$hide=page

Cursos de Português Online

Qual o plural de caráter e mau-caráter?

COMPARTILHE:

Você já pensou sobre a forma plural da palavra caráter? E da forma plural de mau-caráter? Confira aqui.

Você sabe qual o plural de caráter e mau-caráter? Acho que vai estranhar ou se surpreender!

Você sabe diferenciar o uso do prefixo bom, mau, bem e mal?

Em geral, o plural das palavras na língua portuguesa tem o acréscimo da letra s ao final por exemplo: gato/gatos. No entanto, quando as palavras têm sua terminação em r é preciso se atentar com a formação destas no plural.

Normalmente não pensamos muito sobre o uso do plural de caráter assim como também na forma plural da palavra mau-caráter. Aqui mostraremos que não é nenhum mistério entender a forma plural destas duas palavras que têm sua origem no latim.

Qual o plural de caráter e mau-caráter?
Imagem: www.freepik.com

O plural de caráter

A palavra caráter tem mais de um significado e é muito utilizado para designar letras, números ou sinais de pontuação. Assim como também pode designar, traços de personalidade de um indivíduo, por exemplo: ele é uma pessoa de caráter idôneo.

A palavra caráter deriva do latim character que subsequentemente derivou do grego antigo kharakter significando tipo, natureza ou simplesmente caráter. O dicionário português brasileiro possui a palavra caractere e, apesar de ter uma origem em comum o uso é diferente.

A palavra caractere é utilizada para designar letras, símbolos ou sinais criados no teclado e exibidos na tela do computador. Assim caráter e caractere são sinônimos, porém, são usados pelos falantes do português brasileiro de forma diferente como mencionado acima.

Do mesmo modo que a etimologia de ambas a palavras também diferem; por exemplo caractere deriva da palavra grega charaktér-éros.

Apesar da grafia da palavra ser caráter, antes do Acordo Ortográfico de 1990 a palavra era grafada de duas maneiras. Igualmente era grafada caráter e carácter que acabou abolida, sendo considerada a grafia caráter e o plural de caráter, caracteres.

A palavra caracteres, plural de caráter, apresenta duas curiosidades interessantes, ela retoma o c antes do t, como no latim.

Assim como ela também muda a sílaba tônica que era o rá e passa a ser a sílaba te, caracteres. Portanto, a palavra caráter e a palavra caractere compartilham a mesma grafia ao serem utilizadas em sua forma plural: caracteres. 

Saiba mais também sobre:

Plural de mau-caráter

Agora que desvendamos o mistério sobre o plural de caráter ficará mais simples entendermos qual o plural da palavra mau-caráter. O plural é maus-caracteres.

Exemplo:
"Pai e filho são maus-caracteres".

A palavra mau-caráter é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, é usado para designar tanto gênero feminino ou masculino. Ser uma pessoa mau-caráter significa ser uma pessoa sem princípios, que seja capaz de atos traiçoeiros; uma pessoa não confiável.

Ademais é necessário diferenciar se a palavra que utilizaremos é com hífen ou sem, pois, há algumas diferenças na grafia.

Mau-caráter

É quando usamos a palavra como adjetivo ou substantivo que indica que uma pessoa não é confiável, capaz de traição.
  • João continua o mesmo mau-caráter de antes;
  • Maria demonstrou como é mau-caráter.

Mau caráter

É quando utilizamos a palavra mau como um simples adjetivo, e é importante não confundirmos mal com mau, conforme abaixo:
  • Aquela pessoa tem um mau caráter;
  • Aquele moço é uma pessoa de mau caráter.
Então por se tratar de um termo composto, formado por um adjetivo mais um substantivo, sendo duas palavras variáveis e, analogamente como vimos no exemplo anterior com o plural de caráter, a forma correta do plural de mau-caráter é maus-caracteres.

Palavras com hífen

Palavras com hífen deixam dúvidas no emprego deste em palavras com o prefixo mal, normalmente é obrigatório o uso, veja:
  • Mal-acabado;
  • Mal-ensinado
  • Má-língua e o plural, más-línguas
Com as reformas ortográficas muitas palavras que aparentemente seriam separadas, formam agora uma palavra única, como indicado nos exemplos abaixo:
  • Malcasado
  • Malcozido
  • Malcriado
Veja aqui: Uso do hífen na nova ortografia
Diversos termos deixam dúvidas em relação ao uso do hífen por isso é sempre bom consultar dicionários on-line ou gramáticas.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é uma opção bastante interessante já que inclui diversas palavras e é constantemente atualizado.

Ainda não faz parte do nosso Canal no Telegram?

Quer saber mais dicas de português? Entre no nosso Canal no Telegram, veja o que tem por lá:
  • Dicas exclusivas;
  • Quizzes e enquetes;
  • E-books com questões de concursos e da nova ortografia;
  • Livros gratuitos para baixar;
  • Mapas mentais;
  • E muito mais.



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Qual o plural de caráter e mau-caráter?
Qual o plural de caráter e mau-caráter?
Você já pensou sobre a forma plural da palavra caráter? E da forma plural de mau-caráter? Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMZvLg2dLahI0wW8d7uLpvIWt9eZtBOxf9jQVsyFZEOTGY5qjO_qBdOirXjNkwltKWNd6KRRZMfuQyPMHtwkJRace2sec7hhpcRWGqCQvGmNSsykFfTiP2HxsFpQEa3mfLnXKIkx_MB6U/s1600/qual-o-plural-de-carater-e-mau-carater.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMZvLg2dLahI0wW8d7uLpvIWt9eZtBOxf9jQVsyFZEOTGY5qjO_qBdOirXjNkwltKWNd6KRRZMfuQyPMHtwkJRace2sec7hhpcRWGqCQvGmNSsykFfTiP2HxsFpQEa3mfLnXKIkx_MB6U/s72-c/qual-o-plural-de-carater-e-mau-carater.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/qual-o-plural-de-carater-e-mau-carater.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/qual-o-plural-de-carater-e-mau-carater.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar