Como escrever bem e corretamente

Como escrever bem e corretamente é a dúvida de muitas pessoas em muitas circunstâncias especiais ou do cotidiano.

Assim como a matemática, a escrita é utilizada no dia a dia e fundamental em algumas situações como a redação do Enem, por exemplo, onde a redação é eliminatória e tem maior peso na nota total alcançada.

Continue lendo e saiba 4 dicas infalíveis para escrever bem e melhor!

Escrever bem requer conhecimento da língua. Algumas dicas neste artigo
Para escrever bem é necessário uma boa caligrafia também

Escrever bem - Gramática e Ortografia

Para escrever bem, sem sombra de dúvidas é necessário que você tenha conhecimento da gramática e ortografia da língua em questão, no caso a Língua Portuguesa. A primeira descreve o sistema de um idioma e estabelece padrões que o preserva. A segunda estabelece padrões da escrita das palavras.

Tipos de gramática

Subdividida em quatro tipos, cada um tem importância no contexto complexo de uma língua passível de muitas interpretações. Vamos conhecer?

Normativa

Como o próprio nome sugere, estabelece as normas de falar e escrever de uma língua e a ortografia é parte da gramática normativa, ou a obedece.

Descritiva

Também como sugere o nome, descreve os fatos de uma determinada língua e suas variações, independentemente do que a normativa propõe como correto

Histórica

Neste caso tem como foco o estudo de uma língua desde seu surgimento até os dias atuais.

Comparativa

A comparação entre a língua em questão e outras línguas da mesma família.

Entender esses conceitos e conhecer essas normas e regras estabelecidas para a língua em questão, no caso a língua portuguesa  é o primeiro passo para escrever bem.

4 Dicas infalíveis para escrever bem e corretamente

1. Ler

A leitura é um excelente meio de aprender a língua. Além de aumentar significativamente o vocabulário, os livros, revistas e jornais conceituados, geralmente passam por revisão e seguem as normas e regras que norteiam a língua. E nunca se esqueça de utilizar um dicionário caso desconheça o significado de alguma palavra.

2. Conhecer o objetivo

Um passo muito importante antes de iniciar escrever é conhecer claramente o objetivo daquela escrita. Se é um questionário para uma entrevista de emprego ou uma carta de amor, há que se convir que tanto as palavras como a "entonação" desse discurso serão colocados de maneira diferente.

3. Organizar as ideias

Tente organizar as ideias de modo que tenha um começo, meio e fim. Divida em tópicos, parágrafos para facilitar a leitura e compreensão do texto com clareza, coerência e objetividade.

4. Conhecer as normas

Essa é, sem dúvida, a principal dica. Conhecer as normas que regem a língua portuguesa é fundamental para escrever bem e comunicar-se. Estude, conheça sua língua, escreva bem e será bem sucedido seja qual for o objetivo do que vai escrever...

5. Dica bônus

Essa é para você que realmente tem dificuldade com a língua portuguesa. Sabemos que aprender português com todas as normas e regras não é tão simples assim, escrever e falar corretamente está a cada dia mais difícil, mas também sabemos que há a necessidade de se saber escrever bem por diversos motivos, seja para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, seja para fazer um concurso publico, seja para fazer o Enem e vestibular, enfim, são muitos motivos para se escrever adequadamente.

Mas por ser tão rica e cheia de regras, acabamos com esta dificuldade, mas ainda bem que graças a internet que hoje faz parte do nosso cotidiano, podemos estudar e aprender de fato o português de maneira simples e clara, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quer saber como?

👉Veja a aula grátis e ao vivo de português 

Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.