Uso do Novo Acordo Ortográfico adiado para 2016

Não sei se todos tomaram o conhecimento, mas a adoção do Novo Acordo Ortográfico foi adiado para 2016.

Diante de tanta dificuldade de adaptação a presidenta Dilma Rousseff assinou no final do ano passado um decreto (7875/2012) ampliando o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

A partir de 1º de janeiro de 2016 começa a valer o Novo Acordo, até lá vai valer os dois, mas cuidado: não faça a aquela salada, não misture o velho com o novo, adote apenas um.

Os brasileiros terão mais três anos para adaptar-se às novas normas da língua portuguesa.

No Novo Acordo 0,5 das palavras em português teve alterações propostas, a exemplo de idéia, crêem e bilíngüe, que, com a obrigatoriedade do uso do novo Acordo Ortográfico, passaram a ser escritas sem o acento agudo, circunflexo e trema, respectivamente.

Com o adiamento, tanto a ortografia atual quanto a prevista são aceitas, ou seja, a utilização das novas regras continua sendo opcional até que a reforma ortográfica entre em vigor.

Um conselho:

De qualquer forma mais cedo ou mais tarde teremos que usar as novas regras, que tal começarmos a usá-las logo! Não vamos esperar o dia 1º de janeiro de 2016

Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.