$hide=page

Cursos de Português Online

"Estória" e "História": Como usar de maneira correta estas palavras

COMPARTILHE:

Veja a diferença entre os termos "Estória" e "História". Aprenda qual o termo correto a ser usado, exemplos e dicas para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto.

A língua portuguesa é cheia de palavras com escritas e sonoridades similares. Por exemplo, a dupla "Estória" e "História". Apesar de parecidas, elas não possuem o mesmo sentido e tem uma que é mais aceita para uso.

Para evitar dúvidas como esta é preciso entender um pouco mais sobre as palavras. Bem como seu significado e a diferença que elas possuem. Desta forma, ao escrever ou falar, você saberá qual o melhor termo a ser usado.

"Estória" e "História": entenda qual o termo correto a ser usado na língua portuguesa. Veja exemplos práticos e dicas para não errar na escrita.

Neste artigo, aprenda o significado dessas palavras tão similares. Além disso, veja as diferenças e exemplos de uso no dia a dia. Certamente não terá mais dúvidas depois da leitura.

Significado de "Estória" e "História"

O primeiro passo é entender o significado de "Estória" e "História". Assim temos:
  • Estória: texto popular, narrativa tradicional, estória infantil. Palavra geralmente usada para designar uma narrativa de ficção: a estória da vovó;
  • História: conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução. Segundo o lugar, à época, o ponto de vista. Ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.
Em resumo, com o significado é possível ver que estória está relacionado ao lúdico. Já história tem uma relação maior a realidade e fatos comprovados.

"Estória" e "História": Como usar de maneira correta estas palavras
Imagem: www.freepik.com

Diferença entre os termos

Apesar de parecidas, "Estória" e "História" possuem diferenças não só na escrita. Inclusive, socialmente é mais aceita e preferível a palavra história. Inclusive, segundo a Academia Brasileira de Letras, estória não é um termo unanimemente aceito.

Em resumo, utiliza-se a palavra história para fatos reais e documentados. Já estória é principalmente utilizada para narração de ficção e fatos imaginários. Ou seja, a assuntos mais lúdicos.

Porém, vale lembrar que muitos estudiosos ainda defendem o banimento da palavra estória. Logo, história deveria ser usada para todos os casos citados acima. 

Exemplos do uso de "Estória" e "História"

Uma das formas principais de assimilar o uso das palavras "Estória" e "História" é vendo exemplos. Desta forma, você consegue compreender os casos e se adequar.

Em relação ao uso de história temos como exemplo:

  • Fui mal na prova de história ontem;
  • Preciso estudar história para o vestibular;
  • Estou pesquisando a história dos carros elétricos;
  • Quero cursar história na faculdade;
  • Eu chorei com a história do acidente no jornal.
Já com estória temos:

  • Filha, vou ler a estória da Cinderela para você;
  • Você conhece as estórias do Cebolinha?;
  • A avó contou uma estória assustadora sobre bruxas aos netos;
  • O pai leu uma estória para seus filhos;
  •  Disney contará novas estórias de Mickey e Miney.
De acordo com os exemplos acima é possível ter uma compreensão maior do uso dos termos. Inclusive, perceber que eles não podem ser usados como sinônimos. 

Estória e História tem acento?

Um fator que também causa dúvida sobre os termos "Estória" e "História" é o uso do acento. Conforme apresentado neste artigo as duas possuem acento agudo na letra o.

Mesmo que estória ainda esteja em desuso, a grafia deste termo sem acento caracteriza um erro ortográfico. Bem como com história, que sempre deve acompanhar o acento agudo. 

História deve ser escrito em maiúsculo?

Ainda acerca desses termos, outro questionamento que sempre aparece é sobre a grafia em maiúsculo de história. Em resumo, segundo o novo acordo ortográfico de 2009, a grafia com maiúsculo é opcional.

A princípio, foi determinado que nomes que indicam domínios do saber tem como opcional o uso da letra maiúscula. Por exemplo, nomes de cursos e disciplinas, como história, matemática, ciências, português e etc.

Entretanto, se esta palavra for usada com o sinônimo de conto ou narração deverá aparecer em minúscula. Afinal, são termos comuns e não domínios do saber. 

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: "Estória" e "História": Como usar de maneira correta estas palavras
"Estória" e "História": Como usar de maneira correta estas palavras
Veja a diferença entre os termos "Estória" e "História". Aprenda qual o termo correto a ser usado, exemplos e dicas para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz70ZKptpZXRFhyphenhyphen7YLwV7BnRFCMERTWfvEtPH9KuHLVa9eAZv9DeLU_U414JBdHqufYJ-UDJWcuL_vo_mxofr6RzOzEpKhuA5XqGoimPgw18RxhZ9tLNLmm1yQb-oRvfoXGuEVY089pFo/s16000/estoria-e-historia-como-usar-de-maneira-correta-estas-palavras.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz70ZKptpZXRFhyphenhyphen7YLwV7BnRFCMERTWfvEtPH9KuHLVa9eAZv9DeLU_U414JBdHqufYJ-UDJWcuL_vo_mxofr6RzOzEpKhuA5XqGoimPgw18RxhZ9tLNLmm1yQb-oRvfoXGuEVY089pFo/s72-c/estoria-e-historia-como-usar-de-maneira-correta-estas-palavras.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/estoria-e-historia-como-usar-de-maneira-correta-estas-palavras.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/estoria-e-historia-como-usar-de-maneira-correta-estas-palavras.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar