$hide=page

Cursos de Português Online

5 dicas para praticar a sua escrita com sucesso

COMPARTILHE:

Escrever bem um texto é uma tortura para muitos, confira dicas para escrever bem.

Escrever um texto pode ser uma tortura se você não souber usar as ferramentas certas. Confira algumas dicas para ter sucesso em suas composições textuais.

A escrita é a expressão do pensamento em palavras, e como temos essa habilidade, devemos ser capazes de escrever aquilo que pensamos. Escrever é um exercício que deve ser praticado todos os dias. Para isso, é preciso muita leitura e treino.

5 dicas para praticar a sua escrita com sucesso
Imagem: www.freepik.com


Veja também:

Confira algumas dicas:

  • [accordion]
    • 1. Conheça o manual de escrita
      • Se você está se preparando para um vestibular, Enem ou pretende escrever um texto para escola, procure conhecer o manual de escrita, ou seja, todas as exigências da faculdade ou professora em relação a um texto. Isso vai facilitar o seu treino, uma vez que você irá escrever o seu texto direcionado pelo o que os corretores esperam.

        O importante é tentar responder as perguntas feitas pelo manual sobre o planejamento, elaboração, revisão e edição de textos. Após 10 a 15 minutos aprendendo a encontrar informações no manual, você está pronto para colocar em prática toda a teoria que foi aprendida. Seu manual deve se tornar uma obra de referência confiável, que você vai querer usar sempre.
    • 2. Leia várias vezes a proposta de texto
      • Se você não está certo sobre o que deve escrever, a dica é ler várias vezes a proposta de texto, e tentar identificar como você pretende desenvolver o tema. Você tem diversas opções que produção textual, tudo depende de como você vai trabalhar essas informações no seu texto. Por isso é importante saber exatamente o que a banca julgadora espera com o tema proposto.
    • 3. Reveja as estruturas gramaticais básicas
      • Os instrutores de redação esperam que você tenha um pouco de compreensão da gramática básica e de como usá-la. Se você não se lembra das suas aulas de português do ensino médio, o ideal seria reservar um tempo para fazer uma revisão nos conceitos básicos de gramática. O uso correto da gramática faz toda a diferença no texto.
    • 4. Prepare-se para ir além dos parágrafos exigidos
      • Você já deve conhecer o modelo básico de um texto de cinco parágrafos: introdução, três parágrafos do corpo e conclusão. Mas se a ideia é praticar, você deve treinar para ir além dos parágrafos mínimos exigidos. Com o conhecimento adquirido no manual de escrita, você será capaz de compor textos mais longos usando uma variedade de métodos organizacionais.
    • 5. Nada de plágio
      • Na internet você vai encontrar muitos sites que oferecem textos. Use essas informações como base para o seu texto, mas nunca copiei na íntegra o que já foi escrito por alguém. Se você deseja treinar as suas habilidades essa não é a maneira correta de fazer isso.


Além destas dicas, você também poder fazer um curso on-line de Escrita e Redação em casa e você que escolhe o melhor horário para fazer.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: 5 dicas para praticar a sua escrita com sucesso
5 dicas para praticar a sua escrita com sucesso
Escrever bem um texto é uma tortura para muitos, confira dicas para escrever bem.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBP3bRFV8L0PR6_-WKiWkJFTAMKtXEB4Wf92eowqoKrmddwQ7Li19b_BjI0uIoYFafVgm-sg8N8cuVQt-lr_i42Hldqv_0skaKp22UwqFsP3q0n2QvN60UmKZATkI0sTixqv9jC_N27bE/s1600/5-dicas-para-praticar-sua-escrita-com-sucesso.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBP3bRFV8L0PR6_-WKiWkJFTAMKtXEB4Wf92eowqoKrmddwQ7Li19b_BjI0uIoYFafVgm-sg8N8cuVQt-lr_i42Hldqv_0skaKp22UwqFsP3q0n2QvN60UmKZATkI0sTixqv9jC_N27bE/s72-c/5-dicas-para-praticar-sua-escrita-com-sucesso.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/01/5-dicas-para-praticar-sua-escrita-com-sucesso.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/01/5-dicas-para-praticar-sua-escrita-com-sucesso.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar