$hide=page

Cursos de Português Online

Uso da vírgula [ , ]: 10 dicas simples para aprender definitivamente

COMPARTILHE:

Saiba o uso da virgula nas 10 dicas simples e práticas que preparamos para aprender definitivamente. Não altere mais o sentindo da sua frase. Confira.

Veja o uso da vírgula em 10 dicas simples para aprender definitivamente. Se você tem muitas dúvidas sobre o uso da vírgula, então este artigo é para você! Saiba como usara a vírgula de uma maneira simples e prática.

A vírgula é um dos sinais de pontuação mais utilizados na gramática. É através dela que podemos obter uma pausa na leitura para que as ideias fiquem mais claras e distintas.

Entretanto, ela é uma vilã ortográfica, pois seu mau uso altera o sentido do texto. Contudo, é algo solucionado através de dicas para usarmos no dia-a-dia e aprender definitivamente como usar a vírgula.

Uso da Vírgula: 10 dicas simples para aprender definitivamente

Uso da Vírgula


Aprender o uso da vírgula corretamente é um dos grandes diferenciais que você pode agregar aos seus textos.

O excesso da vírgula, bem como a sua falta, alteram a forma de entendimento do receptor, podendo causar grandes mal-entendidos.

Depois de aprender o uso da vírgula com estas 10 dicas, volte e confira também sobre o uso da virgula antes e depois do mas.

Saiba também:

Então, para acabar de vez com esta situação, listamos 10 dicas fáceis de aprender o uso da vírgula! Confira abaixo:

1ª - Para respeitar o tempo de pausa do leitor

Empregamos a vírgula entre as ações, separando cada oração:

Ex: Fernando, menino arteiro, corre feito um pé-de-vento entre as árvores do pomar.

2ª - Ao separar duas frases

A fim de criar uma conexão no texto, colocamos uma vírgula antes da conjunção:

Ex: Ontem fez muito frio á noite, mas não choveu pela manhã.

3ª - A fim de destacar datas e endereços especiais

Com o objetivo de destacar os eventos importantes, o uso da vírgula dar uma característica própria e singular:

Ex: Moro logo mais ali na esquina, na rua Jorge Salem.

4ª - Para enumerar características no texto

Quando queremos enumerar várias características do texto e chamar a atenção para elas, empregamos a vírgula.

Ex: Ana Cláudia, menina cor de jambo, com o sorriso mais lindo que já vi, é dona do meu coração.

5ª – Sempre use a vírgula para melhor interpretar o texto

O uso da vírgula, aqui, explica que não é qualquer um, mas o Marcelo que está sendo chamado. Leia este exemplo:

Ex: Marcelo, estou te chamando faz horas aqui na sala!

6ª – Use a vírgula para explicar algo no meio da frase

Ao vir entre vírgulas, o texto que ali estiver está explicando algo sobre o sujeito da ação da frase.

Ex: Os meninos, que são jogadores iniciantes, vão dormir no primeiro alojamento.

7ª – Para suprir a necessidade de reescrita e evitar redundância na frase

Empregamos a vírgula com o objetivo de repetir uma palavra sem ter que escrevê-la.

Ex: fala-se que os homens são de Marte, as mulheres, Vênus.

8ª – Com o objetivo de dar uma consequência à ação da frase

A vírgula aqui tem a função de nos fazer entender a consequência da ação principal da frase.

Ex: Estudam, portanto vão passar.

9ª – Quando existe mais de um sujeito na frase

Com o propósito de separar cada oração com seu sujeito, este é o único caso em que se usa a vírgula antes do “e”. Observe:

Ex: Clara foi para a festa, e mesmo Serafim continuou a lhe esperar.

10ª - Para dar início ao fechamento ou a conclusão de um assunto

A vírgula está trazendo a ideia de finalização de que não há mais nada a dizer sobre o assunto contido na frase. Observe:

Ex: Eu volto a repetir: a meu ver, essa história terminaria aqui.

Por meio dessas dicas do uso da vírgula, seus textos irão fluir com mais harmonia e conexão, fazendo com que você passe a se comunicar melhor!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Uso da vírgula [ , ]: 10 dicas simples para aprender definitivamente
Uso da vírgula [ , ]: 10 dicas simples para aprender definitivamente
Saiba o uso da virgula nas 10 dicas simples e práticas que preparamos para aprender definitivamente. Não altere mais o sentindo da sua frase. Confira.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkXJkIScOaY2g2k_g82SzBh6SM83wc7nTZzsnSyUxZveUgZeuOa60Iytob60aFjcAAlDethEFe-LePZ2_mGubW_SE8kwPoxxR2NuCa1zDTml7RT7lIzcPPXVQ4O_pr87r7oTEgZApKMW8/s16000/uso-da-virgula-10-dicas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkXJkIScOaY2g2k_g82SzBh6SM83wc7nTZzsnSyUxZveUgZeuOa60Iytob60aFjcAAlDethEFe-LePZ2_mGubW_SE8kwPoxxR2NuCa1zDTml7RT7lIzcPPXVQ4O_pr87r7oTEgZApKMW8/s72-c/uso-da-virgula-10-dicas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/10/uso-da-virgula-dicas-simples.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/10/uso-da-virgula-dicas-simples.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar