Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia

Este notebook é seminovo, semi-novo ou semi novo? Antes de mais nada é bom saber que semi é um falso prefixo, mas afinal o que é isso? Com as novas regras este termo se tornou mais usual, vamos entender o que é um falso prefixo.

Um prefixo é um termo que se junta a um vocábulo e assim fazem sentido juntos, um prefixo pode até ter significado, mas ele sozinho não faz sentido, precisa se aglutinar para formar um entendimento, compreende?

Seminovo, semi-novo ou semi novo
Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia - Imagem: Freepik

Já um falso prefixo, falso porque de fato não são prefixo, se comportam como tal ou fingem ser como é o caso de semi. O falso prefixo ao se juntar com outra palavra forma um novo sentido, mas o falso prefixo já tem significado próprio, mesmo não se ajuntando a outra palavra.

Conforme as novas regras ortográficas, não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento se inicia por consoante, exceto quando se inicia com as consoantes "r" e "s".

Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia

Como vimos anteriormente semi é um falso prefixo, ele sozinho possui um significado. 
Semi significa metade.

Veja os exemplos abaixo:
seminovo, anteprojeto, antipedagógico, autopeça, autoproteção, geopolítica, microcomputador, pseudoprofessor, semicírculo, semideus, ultramoderno.
Portanto, se escreve seminovo sem hífen.
Share on Google Plus

About Marilucia Santos

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

9 comentários:

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.