$hide=page

Cursos de Português Online

Esquecer ou Esquecer-se?

COMPARTILHE:

Esquecer ou Esquecer-se? Veja aqui quando empregar cada uma dessas palavras. Acesse e saiba mais.

Esquecer ou Esquecer-se? Qual das duas formas usar?

Qual o modo correto de usar o verbo esquecer? O que condiciona o seu uso? Saiba de que maneira devemos usar este verbo e o porquê.

O modo como utilizamos os verbos – seja na fala ou na escrita – está intimamente relacionado com as condições que este verbo estabelece com seu complemento. Esta relação é regrada por um processo conhecido como regência verbal.




A regência verbal constitui uma espécie de dependência entre o verbo (o regente) e o seu complemento (termo regido) e é o tipo de dependência condicionada pela regência que irá determinar se um verbo precisa ou não de uma preposição para vincular ao seu complemento.


A transitividade dos verbos


Quando o verbo precisa de uma preposição, dizemos que a regência verbal dele é transitiva indireta.

Quando o verbo não precisa de preposição, dizemos que a regência verbal é transitiva direta. Temos, assim, verbos cuja transitividade pode ser direta ou indireta. Mas temos, ainda, alguns verbos que não precisam de complemento. Nesse caso, o verbo é intransitivo.

Exemplos: 

Verbo transitivo indireto: gostar (no sentido de apreciar, quem gosta, gosta de algo ou de alguém) Gosto de frutas e verduras no almoço.
Verbo transitivo direto: lavar (quem lava, lava algo) Hoje eu lavei toda a roupa suja
Verbo intransitivo: nascer(não precisa de complemento)O amado filho de Maria nasceu.


O verbo esquecer

A regência verbal do verbo esquecer possibilita que ele seja transitivo direito ou transitivo indireto, dependendo do modo como queremos utilizá-lo em uma frase. Isso porque quem esquece, ou esquece alguma coisa ou se esquece de alguma coisa.

Esquecer ou Esquecer-se?
Imagem: Freepik.com.

Portanto, ambas as frases:

  • Eu me esqueci de um compromisso importante (e)
  • Esqueci um compromisso importante.

Estão corretas.

No entanto, a frase:
  • Eu esqueci um compromisso importante

Está incorreta. Isso porque quando o verbo esquecer vier acompanhado de um pronome (no caso, “Eu”), ele deve também ser sucedido de preposição. Do contrário, quando não houver pronome ao lado do verbo, não se deve usar a preposição.


Afinal, é “esquecer” ou “esquecer-se”?

As duas formas estão corretas, dependendo da maneira de utilizá-las. O verbo esquecer na sua forma pronominal irá pedir preposição. “Esquecer-se” nada mais é do que o verbo esquecer na sua forma pronominal, portanto, para utilizar esta forma corretamente é preciso acrescentar uma preposição:

  • Esqueci-me de um compromisso importante.

Note que aqui também temos uma regra de uso do hífen nos casos em que ele tem função de vincular pronomes oblíquos a verbos com que se relacionam. O pronome oblíquo “me” está relacionado ao verbo esquecer, indicando conjugação na primeira pessoa do singular (esqueci-me equivale a eu esqueci).

Já a forma “esquecer” deve ser utilizada quando ele não estiver na forma pronominal, caso em que não irá pedir preposição, como na frase anteriormente utilizada:

  • Esqueci um compromisso importante.

Vale a ressalva: este caso de regência também é válido para o verbo lembrar.

A mesma coisa vale para o verbo “lembrar”

E aí, gostou do artigo? Deixe sua opinião, compartilhe, siga-nos nas redes sociais também!

Google Plus: Coleção Como Escrever
Facebook: Como escreve

Clique no banner abaixo e se inscreva para um Aulão Online de Português!👇


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Esquecer ou Esquecer-se?
Esquecer ou Esquecer-se?
Esquecer ou Esquecer-se? Veja aqui quando empregar cada uma dessas palavras. Acesse e saiba mais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREKL3WVrwwhlll9YtLTdHNdZqf80-gkS73of5bqmA8_jlps86GyjEdUmrlETcEvK8K_s2WuGtoFNanlAbtLT-QBvhMe-Lw7RQEuOYZqqlXMejrUE_aDoNF3Eseti-acBJONPR5WmA968/s1600/esquecer-ou-esquecer-se.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREKL3WVrwwhlll9YtLTdHNdZqf80-gkS73of5bqmA8_jlps86GyjEdUmrlETcEvK8K_s2WuGtoFNanlAbtLT-QBvhMe-Lw7RQEuOYZqqlXMejrUE_aDoNF3Eseti-acBJONPR5WmA968/s72-c/esquecer-ou-esquecer-se.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/10/esquecer-ou-esquecer-se.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/10/esquecer-ou-esquecer-se.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar