Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos

Antônimos e sinônimos, saiba qual a diferença.

A gramática da língua portuguesa não é uma das mais fáceis, visto que variantes linguísticas, estruturas fixas e até derivações.

Quando se está estudando ou se está praticando a língua, seja por meio de um texto ou um discurso, é comum que seja utilizado muito o sinônimo, de modo a não deixar o texto repetitivo ou redundante. Por outro lado, há também o antônimo, que serve para enfatizar algo contrário.

Sinônimo

O sinônimo é aquela palavra que tem um valor semântico semelhante a uma outra palavra. Por exemplo: público-alvo, audiência, plateia são sinônimos. Carro, automóvel, veículo também são. Perto e próximo também.

Veja também:
Pode ser que nem sempre a palavra irá indicar exatamente o que você quer dizer, afinal, existem palavras para designar tudo com precisão, porém, é interessante usar o sinônimo para enriquecer o texto e propor um conteúdo mais rico em palavras!

Antônimo

Já o antônimo é o contrário do sinônimo. Isso quer dizer que são duplas de palavras que se contradizem entre si, que são contrárias, opostas uma da outra. Por exemplo: possível – impossível, corajoso – covarde, alto – baixo, gordo – magro, e assim por diante.

Antônimos e sinônimos

É preciso ter muito cuidado quando se denomina que uma palavra é antônima da outra. O exemplo clássico é o preto – branco. Por que o branco é o contrário do preto e vice-versa? É diferente você dizer que alguém é alto e baixo, já que essas são as palavras que designam essa condição.

Mas, em nenhum momento, o preto foi dito que é o contrário do branco. Isso é completamente cultural, sendo que somos ensinados desde pequenos essa relação.

Portanto, tome cuidado. O antônimo deve fazer sentido!

Tanto o sinônimo quanto o antônimo devem ser usados no dia a dia, na escola, na língua falada e escrita pois, a utilização deles comprovam que você sabe diferencia-los e sabe usa-los ao seu favor para enriquecer a sua fala e seu texto!
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.