conjunção adversativa e preposição, formada através da junção de se + não, se refere a uma limitação ou exceção, indica também uma consequência negativa de uma afirmação anterior com o sentido de:
  1.  do contrário, caso contrário, de outro modo, de outra forma -
  2.  mas, mas sim;
  3.  mais do que;
  4.  a não ser.
Exemplos: 
  • Um espaço cultural deve estar a serviço da qualidade, senão é desserviço. [do contrário] 
  • É ele quem decide as obras prioritárias, não com bairrismos ou individualismos, senão com o espírito de bom administrador. [mas sim] 
  • Para que Paulo se conformasse com a ruptura, disse que ele não fora senão um zero à esquerda todos aqueles anos. [mais do que] 
  • As drogas não oferecem senão uma tênue e fugaz visão do paraíso. [a não ser, mais do que] 
  • O Pareiassaurus é uma prova incontestável de que a América do Sul e a África pertenciam a placas continentais próximas, no passado. Senão, como explicar a presença de um animal eminentemente terrestre dos dois lados do Atlântico? [de outro modo, do contrário]

Saiba também:
  1. 10 erros de ortografia que todo mundo já cometeu
  2. Afim ou a fim, como escrever corretamente?
  3. Ter a ver ou ter haver?

Quando usar SE NÃO 

SE NÃO - É uma sequência formada pela conjunção se e pelo advérbio não. Utiliza-se normalmente como conjunção condicional ou integrante. Tem significado de caso não, quando não.
  • Você fala como se não o conhecesse. [caso não]
  • A história nos ensina que é muito difícil, se não impossível, encontrar um bom político que seja um bom administrador. [quando não]

    Conclusão

    Quando a substituirmos por outra palavra e sabemos o significado, logo ica fácil saber se senão ou se não se escreve junto ou separado.

    Na frase que foi colocada logo na introdução do texto: "cuidado ao usar o celular no bolso, SENÃO poderá ser furtado" neste caso o SENÃO tem sentido de "do contrário", portanto é junto mesmo. Com todas estas dicas que explicamos no texto, agora é bem difícil errar.

    Gostou do artigo?

    Conpartilhe nas redes socais, deixe seu comentário. Sua opinião é importante para sabermos suas dúvidas e também para melhorar cada vez mais as dicas do Como Escreve.
    Share on Google Plus

    About Marilucia Santos

    Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    - Os comentários deste blog são todos moderados;
    - Escreva apenas o que for referente ao tema;
    - Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
    - Identifique-se.