O que é Gramática Normativa?

A Gramática Normativa é a norma culta da língua, ou seja, é formada por um conjunto de regras que não aceita as derivações e a evolução da língua portuguesa.

A gramática normativa, por exemplo, não irá admitir as novas tendências da regência verbal, por exemplo, em que o verbo “assistir” por ser expresso sem o uso da preposição para indicar que alguém estava vendo um filme, por exemplo.

Evolução da língua portuguesa

companhar a evolução da língua é muito importante para readaptar os conceitos e verificar como a língua falada influencia diretamente a língua escrita. Por isso mesmo que há gramáticos e linguistas que criticam duramente a gramática normativa.

É válido ressaltar que as variações da língua são constantemente estudadas e que, dependendo do contexto, é permitido que se use certas derivações, uma vez que, o sentido da oração permanece igual.

O que é Gramática Normativa

Em gêneros textuais, como a dissertação, a norma culta deve ser seguida e obedecida, já que o tipo de texto pede a formalidade. Mas, em uma narração, as regras podem ser desobedecidas, uma vez que há diálogos, informalidade e descrições.


Devemos seguir a gramática normativa?

Então, depende muito do contexto e o grau de formalidade que você quer passar para o leitor ou espectador. A gramática normativa prescreve o que é certo e errado na língua, sem aceitar qualquer tipo de alteração ou explicação. As variações, até agora citadas, são julgadas como sendo desvio da norma.

Aliás, a gramática normativa só aceita as derivações se estas estiverem dicionarizadas ou definidas oficialmente em gramáticas tradicionais. Por meio da gramática normativa, é possível estudar a origem (e os casos) de fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa.

Quando se fala acerca da ortografia das palavras, o assunto é dependente da disciplina de fonologia, afinal, é aí que se estuda o som, a pronúncia e a representação adequada de cada palavra da língua.

Na sala de aula do aluno a gramática normativa deve ser ensinada, de modo que o discente compreenda as regras da própria língua e entenda o significado entre o certo e errado.
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.