$hide=page

Cursos de Português Online

Bastante ou bastantes? Como usar corretamente

COMPARTILHE:

Bastante ou bastantes? Escreva da forma correta, veja quando usar as palavras. Confira estas e outras dicas de português aqui!

A dúvida que não quer calar: é bastante ou bastantes? Caros leitores, saibam que ambas as possibilidades estão corretas na língua portuguesa.

O que irá definir quando usar uma ou outra palavra será o contexto e o valor semântico de cada palavra. Para entender melhor a diferença de cada expressão, continue lendo!

Bastante ou bastantes?

Bastante

A palavra bastante, no singular, é definida como advérbio, isto é, aquela palavra que modifica o verbo, adjetivo e advérbio.

Os advérbios, no geral, são invariáveis, uma vez que o objetivo não é concordar em relação ao número (singular e plural) e sim trazer um valor semântico diferente para a oração. Veja o exemplo:
“Hoje é o dia em que descubro se estou esperando um menino ou uma menina. Estou bastante feliz!”
Veja também:
Bastante ou bastantes?
Imagem: Freepik.com.

Percebe-se que o advérbio “bastante” está modificando o adjetivo “feliz”, trazendo maior intensidade.

E também se percebe que “bastante” pode ser substituído por “muito”, levando ao mesmo significado e contexto, certo? Guarde essa informação!

Bastantes

Por outro lado, temos “bastantes” no plural. Nesse caso, a expressão é um adjetivo, logo, deverá concordar com o substantivo que está se referindo. Portanto, pode ser tanto singular e plural. Por isso que, dependendo do contexto, você deve saber identificar a diferença entre as expressões, se ela é um advérbio ou um adjetivo.

O que pode ajudar você é a palavra “muito”, a qual, se estiver concordando com o substantivo, sendo também um adjetivo, ela poderá ser substituída por bastante e vice-versa (independentemente se for singular ou plural). Observe:
  • Sabia que você tem muitos amores? = Sabia que você tem bastantes amores? 
Portanto, em ambos os casos, “bastante” – como advérbio – e “bastante(s)” – como adjetivo –, podem ser substituídos por “muito(s)”. É a partir daí que saberá se deve ou não colocar ‘s’ na expressão “bastante”.

Resumindo: bastante x bastantes

Troque "bastantes" por "muitos", "muitas", "suficientes" e se concordar use "bastantes"
Caso troque por "muito", e se só cabe "muito" no singular, então use "bastante’.

Exemplo: Os candidatos estavam bastante nervosos (muito nervosos) na entrevista de emprego.

Como advérbio (= muito), não varia.
Os réus ficaram bastante felizes com a sentença. (muito felizes)

Como pronome indefinido (antes do substantivo), deverá concordar com o substantivo.
O secretário está com bastantes casos para resolver. (muitos casos)

Como adjetivo, deve concordar com o substantivo.
Ele já tem provas bastantes para incriminar o réu. (provas suficientes)
 
Compreendido?

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Bastante ou bastantes? Como usar corretamente
Bastante ou bastantes? Como usar corretamente
Bastante ou bastantes? Escreva da forma correta, veja quando usar as palavras. Confira estas e outras dicas de português aqui!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBRePBCBuBpBLVMo440kcLOvJRtefqO6teI5xnIU9ERhXfZO7MzKPQ_M5V4gBMT1waZesUmBxIFoKvgdZ6rePu6cdKwvGr3tDJfD-QpbrUUnKgfeqCkQDN_UFEoU1h0UpDAfm2ios36v4/s1600/bastante-ou-bastantes.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBRePBCBuBpBLVMo440kcLOvJRtefqO6teI5xnIU9ERhXfZO7MzKPQ_M5V4gBMT1waZesUmBxIFoKvgdZ6rePu6cdKwvGr3tDJfD-QpbrUUnKgfeqCkQDN_UFEoU1h0UpDAfm2ios36v4/s72-c/bastante-ou-bastantes.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/bastante-ou-bastantes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/bastante-ou-bastantes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar