Como Escreve

Dicas de português

Enem

Auto estima, autoestima ou auto-estima

Com o Novo Acordo Ortográfico algumas palavras perdem o hífen e autoestima é um exemplo.

Antes o correto era usar auto-estima com hífen, se bem que se você usar auto-estima com hífen hoje será aceito, pois o Novo Acordo Ortográfico só entra em vigor em 2016, portanto admite-se as duas formas, mas aconselho a começar usar a nova regra ortográfica.
Portanto, o correto é autoestima, junto. A forma auto estima separado e sem hífen não existe.

Segundo a nova regra ortografia, nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen, como já sucede igualmente no vocabulário científico e técnico. (fonte: VOLP.5ª ed.).
Exemplos:
antiaéreo, antiabrasivo, antiabsolutismo, antiacademicista, antiácido, antiacústico, antiaderente, antiadministrativo,  antiaéreo, antiafrodisíaco, antiaglutinina, antiagrário, antiagrícola, antialérgico, antianêmico, antiapologia, antiárabe, antiarritmia, antiarte, antiautoritarismo, antieconômico, antieleitoral, antienzima, antiescolar, antiestético, antioxidante, antiozone, aeroespacial, antealcova, anteislâmico, anteocupação, anteolhos, anteontem, autoajuda, autoalergia, autoestima, autoaprendizagem, autoacusação, autoelogio, autoestima, autoeducativo, autoescola, etc.

Quando achamos que já aprendemos um pouco, ai vem um novo acordo ortográfico e muda muitas regras, a dificuldade maior do aprendizado da língua portuguesa é a maneira que é ensinada, pois aprendemos de forma errada, modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço uma forma de aprender português de forma prática e eficiente. 

 Leia o artigo abaixo e saiba como: 
 >>Como aprender português definitivamente<<

10 comentários:

  1. Eu estava acostumada a escrever ''auto-estima'' não gostei da nova novo acordo ortográfico :(

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente com esse Novo Acordo Ortográfico eu estou me sentindo um analfabeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois, rsrs. Essa reforma ortográfica mudou muito o "como" se escrever, e nós mais velhos, que não acompanhamos de perto todas essas mudanças, nos sentimos verdadeiros "bobos da corte".

      Excluir
    2. é so estudar um poquinho e treinar...

      Excluir
  3. Também faço parte desse grupo de prejudicados com a "língua". Depois de tantos investimentos em aprendizagem, tempo, noites sem dormir, e dinheiro...hoje, vale nada; nos tornamos analfabetos. Merecíamos ressarcimentos... para voltarmos a nos reeducarmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto desta mesma forma!
      Essa foi uma tentativa mais do que estúpida de unificar o português brasileiro com o português de Portugal. Quero saber quando vão aceitar que o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se independente!

      Excluir
  4. Más tudo evolui, ou muda, não adianta concordar ou discordar; ou vc acompanha ou larga pra lá.!!!



    ResponderExcluir
  5. Ainda sou estudante do fundamental, é muitas regras na ortografia brasileira não são ensinadas a nós, porque até quem ainda estuda, se atrapalha um pouco, pois já passou da fase da alfabetização, é agora aprender esse novo acordo ortográfico muda tudo. Mas ou você aprende, ou fica sem saber, infelizmente

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.

Designed By