$hide=page

Cursos de Português Online

Livro mostra o que números comprovam – ou não – fatos da humanidade

COMPARTILHE:

Obra de Vaclav Smil usa a matemática para atestar ou refutar conceitos preconcebidos pela sociedade. A matemática pode ser usada para desven...

Obra de Vaclav Smil usa a matemática para atestar ou refutar conceitos preconcebidos pela sociedade.

A matemática pode ser usada para desvendar mistérios, responder dúvidas e apresentar novos fatos para a humanidade. É usando desta premissa que o escritor tcheco-canadense, Vaclav Smil, escreveu o livro “Numbers Don’t Lie: 71 Things You Need to Know About the World”, traduzida para o português como “Os Números Não Mentem: 71 Histórias Para Entender o Mundo”. A obra foi publicada em 2020 e chegou às livrarias brasileiras no ano passado.

Ao longo de 362 páginas, o autor apresenta textos curtos sobre temas variados, como alimentação, comportamento, saúde, meio ambiente, geração de energia, transporte, dentre outros. Em cada um deles, usa os números, o cálculo de probabilidades, os gráficos e os estudos de estatística para embasar um raciocínio capaz de comprovar ou refutar conceitos preconcebidos pela sociedade.

Com o auxílio da matemática, Smil desvenda um dos principais mistérios que assola o ser humano: “o que é a felicidade?”. E, em seguida, complementa: “é possível mensurá-la?”. Ele também responde dúvidas, como “o que é mais nocivo para o meio ambiente: o celular ou o carro?” e “é perigoso voar de avião?”.

Além disso, o autor traz afirmações curiosas, como: o ser humano deve agradecer às glândulas sudoríparas pela sua inteligência; os franceses diminuíram o consumo do vinho com o passar dos anos; e a década de 1880 representou o auge da tecnologia.

"Meu objetivo é demonstrar não apenas que os números não mentem, mas descobrir qual verdade eles transmitem", informa Smil ao leitor. Para isso, ele busca explicar o mundo a partir de dados científicos, históricos e estatísticos.

 Até mesmo na busca por uma resposta que, à primeira vista se apresenta subjetiva, como a definição sobre o que é felicidade, o autor recorre aos números. Para ele, o aumento das taxas de suicídios e crimes violentos são indicadores de infelicidade. Já a renda per capita, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, não é considerada no cálculo para medir a felicidade.

De acordo com Smil, o crescimento das nações não é diretamente proporcional à felicidade. Esta equação nem sempre é exata. Mas ele alerta sobre a necessidade de progresso da humanidade, o que significa ter crianças vacinadas, nutridas, com saúde e educação garantidas pelo Estado, e uma maior expectativa de vida.

Leitor ilustre

Ao reunir a ciência, os fatos históricos e os números com um toque de perspicácia, Smil revela uma nova forma de olhar as transformações vividas pela sociedade moderna e, também, de aprender com elas. Por conta disso, o livro tem conquistado leitores de diferentes países, dentre eles, o empresário norte-americano Bill Gates.

Em seu blog pessoal, intitulado Gates Notes, o fundador da Microsoft fez um review sobre a obra e recomendou a leitura aos seguidores. “Eu amo como este livro força você a pensar sobre a história por trás de uma estatística”, afirma no texto.

Bill Gates também falou sobre a afirmação de Slim a respeito da tecnologia na década de 1880. “Uma das minhas coisas favoritas sobre a escrita de Vaclav é sua capacidade de contextualizar a história. Embora seja tentador ver a era em que vivemos agora como uma época de inovação sem precedentes, ele argumenta que a década de 1880 viu o verdadeiro boom da tecnologia”, explica.

Em seguida, o empresário destaca que aquela foi a década de descobertas como a eletricidade, o motor de combustão interna, a bicicleta moderna e a caneta esferográfica. “A partir de Thomas Edison, foi possível criar o elevador elétrico, em 1889, o que possibilitou construir edifícios mais altos, já que as pessoas não precisariam mais depender de escadas para chegar ao último andar”, escreve em seu blog para confirmar que aquela década realmente teve grande importância para a tecnologia.

Outras obras

Vaclav Smil é cientista, analista político e professor universitário. Sua obra conta com mais de 40 livros publicados. O primeiro deles, “China's Energy: Achievements, Problems, Prospects”, data de 1976. Já o mais recente é o título “Grand Transitions: How the Modern World Was Made”, que chegou ao mercado em 2021.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Livro mostra o que números comprovam – ou não – fatos da humanidade
Livro mostra o que números comprovam – ou não – fatos da humanidade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_TdLSFH_VBXXUojX_weMx8XqrWR86yXlYtomiHVoNfQ9-uiQX2P-48hvclqoA-24N88aEVKkLiCKgBaYQV7bJQOO-vZf9LwQFyQASRj-KVli7xNyMOvVVnjPCG-PEr25jn6jC1C7jYssq5OzGbTWn4iumPWxyhDvj-7WRexFYhCqfvCi5tDQZydH1/s16000/Livro%20mostra%20que%20n%C3%BAmeros%20comprovam.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_TdLSFH_VBXXUojX_weMx8XqrWR86yXlYtomiHVoNfQ9-uiQX2P-48hvclqoA-24N88aEVKkLiCKgBaYQV7bJQOO-vZf9LwQFyQASRj-KVli7xNyMOvVVnjPCG-PEr25jn6jC1C7jYssq5OzGbTWn4iumPWxyhDvj-7WRexFYhCqfvCi5tDQZydH1/s72-c/Livro%20mostra%20que%20n%C3%BAmeros%20comprovam.webp
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2022/04/livro-mostra-que-numeros-comprovam.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2022/04/livro-mostra-que-numeros-comprovam.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar