$hide=page

Cursos de Português Online

Muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta

COMPARTILHE:

Queijo muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta desta palavra? Confira aqui!

Muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta? garanto que muitos vão se surpreender! Por isso que sempre dizemos: nossa língua portuguesa é complexa, instigante e intrigante.

O nosso português, mas especificamente a o fonologia é uma parte da nossa língua que temos que ter muita ação. Estuda-la frequentemente é a única opção não ficarmos defasados e entender o significado das palavras ajuda muito e poderá ver isto em qual a grafia correta  entre "muçarela ou mussarela".

Saiba agora como escrever corretamente este queijo que você como quase que diariamente.

Muçarela ou mussarela?

Na Itália se escreve mozzarella com dois z – em português os dois z de palavra italiana se transforma em ç Carozza – carroça; Razza - raça

Pois é! Muçarela se escreve corretamente assim: MUÇARELA.

Muçarela vem do italiano, mozzarella. Como o bom e velho português não está acostumado com o "z" duplicado, a elite dos letrados trocou os dois "z" pelo "ç". Portanto, o correto é: MUÇARELA. Porém, caiu no gosto popular a forma "mussarela", que acabou se consagrando como mais um daqueles erros de grafia que, de tanto serem repetidos, parecem que estão certos.

Muçarela ou mussarela?
Imagem: www.freepik.com

Escrever "mussarela" está errado!

O certo é "muçarela", mas as pessoas insistem em "mussarela".

E certamente se você se ousar em escrever muçarela vão te chamar de ignorante

Diante da situação, o que fazer?

Ignorar a regra e grafar "mussarela" conforme a maioria? Ou acatar a prescrição da norma e escrever "muçarela"?

Eu vou dizer o que faço: escrevo "muçarela", mas não corrijo quem escreve "mussarela", pois sei que este é mais um dos tantos erros que o uso consagrou.

 Mas não se esqueça de que o correto é MUÇARELA.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 13
  1. Parece que não é bem assim, ou pelo menos as dúvidas são "mais que muitas". Ora veja p.f. este link: http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=2986

    ResponderExcluir
  2. Tanto o VOLP, como o Aurélio e em outros dicionários 'muçarela' grafam como correto seguindo uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç: feliz - felicidade; capaz - capacidade.

    ResponderExcluir
  3. Das variantes que refere, mozarela é o aportuguesamento mais consensual da forma italiana mozzarella, estando registado em quase todos os dicionários de língua portuguesa. Para além desta forma, encontram-se registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa outras formas, também registadas em outros dicionários e vocabulários.

    A forma muçarela está atestada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (VOLP-ABL), no Dicionário Houaiss, no Dicionário Aurélio e no Dicionário Aulete. Menos consensuais são as formas moçarela (atestada no Dicionário Aurélio), mussarela (atestada no Dicionário Aulete) e muzarela (atestada no VOLP-ABL).

    Pesquisas em corpora e motores de busca indicam que todas as formas diferentes de mozarela e da forma italiana mozzarella são pouco usadas no português europeu.

    ResponderExcluir
  4. O Correto é com Ç, se com SS fosse correto, a professora não tinha reprovado no programa do Silvio Santos, VC É MAIS ESPERTO QUE UM ALUNO DA QUINTA SÉRIE? Ela rodou, vão insistir com dois SS IGNORANTES???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ss, vou insistir e fds, fds o certo, a palavra é minha e eu escrevo como eu quiser, ent mussarela e nn muçarela (que por sinal é mt feia)

      Excluir
  5. O Correto é com Ç, se com SS fosse correto, a professora não tinha reprovado no programa do Silvio Santos, VC É MAIS ESPERTO QUE UM ALUNO DA QUINTA SÉRIE? Ela rodou, vão insistir com dois SS IGNORANTES???

    ResponderExcluir
  6. Há uma coisa errada nessa matéria: o "zz" na Itália tem som de "ts" e não de "ss", como o amigo acima disse, pizza se fala algo como "pitsa" e não "pissa".

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que qualquer língua pertence ao povo, porque é do povo que surgiu e é do povo que evolui. Se o povo escreve mussarela, então é mussarela o certo. Nunca vai funcionar esse negócio de meia dúzia de pessoas se reunirem em um quarto e decidirem o que é certo e errado num idioma, porque o idioma é uma forma de identidade cultural, e, sendo assim, precisamos nos identificar com o mesmo. Sendo assim, o certo é mussarela e não há nada de mais nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não penso assim. penso que o povo tem demandas mas nem toda demanda do povo é sua saúde! se o povo soubesse o que quer não votaria errado! portanto, muçarela é o certo!

      Excluir
    2. certo. temos que engolir algumas pessoas que inventaram s com som de z.. ch e x..ç e ss..etc..o mundo escreve brazil...para mim é o certo...e mussarela é assim...

      Excluir
  8. eita língua difícil de falar,ou expressar ,se escreve com ç ,ou com dois ss o gosto é o mesmo,como disse lá em minas este trem é bão de mais.


    ResponderExcluir
  9. Adoro muçarela. KKKKKKK . A língua Portuguesa é linda. Vamos nessa !!!!!

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta
Muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta
Queijo muçarela ou mussarela? Qual a grafia correta desta palavra? Confira aqui!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbLDEnUumVglqvysNEE5xWN2bi456lZX3xocscc3__aJKbBUWUol9R3nT12LnWYifu7D73RXGZJMvPQXiDOouXB7k8zCjR3Hjk15G76xAHXr6zhHXJCyPvJJsm4MPg3K-ZAca8e5oQ-Ys/s1600/mucarela-ou-mussarela.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbLDEnUumVglqvysNEE5xWN2bi456lZX3xocscc3__aJKbBUWUol9R3nT12LnWYifu7D73RXGZJMvPQXiDOouXB7k8zCjR3Hjk15G76xAHXr6zhHXJCyPvJJsm4MPg3K-ZAca8e5oQ-Ys/s72-c/mucarela-ou-mussarela.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/03/mucarela-ou-mussarela.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/03/mucarela-ou-mussarela.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar