GOOGLE ACADÊMICO – SAIBA TUDO SOBRE ELE

Precisando de uma mãozinha pra seus trabalhos acadêmicos ou da escola? veja como o Google acadêmico pode ser uma mão na roda!

Quem é das antigas se lembra com clareza (e, às vezes, até saudade) dos tempos em que, para fazer uma simples pesquisa escolar, as pessoas tinham que recorrer a pesadas enciclopédias, que eram vendidas de porta em porta. Os verbetes eram classificados em ordem alfabética em diversos volumes diferentes, e era possível que se gastasse mais tempo pesquisando um verbete do que, realmente, executando a pesquisa e alimentando o trabalho escolar. Ah, e tem mais um detalhe: se essas enciclopédias não contivessem a resposta que o aluno procurava, lá iam-se todos para as bibliotecas, passar horas pesquisando em livros pelo verbete necessário. 

É difícil imaginar o quanto a gente “tinha tempo” para isso naquela época, não é? Principalmente agora que tudo – inclusive uma simples pesquisa – é feito com tamanha rapidez que, para os mais tradicionais, isso seria inimaginável. Onde já se viu, procurar um verbete e ter que esperar apenas 10 milésimos de segundo (ou menos) para ver as respostas aparecerem na tela? 
Google acadêmico ajuda em seus trabalhos

Hoje, em tempos de internet, muita gente trocou todas as enciclopédias pela Wikipedia – que, apesar de muito legal, não pode ser considerada sempre a fonte mais confiável de pesquisa. Mas existem tantos outros sites para complementar os estudos que, em algumas vezes, a oferta de conhecimento é tanta que acabamos nos perdendo entre centenas de milhares de possibilidades. 

Pensando nisso o Google, principal motor de busca do mundo, desenvolveu o Google Acadêmico, que promete uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente afim de dar às pesquisas fontes mais confiáveis de aprendizado. Funciona assim: você pode realizar pesquisas que abranjam diferentes disciplinas e fontes e ter o resultado da busca em um só lugar. 

O Google Acadêmico realiza a pesquisa através do termo de busca e localiza artigos, resumos e citações que tenham a ver com o(s) verbete(s), além de armazenar artigos integrais web ou na biblioteca que cada um pode criar para si. Ao criar uma área de biblioteca com seus interesses de leitura você também recebe alertas sobre os principais artigos da sua área de pesquisa.


OS MATERIAIS DO GOOGLE ACADÊMICO


Todos esses recursos acima citados levam o estudante a uma infinidade de informações – só que, dessa vez, filtradas por confiabilidade da fonte. Dentre os principais materiais listados pelo Google Acadêmico estão artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas/organizações profissionais/bibliotecas de pré-publicações/universidades, entre outras entidades de ensino e pesquisa. 

Todos os materiais listados em uma pesquisa no Google Acadêmico são distribuídos para o pesquisador através da relevância do verbete em relação à qualidade do conteúdo. Isso significa que, mesmo que sua pesquisa dê centenas de páginas de achado, você pode contar sempre com as primeiras páginas na lista de resultados para fazer todo o seu trabalho, do mesmo jeitinho que acontece quando você pesquisa por qualquer outra coisa no Google. 

A título de curiosidade, o Google classifica a relevância de cada um dos resultados de busca através da análise do texto integral de cada artigo, o autor (se é reconhecido na área do conhecimento, se tem contribuições relevantes), a publicação em que o artigo saiu e a frequência com que foi citado em outras publicações acadêmicas. 

Além de ser um ótimo recurso para estudantes do mundo inteiro, o Google Acadêmico também tem chances de se tornar um incrível marketplace para editoras, que podem, a partir de agora, dar publicidade a seus livros de forma mais focada e abrangente. É possível, também, que esse recurso se torne uma grande comunidade, já que o Google incentiva bibliotecários a ajudar usuários comuns a criar e organizar uma biblioteca descomplicada e eficiente, que esteja sempre em mãos caso o estudante precise fazer pesquisas pontuais e/ou urgentes. 

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam fazer seus trabalhos com sucesso ok? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.