$hide=page

Cursos de Português Online

Este ou esse, isto ou isso

COMPARTILHE:

Saiba como empregar corretamente os pronomes demostrativos este ou esse, isto ou isso.

Esta é uma grande dúvida que surge para pessoas que querem escrever com a grafia correta ou mesmo precisam utilizar a linguagem culta em processos de seleção, por isso confira a seguir algumas regras para o este ou esse, o isto ou aquilo.

Este ou esse, isto ou isso
Imagem: www.freepik.com

Este ou esse? Qual escolher?

O Este deverá ser utilizado sempre em situação de lugar e espaço, o que está sempre perto do lugar de onde estou. Como exemplos podemos utilizar as seguintes frases “este é meu carro novo” ou ainda “este bairro não é seguro”.

Esse deverá ser utilizado quando a pessoa ou coisa estiver afastada de quem fala, por isso veja os exemplos que ajudam a entender melhor o processo:

Passe-me essas chaves que estão com você.
De quem é esse carro que você está desmontando?

Com relação ao tempo o este e o esse deverão ser utilizados nas seguintes situações:
  • Este é levado em conta como algo do tempo presente, como exemplo podemos citar “isto aconteceu este ano” ou “isto aconteceu este mês”.
  • No caso do Esse ele deverá ser utilizado com alguma coisa que já passou, porém que fica em um futuro próximo, como exemplos podemos citar “esse mês que passou ficará marcado pela tragédia...” ou ainda “Foi confirmado o show da cantora por esses dias”.

Com relações a discursos e situações no texto o este deverá ser utilizado de formas diferenciadas.
Este deverá servir para o que vamos dizer, veja o exemplo “os principais itens que influenciaram no resultado do IPCA foram estes, a alimentação, o vestuário e a habitação”.

Ou ainda temos o Esse para o que já foi dito “não faço questão alguma de sorvete. Eu poderia viver sem esse tipo de coisa”.

Com isto temos algumas regras gramaticais relacionadas a um termo que gera muitas dúvidas nas pessoas todos os dias.

Isto ou isso

Da mesma forma que este e esse, isto e isso geram muitas dúvidas quanto ao uso.
Isto refere-se à pessoa que fala e também ao tempo presente em relação à pessoa que fala. 

Isto aqui é para você

Isso refere-se à pessoa a quem se fala e também ao tempo passado ou futuro com relação à época em que se coloca a pessoa que fala.

Que é isso que está aí ao teu lado direito?

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 8
  1. Não entendi o ( ISSO) = passado ou futuro.
    Que é isso que está aí ao teu lado direito? "é presente,não?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, refere-se à posse do objeto e não ao tempo, o objeto não está com a pessoa que fez a pergunta.

      Excluir
  2. Escrever corretamente é muito difícil. Principalmente dos termos em questão. Mas as dicas são ótimas. Resta estudar.

    ResponderExcluir
  3. E isto? Quando deve ser usado? Gostei das outras dicas!

    ResponderExcluir
  4. Crismara

    Isto é muito amor, paciência e companheirismo. Está certo?

    ResponderExcluir
  5. Eu pergunto,isso é de comer? ou isto é de comer? Sendo que o objeto vi em uma foto .

    ResponderExcluir
  6. Jornalistas e reporteres de TV adoram ERRAR na frase: "Neste ano de 2020 pouco foi feito de atividde física". Eles nunca entendem que se o agente estiver dentro do ano em curso, NÃO CABE o "Esse ano...". Se eventualmente durante a retórica falada ou escrita, o ano já tiver sido citado, cabe o pronome, "NESSE". Exemplo, 'A pandemia da COVID-19 segregou em Março de 2020 todos os brasileiros em suas residências. Nesse ano o planeta ficou à mercê da incompetência dos governos que deram traatamento POLÍTICO ao problema de saúde mundial'. Mas se a citação do ano for pela primeira vez na fala ou escrita, o prome compulsório será, ESTE, NESTE, NISTO, ISTO. Outro exemplo, 'os brasileiros estão com receios de tomar a vacina oferecida pelo governo brasileiro. NISTO estão certos os cidadãos brasileiros, pois o plano de vacinação não tem respaldo científico e até o Supremo Tribunal Federal determinou ao governo que apresente uma data inicial e com detalhes acerca dos ensaios laboratoriais'. ESTE governo (o período de governança está em curso, portanto estamos dentro do período) não tem responsabilidade CIVIL com a população, acha que, se empregar TROPAS ARMADAS, vencerá a COVID-19. Querem vencer o VÍRUS na base de gritos de "Command drills".

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Este ou esse, isto ou isso
Este ou esse, isto ou isso
Saiba como empregar corretamente os pronomes demostrativos este ou esse, isto ou isso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV21o_kMI0IdiRgNsoxYIYGC3Q6yTpNwuxze_Cbpc6pgrxYOeQQ7EkymVizFavrkhcaLpjN2tJY9XFzI8VDrHU5D73elADx6xeKX9vVXKwd20-fzSd30p2dbwJBgv01sM3ePQp2tTeSJc/s1600/este-ou-esse-isto-ou-isso.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV21o_kMI0IdiRgNsoxYIYGC3Q6yTpNwuxze_Cbpc6pgrxYOeQQ7EkymVizFavrkhcaLpjN2tJY9XFzI8VDrHU5D73elADx6xeKX9vVXKwd20-fzSd30p2dbwJBgv01sM3ePQp2tTeSJc/s72-c/este-ou-esse-isto-ou-isso.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2014/04/este-ou-esse-isto-ou-isso.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2014/04/este-ou-esse-isto-ou-isso.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar