Houveram ou houve?

Houveram ou houve - Uma dúvida que não quer calar é acerca de como utilizar o verbo “haver”.

Afinal, é “houveram” ou “houve”? Em primeiro lugar, saiba que o verbo haver é um verbo extremamente complexo e recebe a definição de ser irregular, isto é, não é conjugado da mesma forma que outros verbos regulares são, como por exemplo o verbo falar.

Houveram ou houve?

Geralmente, o verbo “haver” é utilizado para indicar o sentido de “ter” e de “existir”. Entretanto, há outras possibilidades, indicando acontecimento, recuperação. Mas o que importa hoje, nesse post, é compreender qual pessoa do singular usa com o verbo “haver”, não é mesmo?

Então, primeira regra: se o verbo haver for utilizado no sentido de existir, ele só deve ser conjugado na terceira pessoa do singular, logo, “houve” e não “houveram”. Dessa forma, o verbo é caracterizado como sendo impessoal. Portanto, independentemente do final da frase, do complemento do verbo, do objeto ser singular ou plural, o verbo permanecerá no singular, permanecerá “houve”.

Logo:

• Houveram muitos problemas -> Houve muitos problemas.

• Houveram muitos empregados interessados na vaga para vendedor -> Houve muitos empregados
interessados na vaga para vendedor.

• Houveram desafios para que a etapa fosse vencida no prazo estipulado -> Houve desafios para que a etapa fosse vencida no prazo estipulado.

Essa regra vale para o verbo “haver” inteiro, isto é, em toda a sua conjugação. Por exemplo: há dúvidas acerca de qual utilizar, “havia” ou “haviam”. Seguindo a regra, o verbo permanece na terceira pessoa do singular, então, “havia”.


Exemplos:

• Haviam meninos do lado de fora -> Havia meninos do lado de fora.

• Haviam mulheres esperando para conseguir um autógrafo -> Havia mulheres esperando para conseguir um autógrafo.

• Haviam muitas dificuldades para complementar a renda quando a menina era pequena -> Havia muitas dificuldades para complementar a renda quando a menina era pequena.

E ai, entendeu quando usar Houveram ou houve? Qualquer dúvida deixe no comentário.

Para aprender mais português sugiro que leia o artigo abaixo 👇:


Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.