Sentar ou Assentar: Aprenda aqui a diferenciar estas duas palavras

Sentar ou Assentar - Palavra é um termo, um vocábulo ou uma expressão. É o sentido verbal ou da escrita formada por um determinado grupo de fonemas com um significado, onde do latim - parábola.

A Palavra é um conjunto de sons que expressam ideias e muitas das vezes são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas acabam formando uma frase.

Por isso, na língua portuguesa em geral é muito comum, as palavras terem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Em todo o nosso estudo, muita das vezes acabamos confundido as palavras e tendo um bom conhecimento da pronúncia e da ortografia podem ajudar muito o nosso dia-a-dia.


Significado da palavra - Sentar:

A verbo sentar tem sua origem na palavra em latim (sedentare), sendo assim ser escrita sempre com “s” e não como muitas pessoas pensam com “c”. Uma observação bem rápida, é que todas as formas conjugadas do verbo “sentar” devem ser escritas com “s”. Veja os exemplos abaixo:




Verbo sentar - Conjugação do verbo no presente do Indicativo:

Eu sento-me
Tu sentas-te
Ele senta-se
Nós sentamo-nos
Vós sentai-vos
Eles sentam-se

Exemplos do verbo - sentar:

1 - Vamos sentar naquele balcão.
2 - A garota vai sentar neste chão?
3 - Tem certeza que para sentar, preciso limpar este chão?
4 - Fui sentar no banco da frente do ônibus.

Significado da palavra - Assentar:

Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo pronominal,verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e circunstancial, verbo transitivo direto e indireto e verbo transitivo indireto.

Tipo do verbo assentar: regular
Separação silábica: as-sen-tar

EX: Pedir desculpas é assentar o terreno para futuros insultos.

Conjugação do Verbo Assentar:

  • Tipo do Verbo: regular
  • Infinitivo: assentar
  • Gerúndio: assentando
  • Particípio Passado: assentado
Sentar ou Assentar

Diferenças entre as palavras SENTAR x ASSENTAR:

O verbo SENTAR, dá um sentido de ação que alguma pessoa irá realizar no momento, como por exemplo:

EX: João irá se sentar naquele banco da praça.

Já o verbo ASSENTAR têm o significado de: apoiar, firmar ou fixar.

Significados de Assentar:

  • Colocar sobre uma base.
  • Ajustar ou dispor convenientemente (peças de máquina, etc.)
  • Tomar nota por escrito.
  • Definir as condições de alguma coisa.
  • Determinar, resolver.
Na morfologia, esses sinônimos são muito comuns em determinadas palavras como nos verbos sentar e assentar. Nestas diferenças, existem muitas particularidades das palavras, como os significados, por exemplo. Por isso, leva-se em consideração a interpretação do texto em que o verbo se assemelha.

Em muitas provas de concursos, muitas pessoas acabam confundindo os verbos - sentar e assentar, pensando que são a mesma coisa. Tendo em vista, que os verbos dependem muito da interpretação do texto e como este verbo age no contexto, entender o significado da palavra, ajuda principalmente na realização das provas de concursos públicos.

Com o entendimento do significado das palavras e da ortografia, o entendimento dos verbos acabam ficando mais fácil, tanto para a leitura quanto para o entendimento ortográfico, nas provas e avaliações em geral.

Para compreender mais sobre a língua portuguesa, que tal assistir uma aula inteiramente gratuita e online? Não custa nada aprender mais um pouco, caso goste pode aprender todos os macetes para aprender rapidamente o português.

Acesse AGORA - Aula de Português  

Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

1 comentários:

  1. Esta exposição didática é um avanço no incentivo ao aprendizado do nosso idioma que anda tão abandonado e desrespeitado pelos governantes.

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.