Auto estima, autoestima ou auto-estima

Auto estima, autoestima ou auto-estima - Saiba qual a maneira correta de escrever esta palavra. Com o Novo Acordo Ortográfico algumas palavras perdem o hífen e autoestima é um exemplo.

Antes o correto era usar auto-estima com hífen, se bem que se você usar auto-estima com hífen hoje não será mais aceito, pois o Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em 2016, portanto não se admite mais as duas formas, então é bom aprender a usar a nova regra ortográfica. Aproveite e participe de uma Aula totalmente grátis e on-line, ministrada pelo professor Felipe Cristofari, mais informações no final do artigo.








Auto estima, autoestima ou auto-estima

Portanto, o correto é autoestima, junto. A forma auto estima separado e sem hífen não existe.

Segundo a nova regra ortografia, nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen, como já sucede igualmente no vocabulário científico e técnico. (fonte: VOLP.5ª ed.).
Exemplos:
antiaéreo, antiabrasivo, antiabsolutismo, antiacademicista, antiácido, antiacústico, antiaderente, antiadministrativo,  antiaéreo, antiafrodisíaco, antiaglutinina, antiagrário, antiagrícola, antialérgico, antianêmico, antiapologia, antiárabe, antiarritmia, antiarte, antiautoritarismo, antieconômico, antieleitoral, antienzima, antiescolar, antiestético, antioxidante, antiozone, aeroespacial, antealcova, anteislâmico, anteocupação, anteolhos, anteontem, autoajuda, autoalergia, autoestima, autoaprendizagem, autoacusação, autoelogio, autoestima, autoeducativo, autoescola, etc.

Aula de Português Grátis

Quer tirar mais dúvidas de Português? Então não deixe de assistir o AULÃO DE PORTUGUÊS, clique no banner e garanta sua vaga.


Quando achamos que já aprendemos um pouco, ai vem um novo acordo ortográfico e muda muitas regras, a dificuldade maior do aprendizado da língua portuguesa é a maneira que é ensinada, pois aprendemos de forma errada, modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço uma forma de aprender português de forma prática e eficiente. 

 Leia o artigo abaixo e saiba como: 

 >>Como aprender português definitivamente<<

Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

18 comentários:

  1. Eu estava acostumada a escrever ''auto-estima'' não gostei da nova novo acordo ortográfico :(

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente com esse Novo Acordo Ortográfico eu estou me sentindo um analfabeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois, rsrs. Essa reforma ortográfica mudou muito o "como" se escrever, e nós mais velhos, que não acompanhamos de perto todas essas mudanças, nos sentimos verdadeiros "bobos da corte".

      Excluir
    2. é so estudar um poquinho e treinar...

      Excluir
  3. Também faço parte desse grupo de prejudicados com a "língua". Depois de tantos investimentos em aprendizagem, tempo, noites sem dormir, e dinheiro...hoje, vale nada; nos tornamos analfabetos. Merecíamos ressarcimentos... para voltarmos a nos reeducarmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto desta mesma forma!
      Essa foi uma tentativa mais do que estúpida de unificar o português brasileiro com o português de Portugal. Quero saber quando vão aceitar que o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se independente!

      Excluir
    2. Desculpe mas quem mais pressionou o acordo foi o Brasil. Os portugueses t~em ódio desse acordo.

      Excluir
  4. Más tudo evolui, ou muda, não adianta concordar ou discordar; ou vc acompanha ou larga pra lá.!!!



    ResponderExcluir
  5. Ainda sou estudante do fundamental, é muitas regras na ortografia brasileira não são ensinadas a nós, porque até quem ainda estuda, se atrapalha um pouco, pois já passou da fase da alfabetização, é agora aprender esse novo acordo ortográfico muda tudo. Mas ou você aprende, ou fica sem saber, infelizmente

    ResponderExcluir
  6. Gente, se fala "baixa autoestima" ou "baixa estima"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta:
      Como se escreve corretamente o termo acima? "baixa autoestima" ou "baixa estima"?

      Resposta:
      Cuidado! Autoestima é a grafia correta. A autoestima pode estar baixa ou alta. Pode-se dizer então: alta autoestima ou baixa autoestima.

      Excluir
  7. A vida é um aprendizado contínuo... pois estamos sempre a aprender e a apreender as coisas. Ninguém estuda uma etapa da vida e fica sabedor de tudo, pois a vida, o mundo, o universo é um devir: tudo está em contínuo movimento. Então não pare no tempo, continue a aprender.

    ResponderExcluir
  8. As regras de uso do hífen estão bastante extensas, poder-se-ia ter criado uma regra mais clara e com menos exceções para tornar mais fácil o seu conhecimento a todos. No entanto, considero que aqueles que sabiam antes as regras, não tiveram problemas em se adequar às novas, pois foi somente adequar seus conhecimentos às novas regras. Quem já não sabia, agora não sabe mesmo como é que as coisas vão ficar. Alguém por acaso, viu algum professor de Português reclamando dessas novas regras ou eles assimilaram tudo assim que foi divulgado?

    ResponderExcluir
  9. Autoestima com prefixo "o" e "e" juntos(Só vogais).

    Autorrespeito com prefixo "o" e "r" juntos (vogal-consoante)

    A língua portuguêsa tá uma bagunça!

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.