$hide=page

Cursos de Português Online

Tem, Têm ou Teem

COMPARTILHE:

Tem, Têm ou Teem, saiba quando usar estas palavras, aprender onde e como aplicar. Veja aqui no Como Escreve como usar Tem e o Têm.

Tem, Têm ou Teem, veja como e quando usar estas palavras que tanto confundem na hora de escrever.

Na hora de escrever uma boa redação é preciso ficar atento a grafia das palavras e também ao que elas significam. Uma das maiores dúvidas na hora de escrever é quanto ao uso do verbo “Ter” no presente do indicativo, uma vez que existe Tem e Têm, mas Teem não existe na língua portuguesa.
Porém cada uma das grafias possuem um significado na frase. Se você quer saber diferencia -lo confira esse artigo!

O Tem é a forma do verbo TER quando escrita no presente, ele é utilizado para definir posse de alguma coisa, e pode ser escrito de duas formas “tem” no singular e “têm” no plural. Muitas pessoas utilizam, de maneira errada, as palavras teem e têem, porém nenhuma dessas duas formas existem na língua portuguesa.

Tem, Têm ou Teem
Imagem: www.freepik.com

Como usar o Tem e o Têm

O verbo ter pode ter vários significados como ser usado no sentido de possuir alguma coisa, conter, gerar, considerar, precisar, guardar, contrair, alcançar e expressar.

O verbo “tem” é utilizado sem acento quando está na terceira pessoa do singular, por exemplo: Ele tem um carro do ano. Ou seja, uma pessoa apenas é sujeito da frase.

 Outros exemplos do uso de “tem”:

- Ana tem que ir ao médico amanhã.
- Ela tem que chegar ao topo em uma hora
- Você tem que dizer o que pensa.

Já o verbo “têm” (com acento) é utilizado na terceira pessoa do plural, por exemplo: Eles têm um cão. Observe que o sujeito da frase está no plural, por isso o verbo possui acento.

Outros exemplos do uso de “têm”:

- João e Carlos não têm moedas para jogar vídeo game
- Eles têm que fazer o dever de casa

Derivações do TEM e do TÊM

O verbo TER, na língua portuguesa quando conjugado na terceira pessoa do singular não possuem acento, por isso são escritos como “Tem”. Já quando conjugados na terceira pessoa do plural o verbo ganha o acento circunflexo e é escrito como “Têm”.

Porém existem derivações do verbo “Ter” que são grafadas com acento agudo, como o verbo manter que é escrito na terceira pessoa do singular como “mantém”.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 10
  1. Mas só em tiver "eles/elas" na frase? e no exemplo "tem coisas" ou aquelas que sabe que falam pra uma pessoa, não tá no plural que n tem eles/elas?

    ResponderExcluir
  2. Posso jurar que na infância aprendi sobre têm na escola...

    ResponderExcluir
  3. Quero saber como devo escrever nessa pergunta. Oque Paulo e Luiz tem em comum? Qual tem devo usar?

    ResponderExcluir
  4. Escreve-se assim: O que Paulo e Luiz têm em comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso tanto faz, pode estar concordando só com o Luiz ou com o Paulo e Luiz juntos

      Excluir
  5. [comentário escrito em português de Portugal, segundo a antigo acordo ortográfico]

    Um site de ortografia portuguesa e sobre como escrever correctamente em português, ainda que bem intencionado (o que merece parabéns), tem de ter os seus artigos escritos com o máximo de cuidado, evitando a todo o custo erros ou gralhas que poderão induzir em erro os leitores.

    Ao ler os dois primeiros e curtos parágrafos (o que, em termos probabilísticos, não dá muito azo a erros ortográficos) deparei-me logo com 5 erros!


    ERRATA:

    [1º parágrafo (falta de acento em "à")] = Em vez de: "é preciso ficar atento a grafia das palavras", deveria estar: "é preciso ficar atento à grafia das palavras".

    [2º parágrafo ("possuem" está no plural em vez de no singular)] = Em vez de: "Porém cada uma das grafias possuem um significado na frase.", deveria estar: "Porém cada uma das grafias possui um significado na frase."

    [2º parágrafo (acento em "diferenciá-lo", vírgula a seguir a "diferenciá-lo" e possivelmente a palavra deveria estar no plural)] = Em vez de: "Se você quer saber diferencia -lo confira esse artigo!", deveriua estar: "Se você quer saber diferenciá-lo, confira esse artigo!" (se a frase se referir ao "significado" das grafias) OU, como me parece mais lógico: "Se você quer saber diferenciá-las, confira esse artigo!" (se a frase se referir às grafias).


    É uma pena constatar que cada vez mais as pessoas cometem erros de palmatória (e já não mee estoua referir ao presente artigo). A difusão viral de plataformas de comunicação social na internet que acenta a sua base na rapidez e da economia de palavras, levou inexoravelmente ao empobrecimento da escrita e, consequentemente, ao pensamento dos portugueses que as usam desde tenra idade. Os acentos ortográficos são constantemente obliterados, as palavras irremediavelmente abreviadas e os pensamentos enlatados em 200 ou menos caracteres. Não tenho dúvida que, para quem não tem hábitos de leitura e apenas utiliza estas plataformas para ler e escrever (como acontece com tantos jovens) a língua portuguesa, como sempre a conhecemos - através da literatura, dos jornais, das "ridículas" cartas de amor e até das legendas dos filmes) - será uma língua morta (mortuus lingua).

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Tem, Têm ou Teem
Tem, Têm ou Teem
Tem, Têm ou Teem, saiba quando usar estas palavras, aprender onde e como aplicar. Veja aqui no Como Escreve como usar Tem e o Têm.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGY7hXvjKO8U0IqjKkwe0tmJfjwR-B2AsIdYTuWreYG9wflgvNlWQK9H_2IhGXykEMQ09uc9e5ZdKEVCZ2p6W78jESK5B99HmKYFoSrD9kYa8TuwTTYLoEX8IyLOs_qv_jjNpqaAXkUvE/s1600/tem-tem-ou-teem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGY7hXvjKO8U0IqjKkwe0tmJfjwR-B2AsIdYTuWreYG9wflgvNlWQK9H_2IhGXykEMQ09uc9e5ZdKEVCZ2p6W78jESK5B99HmKYFoSrD9kYa8TuwTTYLoEX8IyLOs_qv_jjNpqaAXkUvE/s72-c/tem-tem-ou-teem.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2016/04/tem-tem-ou-teem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2016/04/tem-tem-ou-teem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar