$hide=page

Cursos de Português Online

Lobo mau ou lobo mal: Escrever com L ou com U?

COMPARTILHE:

Você já se perguntou se o certo é: lobo mau ou lobo mal? Aprenda agora uma regrinha básica que irá, de maneira definitiva, descomplicar quando a dúvida for utilizar "mau" ou "mal".

Você já se perguntou se o correto é: lobo mau ou lobo mal?

Essa é uma dúvida comum que causa bastante confusão e divide opiniões. A língua portuguesa é cheia de regras específicas e palavras que se assemelham, isso a torna muita vezes mais difícil.

Mas não se preocupe! Nesse artigo vamos ensinar uma regra fácil e prática que irá, definitivamente, ajudar muito quando a dúvida for utilizar as palavras "mau" ou "mal".



Então, para saber se o correto é: lobo mau ou lobo mal, além de outras coisas referente ao assunto, continue a leitura.

Leia também:

Palavras homófonas:

Lobo mau ou lobo mal são palavras classificadas como homófonas. "Mau" e "mal" tem a mesma pronúncia, porém a grafia e o significado diferem.

Sendo assim, palavras homófonas são aquelas que são pronunciadas com sons idênticos, mas apresentam na grafia letras que as distinguem e lhe dão significados distintos.

Outros exemplos de palavras homófonas:
  • Sela e cela: enquanto "sela" se refere ao assento utilizado para cavalgar, "cela" se refere a um cômodo pequeno;
  • Cem e sem: "cem" refere-se a um numeral enquanto e "sem" refere-se a ausência ou falta;
  • Houve e ouve: houve é uma forma de conjugar o verbo haver enquanto ouve é uma forma de conjugar o verbo ouvir.
  • Senso e censo: "senso" é a capacidade de julgar, entender, já "censo" tem o sentido recenseamento, cadastramento, levantamento demográfico ou socioeconômico de uma população.
Veja também a diferença entre essas palavras: "laço e lasso".

Lobo mau ou lobo mal: Escrever com L ou com U?
Imagem: Freepik.com.

Percebe como isso pode complicar? São palavras que tem exatamente o mesmo som, mas se utilizadas de forma incorreta alteram o significado da frase podendo tornar a expressão sem sentido.

Mas e agora? Como saber o certo? É lobo mau ou lobo mal? Não se preocupe! Aprenda agora, de maneira definitiva, como utilizar "mau" e "mal".

Lobo mau ou lobo mal?

A forma correte é: lobo mau. Entenda a regrinha agora:

Sempre que você tiver dúvidas sobre o assunto basta lembrar que:
  • Mau é o antônimo de bom;
  • Mal é o antônimo de bem.
Basta substituir na frase o termo pelo antônimo e observar se faz ou não sentido, por exemplo, neste caso:

Lobo mau - substituindo pelo antônimo ficaria: lobo bom;
Lobo mal - substituindo pelo antônimo ficaria: lobo bem.

Percebeu como é fácil? Utilizar o termo "mal" neste caso faz com que a expressão perca o sentido: "lobo bem". Diferente de se utilizar "mau", neste caso, pois o antônimo mantém sentido: "lobo bom".

Exercícios sobre mau e mal

1) TJ-DFT (2017) Luzia está de ___ humor, pois está ___ de saúde. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. 

a) Mal / mal 
b) Mau / mal 
c) Mau / mau
d) Mal / mau. 

2) IF-MA (2016) Marque a alternativa cuja sentença está de acordo com as orientações ortográficas vigentes na Língua Portuguesa. 

a) Rafael não faz as coisas por MAL, nem é MAL aluno; é apenas um adolescente MAU-humorado.
b) O novo técnico não é um MAU treinador, mas, como o time tem jogado MAL as últimas partidas, isso tem deixado de MAU humor boa parte da torcida. 
c) O mundo atual vive um MAU momento em relação às catástrofes naturais: MAU um tufão devasta um lugar, outro MAL já começa a destruição de outra parte o planeta. 
d) O palestrante sentiu-se MAU durante a conferência. No hospital fizeram MAL diagnóstico do ocorrido. 
e) O aluno, apesar de seu MAL desempenho nas provas, conseguiu muito MAU a última colocação na olimpíada de língua portuguesa. 

3) (UFPR) Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau: 

Pedro e João, ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ____ para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; ____ seus dois irmãos deixaram os pais ____ sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.

a) mau – mal – mais – mas 
b) mal – mal – mais – mais 
c) mal – mau – mas – mais 
d) mal – mau – mas – mas e) mau – mau – mas – mais.

Gabarito

1) b
2) b
3) c

Acertou todas as questões? Se a resposta foi sim, parabéns! Caso tenha errado duas ou todas, não se preocupe, leia novamente e responda com atenção que irá acertar.

Ficou com dúvidas sobre como é o certo: lobo mau ou lobo mal? Deixe nos comentários.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. Muita enrolação e pouca explicação óbvia,
    Aplica-se aonde as palavras, só comentou sobre o bom e o bem, exemplo se a pessoa e boa e eu comentar que a "pessoa é do bem" ela não será boa? Aonde usar E O SIGUINIFICADOS DAS PALAVRAS (MAL ) E O (MAU) O QUE É, E QUAIS SÃO OS SIGUINIFICADOS

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Lobo mau ou lobo mal: Escrever com L ou com U?
Lobo mau ou lobo mal: Escrever com L ou com U?
Você já se perguntou se o certo é: lobo mau ou lobo mal? Aprenda agora uma regrinha básica que irá, de maneira definitiva, descomplicar quando a dúvida for utilizar "mau" ou "mal".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTz-V9dr_pWQbERUqHv2BaJMUPZqXpbyaPxLzO68Fpbp1ZT87w-2PNUKhD-txueRl2gMCIvESrogNtrRE085dgM8sYTiI166ESRQWcUtgsYdI_K293qCcEVvmZX4wAih030M5ex_9wCfE/s16000/lobo-mau-ou-lobo-mal-como-escrever-com-l-ou-com-u.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTz-V9dr_pWQbERUqHv2BaJMUPZqXpbyaPxLzO68Fpbp1ZT87w-2PNUKhD-txueRl2gMCIvESrogNtrRE085dgM8sYTiI166ESRQWcUtgsYdI_K293qCcEVvmZX4wAih030M5ex_9wCfE/s72-c/lobo-mau-ou-lobo-mal-como-escrever-com-l-ou-com-u.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/06/lobo-mau-ou-lobo-mal.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/06/lobo-mau-ou-lobo-mal.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar