$hide=page

Cursos de Português Online

Os Erros Mais Cometidos nos Concursos Públicos

COMPARTILHE:

Veja neste artigo os erros mais cometidos nos concursos públicos. Nele vamos falar sobre o assunto, além de dar dicas de como não cometer esses e outros erros durante os estudos.

Para quem tem em mente prestar concurso público para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, estudar é primordial.

Contudo, apesar de não ser fácil, o candidato deverá atentar para alguns tópicos que podem prejudicar seu desempenho.

Com isso, vamos falar neste artigo sobre os erros mais cometidos nos concursos pelos candidatos. Além de dar dicas de como se preparar da melhor forma possível para as provas.

Os TOP 10 dos Erros Mais Cometidos nos Concursos Públicos

A princípio, vamos listar os dez erros mais cometidos nos concursos, principalmente durante as provas. O que pode acarretar a reprovação e desapontamento após tantos meses de preparação. Erros que parecem bobos, mas que com um pouco de atenção podem se tornar aliados na hora da prova.

Os Erros Mais Cometidos nos Concursos Públicos

10º- Leitura insuficiente das questões da prova

A negligência ao ler o conteúdo total das questões recebe o primeiro lugar. Isso porque os candidatos não leem as questões das provas na íntegra.

Seja por excesso de confiança, ansiedade ou tempo curto. Portanto, isso leva a muitos erros na hora de responder as questões, pois em algum ponto está a resposta.

Caso o candidato deixe passar despercebido por não ter lido todo o conteúdo. A também a questão da falta de compreensão de texto. O Estudo desse fator é essencial para se possa compreender o que realmente se está solicitando na questão.

9º- Saber qual é a banca organizadora é fundamental

Além disso, o candidato deve pesquisar a banca para saber qual o tipo de prova será aplicada. Bem como para saber como se comportar em cada questão. Estudar as provas aplicadas pela banca em outros concursos já da uma ideia de como será a prova. Evitando assim os erros mais cometidos nos concursos.

Dessa forma, ficando mais fácil se preparar e estabelecer um parâmetro de tempo para a realização de cada questão.

Interpretação de texto também é de fundamental importância para o acerto da resposta. Muitas bancas organizadoras mantém um padrão para a criação de seu conteúdo. Assim se você já saber qual será a banca, pode iniciar os seus estudos com um rumo já definido.

Uma boa dica é iniciar sempre pelos temas de redação que a banca costuma solicitar. Logo você terá uma noção de qual é o tipo de tema que se aborda. 

Saiba mais sobre:  

8º- Conhecer o edital a fundo

Como ponto de início do concurso o edital não é apenas a parte burocrática do processo. Nele estão todas as informações importantes para que o candidato se prepare para o concurso. Por isso é muito importante ler todas as entrelinhas do edital e conhecer a fundo tudo o que será cobrado.

Não somente nas provas escritas, como também nas provas de aptidão física se houver, entre outras. Paralelamente, um outro fator importante é a documentação em dia.

Muitos esquecem que ao serrem aprovados deverão entregar uma lista enorme de documentos. Sendo alguns deles de caráter eliminatório.

7º- A negligência em não estudar todas as matérias

De acordo com o famoso “já sei essa matéria”, muitos candidatos negligenciam os estudos de todo conteúdo para o concurso. Dessa forma realizam um dos erros mais cometidos nos concursos. Pois uma vez que está no edital será cobrado na prova. 

Deixa de estuda regras básicas de como fazer uma boa redação também está entre os erros mais comuns.

Assim é necessário treinar muito, uma boa dica é fazer pelo menos uma redação por dia, se possível peça que outra pessoa corrija para você, assim você pode ter uma visão extra sobre o seu material? É comum ver o depoimento de muitos candidatos sobre o não precisar estudar a língua do nosso país, o português. Isso por que não gostam ou acreditam que já sabem tudo por ser nosso idioma natal.

Então estude muito a língua portuguesa pois ela é uma das matérias que mais rodam em todo tipo de prova.

6º- Acumular material de estudos

Para os candidatos que aguardam a abertura dos editais, muitas vezes estudar o que aparece é a melhor opção. Parece familiar? Se positivo, muito cuidado.

Muito conhecimento disperso e sem foco acabam atrapalhando no rendimento durante a preparação para as provas. Criei um planejamento para que se possa criar um projeto de estudos, assim você pode averiguar todas as matérias com concentração. Assim irá realizar um verdadeiro aprendizado.

5º- Planejamento ineficaz

Sem dúvidas o planejamento é o que vai auxiliar o candidato a conseguir estudar todo o conteúdo para as provas. Um erro muito comum é a falta dele, pois muito candidatos acabam deixando para a última hora os estudos.

Principalmente praticando um dos erros mais cometidos nos concursos. Sendo os assuntos a serem estudados os mais sérios e aprofundados em determinadas matérias. Além disso, planeje outros momentos da sua caminhada para aprovação, como deslocamento para o dia da prova, alimentação e exercícios para o início, meio e fim dos seus estudos.

É muito importante não deixar de revisar constantemente e saber também a hora de parar e relaxar para poder realizar a prova com confiança e tranquilidade.

4º- Lidar com sua capacidade física, mental e emocional

Quanto a capacidade física, o candidato deve atentar ao bom descanso durante os estudos e principalmente dias antes da prova. Estudar na véspera não adianta nada e ainda gera muita ansiedade e nervosismo, afetando a capacidade emocional.

Além de uma overdose de estudos também pode causar grande fadiga mental. Podendo acontecer brancos durante a prova ou até mesmo crises de ansiedade e medo.

3º- Administração do tempo e foco

Por vezes os candidatos acabam administrando mal o uso do tempo para os estudos ou para os períodos de descanso. Isso acaba comprometendo o rendimento do candidato na hora da prova. Igualmente, falta de sono ou excesso de estudos podem ser itens a serem revisados.

Cada ajuste no tempo é precioso para que todo o ciclo durante o concurso seja realizado de forma eficaz. Tenha foco, para passar em um concurso não basta apenas planejar é preciso executar. Então estude o que realmente importa,

2º- Saber pedir ajuda

Para muitos candidatos fazer um curso ou ter ajuda de um professor particular é um custo muito alto. Contudo, muitas das vezes e mesmo com toda a dedicação algumas matérias podem não ser de domínio do candidato.

Uma alternativa é estudar com quem já fez algum concurso ou que tenha mais facilidade na matéria.

1º- Deixar as revisões e exercícios de lado

Uma das principais ferramentas para os candidatos são as revisões e repetições de exercícios para a fixação da matéria estudada. Dessa forma, fica mais fácil não só ajustar o conhecimento como também reforçar a memorização.

Principalmente na hora de realizar a redação. Praticar a leitura, interpretação de texto e redação ajudam na cronometragem do tempo e no desenvolvimento do pensamento.

Além disso, realizar exercícios e revisões fazem com que os erros mais cometidos em concursos não sejam repetidos.

E não estamos falando de somente de erros de ortografia mas também de erros de disciplina. Veja também vídeos e tutoriais, eles sempre irão agregar no seu estudo. Assim você estará preparo(a) para qualquer questão que possa surgir nas suas provas.

DICA EXTRA

[Os 100 Erros de Português de A e Z cometidos por todos nós ##fa-link##]


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Os Erros Mais Cometidos nos Concursos Públicos
Os Erros Mais Cometidos nos Concursos Públicos
Veja neste artigo os erros mais cometidos nos concursos públicos. Nele vamos falar sobre o assunto, além de dar dicas de como não cometer esses e outros erros durante os estudos.
https://1.bp.blogspot.com/-cq67OeCfI7E/Xq3k_InyYUI/AAAAAAAAPeE/68r-BsGIVl49jaYOxmP3nLtU1sscs9k4wCLcBGAsYHQ/s1600/os-erros-mas-cometidos-nos-concursos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-cq67OeCfI7E/Xq3k_InyYUI/AAAAAAAAPeE/68r-BsGIVl49jaYOxmP3nLtU1sscs9k4wCLcBGAsYHQ/s72-c/os-erros-mas-cometidos-nos-concursos.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/os-erros-mais-cometidos-nos-concursos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/os-erros-mais-cometidos-nos-concursos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar