$hide=page

Cursos de Português Online

Como escrever Infraestrutura? Confira conforme a Nova Ortografia

COMPARTILHE:

Qual o correto infraestrutura ou infra-estrutura? Saiba aqui como escrever corretamente de acordo ao novo acordo ortográfico.

Qual o correto infraestrutura ou infra-estrutura? Com a entrada do Novo Acordo Ortográfico  em 2016 muitas pessoas têm dúvidas de como escrever as palavras, quais perderam o hífen, quais continuam e quais passam a usar o hífen

Saiba neste artigo como se escreve a palavra.

Como escrever Infraestrutura?

O Novo Acordo Ortográfico determina que o prefixo infra deve unir-se ao termo seguinte, sem o hífen, exceto se este começar pela letra "a" (infra-assinado) ou h ( infra-humano). 

Quando o termo seguinte começar por r ou s, as consoantes devem ser dobradas (infrarrenal, infrassom)

No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: infrarrenal, infrassom). Assim sendo, deve escrever-se infraestrutura segundo o Acordo Ortográfico.

O termo correto é infraestrutura sem hífen. 


Como escrever Infraestrutura?
Imagem: www.freepik.com

Exemplos do uso do hífen e o prefixo infra

Exemplos com hífen:

  • infra-axilar
  • infra-hepático
  • infra-humano

Exemplos sem hífen:

  • infracitado
  • infraestrutural
  • inframandibular
  • infraconstitucional

Exemplos sem hífen (dobrando as consoantes "r" ou "s"):

  • infrarrenal
  • infrasseção
O Novo Acordo Ortográfico, determinada que deva ser escrito sem hífen os termos em que o prefixo termina com uma vogal diferente daquela que inicia a segunda palavra.

Exemplos: 
  • semiárido
  • agroindustrial
  • autoestrada 
  • autoescola
  • aeroespacial
  • antiaéreo
  • antieducativo
  • extraescolar
  • autoaprendizagem 
  • autoinstrução
  • plurianual

Descomplicando a Nova Ortografia

Você tem mais dúvida sobre a Nova Ortografia? Pode ter certeza que mudou muito, mudanças em relação à acentuação, hífen e muito mais. Por isso preparamos um e-book, bem completo com todas às alterações referentes ao Novo Acordo Ortográfico. Veja algumas destas alterações abaixo:

5 mudanças principais da Nova Ortografia

#1 Perda do trema

A perda do trema, que deixou de existir em todas as palavras da língua portuguesa, é uma mudança significativa na escrita. Palavras como conseqüencia, cinqüenta, tranqüila e freqüencia agora são escritas sem os dois pontos em cima do u, na mesma forma de pinguim e linguiça.

#2 O alfabeto

Segundo o novo acordo, o alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras. Entre letras incluídas, estão K, o W e o Y, que antes eram colocados apenas entre palavras originarias de outras línguas ou siglas. Mesmo não sendo uma novidade completa, a mudança afeta a escrita.

#3 Queda e complemento do hífen

O trabalho com o hífen é uma das maiores dificuldades a serem enfrentadas pelos estudantes durante sua escrita. Considerando diversas mudanças na grafia de muitas palavras compostas, o uso do hífen acaba sendo a mudança mais lenta e complicada de se adaptar, mas é essencial buscar onde ele deve ou não ser usado para entender mais sobre sua estrutura no texto.

#4 Queda do acento

Os ditongos de palavras paroxítonas, como a relação “-ei” e “-oi”, acabaram. Agora, no encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, o ditongo perde sua acentuação e segue com entonação apenas vocal. Exemplos disso são as palavras paranoia, ideia, centopeia, joia e onomatopeia.

#5 Perda de acentos em hiatos

Por fim, a mudança na relação dos hiatos (palavras em repetição de vogal que pertencem a sílabas diferentes) também é de chamar a atenção: Deixaram de existir acentos circunflexos nas mesmas, tornando todas as palavras com “-oo” e “-ee” livres de acentuação. Exemplos desta linha de palavras são enjoo, voo, veem e leem, que antes eram acompanhados por acompanhamento de acentos.

Se quiser se atualizar veja tudo no e-book Descomplicando a Nova Ortografia, clicando no botão abaixo:



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como escrever Infraestrutura? Confira conforme a Nova Ortografia
Como escrever Infraestrutura? Confira conforme a Nova Ortografia
Qual o correto infraestrutura ou infra-estrutura? Saiba aqui como escrever corretamente de acordo ao novo acordo ortográfico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCg7ZaNZieulzGSHu2KAT8gAVWRdp97GPUHh1nPwDZU9dcq8XAoV1CtM34xMtnuI3tmGicA9kwRpNWAOMbHPmxpZLWwYpYUpEtBj8TYJ64xv-RE9CaFaYh7kMqiC8ezRCgeWb7SG-zPyk/s1600/como-escrever-infraestrutura.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCg7ZaNZieulzGSHu2KAT8gAVWRdp97GPUHh1nPwDZU9dcq8XAoV1CtM34xMtnuI3tmGicA9kwRpNWAOMbHPmxpZLWwYpYUpEtBj8TYJ64xv-RE9CaFaYh7kMqiC8ezRCgeWb7SG-zPyk/s72-c/como-escrever-infraestrutura.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2012/12/como-escrever-infraestrutura.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2012/12/como-escrever-infraestrutura.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar