$hide=page

Cursos de Português Online

Fim de semana ou final de semana?

COMPARTILHE:

Fim de semana ou final de semana? Saiba se há diferença entre estes termos. Veja aqui como escrever corretamente e outras dicas de português.

Você já se perguntou se o correto é fim de semana ou final de semana? Será que há alguma diferença entre estas expressões?

É normal ter dúvidas sobre a forma de escrita, afinal é relativamente recente as mudanças ocorridas na língua portuguesa. Só não se pode deixar de se atualizar.

Para contribuir no processo de “tirar sua dúvida” hoje vamos explicar os detalhes das expressões “Fim de semana” e “Final de semana”, e no final daremos exemplos para não restar dúvida alguma.

Quando começa o final de semana?

Em um contexto geral, fim de semana é a expressão que diz respeito ao período de tempo entre a noite de sexta-feira a noite de domingo ou a manhã da segunda-feira.

Entretanto, há divergências, mas a mais usada é a que foi apresentada acima. Esta divergência tem varias delimitações, há quem considere a tarde de sexta-feira e não considere a manhã de segunda-feira, entre outras.

A expressão final de semana pode ser usada também, para indicar o espaço de tempo entre os dias úteis.

Mas o que importa é que o final de semana é feito para recarregar as energias para a nova semana que irá começar. Muitas pessoas que possuem rotinas de trabalho não convencionais, inclusive, têm seu final de semana no meio da semana.

Aprenda também:





Fim de semana ou final de semana?

As duas formas estão corretas, a expressão errada é a fim-de-semana (hifenizado), que passou a deixar de ser válida após entrar em vigor o Novo Acordo Ortográfico no ano de 2016. Fim de semana ou final de semana são expressões sinônimas.

Fim de semana ou final de semana?
Imagem: Freepik.com.


A escolha de uma ou de outra é apenas uma questão de preferência.

Exemplos que possuem a expressão fim de semana:
  • Neste fim de semana, só quero saber de ver Netflix;
  • Quero, neste fim de semana, colocar meu trabalho em dia; 
  • Verei meus pais neste fim de semana;
  • Preciso repor meu sono neste fim de semana; 
  • Fui a uma linda cafeteria no fim de semana passado; 
  • Estou animada para a festa do fim de semana; 

Exemplos que possuem a expressão final de semana:

  • Neste final de semana, irei estudar;
  • Vai passar “Alien” neste final de semana na TV, vamos assistir?;
  • Vamos passar este final de semana juntos?;
  • Preciso descansar no próximo final de semana;
  • Vou visitar vocês no outro final de semana; 
  • Marque um horário para mim neste final de semana, por favor;

Porque o uso do hífen não é mais válido? 

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico não se usa mais hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais; 

Exemplos de outras locuções que não se usa mais o hífen:

Fim de semana; dia a dia; cão de guarda; sala de jantar; café com leite; entre outras. 

Resumo:

Afinal uso fim de semana ou final de semana? As duas formas são e estão corretas. 

Virão só? Não é difícil aprender as regras da língua portuguesa, neste caso você pode usar duas formas e uma não (a com hífen). 

Aula de Português ao Vivo, clique e cadastra-se AGORA!

Deixe sua opinião sobre o que fim de semana ou final de semana, qual dia ele compreende.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 4
  1. Bom... no segundo parágrafo do resumo está "virão só?"
    É não: "viram só?"
    Essa variação também faz parte das novas regras ortográficas?
    Antes da nova atualização ortográfica, o correto seria: "Viram só?"

    ResponderExcluir
  2. "Virão só?" Seria uma pergunta se estão vindo sozinhos.
    O correto seria: "Viram só?"
    Ref. segundo parágrafo do resumo: "Viram só? Não é difícil aprender as regras..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virão ... ou viram?
      virão é uma forma do verbo "vir" (indicativo, futuro) enquanto "viram" é uma forma do verbo "ver" (indicativo pretérito)ou (pretérito mais-que-prefeito)
      virão cá a casa... ele vêm a minha casa no futuro fim de semana...enquanto
      viram o filme ...Eles viram o filme no fim de semana passado

      Excluir
  3. "Virão só?" é diferente de "Viram só?"
    No segundo parágrafo do resumo.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Fim de semana ou final de semana?
Fim de semana ou final de semana?
Fim de semana ou final de semana? Saiba se há diferença entre estes termos. Veja aqui como escrever corretamente e outras dicas de português.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVYFFGneFgq7J_p07qTVGkUSJSc_L96j5SEouWB1BTlMpUKu1-pgvOhBWgCt80rA5EL4Atj1CxhIKWXE9cs4aglf2x7sB7AHpzjRxP_NJYIh0SoSGDx7dr9FQI8oDfEtakgFycxgRe_vs/s1600/fim-de-semana-ou-final-de-semana.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVYFFGneFgq7J_p07qTVGkUSJSc_L96j5SEouWB1BTlMpUKu1-pgvOhBWgCt80rA5EL4Atj1CxhIKWXE9cs4aglf2x7sB7AHpzjRxP_NJYIh0SoSGDx7dr9FQI8oDfEtakgFycxgRe_vs/s72-c/fim-de-semana-ou-final-de-semana.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/10/fim-de-semana-ou-final-de-semana.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/10/fim-de-semana-ou-final-de-semana.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar