$hide=page

Cursos de Português Online

Como começar uma redação para qualquer situação

COMPARTILHE:

Nem sempre é fácil escrever sobre um tema que não dominamos, mas com a técnica certa, é possível escrever sobre qualquer assunto.

Escrever uma redação requer bom conhecimento de gramática, bom conhecimento de assuntos gerais, principalmente daquele que será desenvolvido, mas também inspiração.

Todos nós já tivemos momentos em que simplesmente o texto não flui. Isso é normal. E para este tipo de situação existem técnicas que nos permite escrever um texto para qualquer situação.

Já pensou escrever uma redação sem ter a mínima noção sobre o assunto a ser discutido? Isso é possível e é o que você aprenderá ao longo deste artigo.


Como começar uma redação para qualquer situação
Imagem: www.freepik.com

Como iniciar uma redação independente do tema

Existem redações que simplesmente fluem, principalmente, quando temos facilidade e conhecimento do tema proposto. Porém, há temas tão complexos e desconhecidos, que não sabemos nem por onde começar.

Não é o conhecimento do tema que vai definir o sucesso de sua redação. Para iniciar uma redação, independente do tema, você pode utilizar algumas técnicas muito eficientes, que irão ajudá-lo a encontrar ideias para o seu texto.

Ao ler aquele tema difícil, a primeira coisa a fazer é tentar não entrar em pânico. Manter a calma é a sua melhor opção. Feito isso, comece a raciocinar.

Encontre no tema proposto a palavra-chave central e comece a explorá-la, apresentando-a e seguindo por uma breve explicação do seu significado.

Palavras para começar uma redação

O mais difícil na redação é o seu início. Quando começamos a redigir um texto com uma bela introdução, o resto acaba fica mais fácil. Entretanto, é comum ficarmos pensando tanto em como começar um texto, que o tempo vai passando e quando você se dá conta, não escreveu praticamente nada.

Para lhe ajudar neste processo, vamos conhecer alguma palavras para iniciar a sua redação, de forma que sua introdução seja elaborada de forma natural possível:
  • Hoje em dia…
  • O nosso cenário atual indica que…
  • Em um passado muito próximo…
  • Você já deve ter notado…
  • É de fundamental importância…
  • É inegável que…

Como fazer uma redação para tirar uma nota mil

Quais os segredos da redação nota mil de uma prova do Enem? Na verdade, isso não é segredo para ninguém. Uma redação do Enem - ou até mesmo de outras provas - seguem um determinado roteiro de avaliação.

Além de uma boa explanação sobre o tema, algumas dicas podem ajudar você a garantir a nota máxima na redação. Confira:
  • Cuide para não fugir do tema;
  • Não comece escrevendo sua redação diretamente, sempre utilize um rascunho;
  • Depois de pronta, leia todo o seu rascunho, tentando encontrar os possíveis erros;
  • Cuidado com palavras repetidas ou com as chamadas cacofonias;
  • Respeite o número de linhas solicitados
Confira:

Como começar uma redação argumentativa

Uma redação argumentativa é aquela onde devemos expor e defender um determinado ponto de vista. Para começar uma redação deste tipo é preciso ter bons argumentos e dados para defender esta ideia.

A melhor forma para começar uma redação argumentativa é apresentar logo o seu ponto de vista.

Outra dica é levar um questionamento ao leitor sobre determinado ponto de vista. Se você tem que escrever sobre um tema como prostituição, por exemplo, você poderia começar explanando o assunto e, ainda na introdução, perguntar algo do tipo: “Mas será se estas mulheres teriam outra alternativa?”.

A sua própria resposta dará o seguimento necessário ao seu texto.

Como começar uma redação dissertativa

Um texto dissertativo tem por finalidade refletir e informar o leitor sobre determinado assunto. Este tipo de texto, diferente de um poema, tem uma estrutura pré-definida, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Diferente de um texto argumentativo, no texto dissertativo você deverá fazer a introdução analisando o tema e expondo seus pontos positivos e negativos, mas sem emitir uma opinião pessoal.

Como começar uma introdução de uma redação

Uma introdução não pode ser muito complexa. Ela precisa ser direta e objetiva, de forma que o leitor se interesse em continuar lendo a sua redação.

O ideal é que sua introdução tenha duas ou três frases.

O segredo de uma boa introdução é causar impacto em quem está lendo, aguçar a curiosidade do leitor e fazer com que ele se interesse pelo que está por vir.

Para fazer isso você pode fazer questionamentos, apresentar dados estatísticos ou utilizar do bom humor para cativar o leitor.

Como começar um desenvolvimento de uma redação

Não há dúvidas que o desenvolvimento é a parte mais importante do seu texto. Enquanto que na introdução você irá apresentar o assunto a ser abordado, é no desenvolvimento que você dará continuidade ao assunto, colocando todo o seu ponto de vista sobre o tema a ser apresentado.

Para começar o desenvolvimento de sua redação você precisa continuar o que foi dito na sua introdução. Tudo que foi apresentado na introdução deverá ser explicado.

Deve-se apenas ter atenção ao fato de que em cada parágrafo você deverá falar sobre um único argumento.

Como começar uma conclusão de redação

Chegou a hora de encerrar o seu texto. Muitas pessoas cometem o erro de repetir o que já foi dito, mas de forma diferente.

Ao invés disso, procure fazer uma análise crítica sobre o tema que foi abordado. Você poderá até mesmo propor uma solução para o problema apresentado durante todo o texto.

Uma dica para fazer a sua conclusão é responder que lição você pode tirar deste assunto, como solucionar o problema apresentado ou que ponto merece um destaque maior em tudo o que foi apresentado.

Como começar uma redação exemplos

Confira algumas formas de começar uma redação e envolver ainda mais o seu leitor:
  • Contraponto de ideias: comece falando sobre um assunto e, logo em seguida, utilize termos como “..., por outro lado...” para abordar outro ponto de vista;
  • Explique a palavra-chave: já na introdução cite a palavra-chave central do texto e em seguida explique o seu significado;
  • Estatísticas: falar de estatísticas oficiais dão veemência ao seu ponto de vista;
  • Citação: quando faltam ideias, comece já citando um autor. Isso vai ajudar você a continuar com sua introdução;
  • Questionamentos: uma forma muito eficiente de começar uma introdução e prender a atenção do leitor é fazer uma pergunta para que o próprio leitor comece a se questionar pelo assunto introdutório. Depois você irá desenvolver as possíveis respostas.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como começar uma redação para qualquer situação
Como começar uma redação para qualquer situação
Nem sempre é fácil escrever sobre um tema que não dominamos, mas com a técnica certa, é possível escrever sobre qualquer assunto.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8MVvT_8TEHV_ZUFJa-sePjKJG6Mm93PYVfVPhJr7ULvGlXaMxCoTLdKvSuZKseyCX5Az_Su1MEd-TrL_t5U9C7ptXpwHhZMN0VUphmDAgHqmlO7QgWIapYAWNkN12cIH-YNfqf0yiAYM/s1600/como-comecar-uma-redacao-para-qualquer-situacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8MVvT_8TEHV_ZUFJa-sePjKJG6Mm93PYVfVPhJr7ULvGlXaMxCoTLdKvSuZKseyCX5Az_Su1MEd-TrL_t5U9C7ptXpwHhZMN0VUphmDAgHqmlO7QgWIapYAWNkN12cIH-YNfqf0yiAYM/s72-c/como-comecar-uma-redacao-para-qualquer-situacao.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/03/como-comecar-uma-redacao-para-qualquer-situacao.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/03/como-comecar-uma-redacao-para-qualquer-situacao.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar