$hide=page

Cursos de Português Online

Como usar o pronome relativo CUJO corretamente

COMPARTILHE:

Um recurso muito utilizado em nossa linguagem é o pronome cujo. Mas você sabe realmente utilizar da forma correta. Saiba a função, o sinônimo. Confira aqui.

Um recurso muito utilizado em nossa linguagem é o pronome cujo. Mas você sabe realmente utilizar da forma correta?

No nosso artigo de hoje, preparamos um conteúdo especial sobre o assunto. Confira!

Pronome Relativo Cujo

A palavra cujo está classificada na classe gramatical de pronomes relativos. Os pronomes, por si só, já é uma classe de palavras complexas e ainda possui diversas subclasses, sendo uma delas a relativa.

Na classificação de pronomes relativos, a principal característica é que esse tipo de palavra substitui um termo na oração anterior sendo utilizado também, para estabelecer a relação entre duas orações distintas.

Como usar o pronome relativo CUJO corretamente
Imagem: www.freepik.com

Sinônimo de cujo

Os principais termos utilizados como sinônimo de cujo são “de que”, “do qual”, “da qual”, “dos quais”, “das quais” e “de quem”.

O sujeito da oração irá determinar qual a conjunção mais adequada ao contexto.

Uso do cujo

O pronome relativo cujo é utilizado normalmente para representar a relação de posse entre um sujeito que antecede um termo específico na oração.

Geralmente o termo é classificado como um adjunto adnominal e em alguns casos como complemento nominal.

Confira mais:

Frases com cujo

Vamos ver alguns exemplos de frases com o termo cujo:
  • O garoto cujos pais estiveram na reunião é a que mais se destaca.
  • Aquela é a professora de cuja aula nem todos participam.
  • Aquele é o conhecido com cujas ideias não concordo.
  • São estes os participantes contra cujas ideias sempre lutamos.

Função do cujo na língua portuguesa

Como a palavra “cujo” é um pronome relativo, ele atua como forma de substituir um termo em uma oração, que esteja numa posição anterior, atuando ainda na função de estabelecer relação entre duas orações diferentes.

O pronome “cujo” é muito mais utilizado na forma escrita do que na forma oral. Isso acontece por conta da praticidade na fala oral em utilizar outros recursos linguísticos de mais fácil pronunciação e na construção das frases.

Na forma escrita,  é um elemento utilizado muitas vezes para enriquecer o texto, dando mais autoridade ao autor.

Antes de cujo tem vírgula?

Há diversos casos em que é utilizado a vírgula antes do “cujo”. O que irá definir se terá vírgula ou não é a construção da oração.

Abaixo, vamos trazer algumas frases de exemplo de vírgula antes do pronome .
  • O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.
  • A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.

Cujo ou cuja: Quando usar?

A utilização tem que ser determinada pelo sujeito da oração. Sempre que o sujeito for masculino, o termo a ser utilizado será “cujo”. Se o sujeito da oração for na forma feminina, o correto é “cuja”.

Importante lembrar também que existe o plural do termo e também deve ser levado em consideração. Quem determina o número na oração é o sujeito, assim como o gênero que falamos no parágrafo anterior.

Fique ligado em nosso blog para mais conteúdo como estes !

Se gostou da matéria, deixe um comentário e compartilhe com os amigo?

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como usar o pronome relativo CUJO corretamente
Como usar o pronome relativo CUJO corretamente
Um recurso muito utilizado em nossa linguagem é o pronome cujo. Mas você sabe realmente utilizar da forma correta. Saiba a função, o sinônimo. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSWHPoPPAPVNyUTYVzpzYoeDD6NuT_cDO8gvbHhveOaKtiIIMNwJ6sILCvd4Rb_j6HQzBBvrWEHj90hJPa8fjc4shI3mKYUKDpAYBEBaPMERReVCT9pRMQFq9T2t3n-zzqkaa1ocF2kp4/s1600/como-usar-pronome-relativo-cujo-corretamente.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSWHPoPPAPVNyUTYVzpzYoeDD6NuT_cDO8gvbHhveOaKtiIIMNwJ6sILCvd4Rb_j6HQzBBvrWEHj90hJPa8fjc4shI3mKYUKDpAYBEBaPMERReVCT9pRMQFq9T2t3n-zzqkaa1ocF2kp4/s72-c/como-usar-pronome-relativo-cujo-corretamente.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/02/como-usar-pronome-relativo-cujo-corretamente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/02/como-usar-pronome-relativo-cujo-corretamente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar