$hide=page

Cursos de Português Online

Sentar ou Assentar: Aprenda aqui a diferenciar estas duas palavras

COMPARTILHE:

Sentar ou Assentar - Qual a maneira correta de escrever? Acesse e saiba mais aqui. Confira mais dicas de português!

Sentar ou Assentar - Palavra é um termo, um vocábulo ou uma expressão. É o sentido verbal ou da escrita formada por um determinado grupo de fonemas com um significado, onde do latim - parábola.

A Palavra é um conjunto de sons que expressam ideias e muitas vezes são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas acabam formando uma frase.

Por isso, na língua portuguesa em geral é muito comum, as palavras terem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Em todo o nosso estudo, muita das vezes acabamos confundido as palavras e tendo um bom conhecimento da pronúncia e da ortografia podem ajudar muito o nosso dia-a-dia.

Significado da palavra - Sentar:

A verbo sentar tem sua origem na palavra em latim (sedentare), sendo assim ser escrita sempre com “s” e não como muitas pessoas pensam com “c”. Uma observação bem rápida, é que todas as formas conjugadas do verbo “sentar” devem ser escritas com “s”. Veja os exemplos abaixo:

Verbo sentar - Conjugação do verbo no presente do Indicativo:

Eu sento-me
Tu sentas-te
Ele senta-se
Nós sentamo-nos
Vós sentai-vos
Eles sentam-se

Exemplos do verbo - sentar:

1 - Vamos sentar naquele balcão.
2 - A garota vai sentar neste chão?
3 - Tem certeza que para sentar, preciso limpar este chão?
4 - Fui sentar no banco da frente do ônibus.

Significado da palavra - Assentar:

Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo pronominal,verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e circunstancial, verbo transitivo direto e indireto e verbo transitivo indireto.

Tipo do verbo assentar: regular
Separação silábica: as-sen-tar

EX: Pedir desculpas é assentar o terreno para futuros insultos.

Conjugação do Verbo Assentar:

  • Tipo do Verbo: regular
  • Infinitivo: assentar
  • Gerúndio: assentando
  • Particípio Passado: assentado
Sentar ou Assentar: Aprenda aqui a diferenciar estas duas palavras
Imagem: Freepik.com.

Diferenças entre as palavras SENTAR x ASSENTAR:

O verbo SENTAR, dá um sentido de ação que alguma pessoa irá realizar no momento, como por exemplo:

EX: João irá se sentar naquele banco da praça.

Já o verbo ASSENTAR têm o significado de: apoiar, firmar ou fixar.

Significados de Assentar:

  • Colocar sobre uma base.
  • Ajustar ou dispor convenientemente (peças de máquina, etc.)
  • Tomar nota por escrito.
  • Definir as condições de alguma coisa.
  • Determinar, resolver.
Na morfologia, esses sinônimos são muito comuns em determinadas palavras como nos verbos sentar e assentar. Nestas diferenças, existem muitas particularidades das palavras, como os significados, por exemplo. Por isso, leva-se em consideração a interpretação do texto em que o verbo se assemelha.

Em muitas provas de concursos, muitas pessoas acabam confundindo os verbos - sentar e assentar, pensando que são a mesma coisa. Tendo em vista, que os verbos dependem muito da interpretação do texto e como este verbo age no contexto, entender o significado da palavra, ajuda principalmente na realização das provas de concursos públicos.

Com o entendimento do significado das palavras e da ortografia, o entendimento dos verbos acabam ficando mais fácil, tanto para a leitura quanto para o entendimento ortográfico, nas provas e avaliações em geral.

Para compreender mais sobre a língua portuguesa, que tal assistir uma aula inteiramente gratuita e online? Não custa nada aprender mais um pouco, caso goste pode aprender todos os macetes para aprender rapidamente o português.

Acesse AGORA - Aula de Português  


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 4
  1. Esta exposição didática é um avanço no incentivo ao aprendizado do nosso idioma que anda tão abandonado e desrespeitado pelos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicativo.
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Sentar ou Assentar: Aprenda aqui a diferenciar estas duas palavras
Sentar ou Assentar: Aprenda aqui a diferenciar estas duas palavras
Sentar ou Assentar - Qual a maneira correta de escrever? Acesse e saiba mais aqui. Confira mais dicas de português!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtPFGG02Ud2J-gvG5f6dc1pz4gaK_LoK8T9wz3ue3-PFrkjrZEjQHw8tvuU-6OAkSo28ivQA6kRRqmiZbXePx4rYJwXWEtb9MnCTKeVn2GOGU1jQ-otbF5HeG_EjI7trfAQpzlHquSSYo/s1600/sentar-ou-assentar-aprenda-aqui-diferenciar-estas-duas-palavras.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtPFGG02Ud2J-gvG5f6dc1pz4gaK_LoK8T9wz3ue3-PFrkjrZEjQHw8tvuU-6OAkSo28ivQA6kRRqmiZbXePx4rYJwXWEtb9MnCTKeVn2GOGU1jQ-otbF5HeG_EjI7trfAQpzlHquSSYo/s72-c/sentar-ou-assentar-aprenda-aqui-diferenciar-estas-duas-palavras.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/02/sentar-ou-assentar.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/02/sentar-ou-assentar.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar