$hide=page

Cursos de Português Online

A gente ou nós? Quando usar?

COMPARTILHE:

A gente ou nós? Quando usar? Saiba aqui quando e como usar estas palavras. Confira A GENTE OU NÓS?

A gente ou nós? Quando usar? - Em primeiro lugar, que fique bem claro que ambas as palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Portanto, podem ser utilizadas sem problema algum.

Enquanto a expressão “nós” é um pronome do caso reto, indicado a 1ª pessoa do plural (Ele + Eu, por exemplo), “a gente” é uma locução pronominal que expressa a mesma ideia de sentido de nós (uma vez que para existe “a gente”, é necessário mais de uma pessoa).

Veja também:

👉Agente ou a gente


Veja agora quando e como usar a gente ou nós:

A gente usada como sinônimo 

Com isso mente, percebe-se que podem ser utilizados como sinônimos. Entretanto, é necessário prestar atenção no que diz respeito à conjugação do verbo.

A gente ou nós? Quando usar?
Imagem: www.svg.com.


Afinal, quando utilizamos o “nós”, o verbo deve estar concordando com o pronome, logo, o verbo precisa estar na primeira pessoa do plural (Nós vamos). Por outro lado, quando usamos “a gente”, o verbo precisa estar na terceira pessoa do singular (A gente vai).

Forma errada de usar a gente

O que acontece muito é usar “a gente vamos”, “ a gente aprendemos”, uma vez que como o falante ou escritor tende a usar as palavras como sinônimos, acabam esquecendo da concordância verbal, sendo descuidado com o uso adequado das expressões.

Veja também:


A gente ou nós? Que linguagem?

Apesar das palavras serem consideradas sinônimos, elas não devem ser usadas na mesma linguagem.

Em uma linguagem formal, por exemplo, é preferível que se utilize o “nós”, por ser um pronome e ter um valor semântico mais forte. Já na linguagem informal, pode ser utilizado tanto o “nós” como o “a gente”, entretanto, é mais preferível que se use “a gente”, uma vez que a expressão é muito utilizada no dia a dia, na fala de milhares de brasileiros.

Exemplos de “a gente” e “nós”:

• A gente foi lá no show ontem;
• Nós fomos lá no show ontem;
• A gente queria ir viajar, mas não conseguimos (aqui está na primeira pessoa do singular porque “a gente” tem o valor de mais de uma pessoa no discurso) economizar esse ano;
• Nós queríamos ir viajar, mas não conseguimos economizar esse ano;

Não deixe de assistir a aula gratuita e online de português!👇

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 5
  1. GOSTEI ISSO QUE E AJUDA ALELUI GLORIA DEUS

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação. Só que uso de "a gente" na TV, no rádio, em vídeos aumentou tanto que os repórteres se esqueceram de dizer "nós".

    Se tem de ser assim, por que ensinar gramática da língua portuguesa?

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação, esclareceu minhas dúvidas!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa explicação, muito útil. Esclareceu minhas dúvidas!!!

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: A gente ou nós? Quando usar?
A gente ou nós? Quando usar?
A gente ou nós? Quando usar? Saiba aqui quando e como usar estas palavras. Confira A GENTE OU NÓS?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBEIpFaG3wpmuvLZo8xOxQPdIIwK9Uq3nY-aKex6johPXb-qqwIJpOSKG8t9jo6md-qBVO-ZUV6z5829uTvDAwaEkKwdKFK3mXWzjl3NOsGr7FXapQMJevC6eyKecNUoyRl0B8YK8SBAs/s1600/a-gente-ou-nos-quando-usar.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBEIpFaG3wpmuvLZo8xOxQPdIIwK9Uq3nY-aKex6johPXb-qqwIJpOSKG8t9jo6md-qBVO-ZUV6z5829uTvDAwaEkKwdKFK3mXWzjl3NOsGr7FXapQMJevC6eyKecNUoyRl0B8YK8SBAs/s72-c/a-gente-ou-nos-quando-usar.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/a-gente-ou-nos-quando-usar.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/a-gente-ou-nos-quando-usar.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar